Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Não tenho muitos conhecimentos na área de eletrônica, apenas algum conhecimento básico. Ví um video no youtube em que se pode gerar energia, até uns 400v: https://www.youtube.com/watch?v=2-fAvdH9BRU&list=WL&index=150, utilizando o motor de um microondas, que de acordo com o cara do vídeo gera em corrente alternada. O motor de microondas trabalha normalmente em 110v, e quando ele é utilizado como gerador, dependendo da rotação que você aplica à ele, ele poderia gerar 110v, 220v, o cara do vídeo conseguiu gerar até uns 400v girando ele mais rapidamente. Porém se a rotação variar, a corrente gerada também varia. Apenas por curiosidade, teria algum modo de limitar a tensão em 110v mesmo que eu gire o motor muito rápido? Não sei se daria para usar um resistor mesmo porque ele apenas "reduziria" a corrente e se eu girar mais rápido, ainda sim poderia-se ultrapassar os 110v. Eu sei que provavelmente não seria muito viável utilizar isto, só gostaria de fazer uma experiência e ligar um aparelho qualquer que utiliza 110v nesse motor. Já testei algo "parecido" com um motor de carrinho de controle remoto, mas que trabalhava com uns 4v e em corrente contínua, liguei uma lampadazinha nele e girei, girando ele devagar, a lampada acendia bem fraca e girando muito rapidamente, a lampada brilhou muito forte e queimou. Gostaria de saber além da possibilidade de limitar a corrente em 110v, o que aconteceria se eu ligasse um aparelho nesta corrente gerada pelo motor mas ela fosse bem mais baixa do que o aparelho foi projetado para usar (exemplo: ligo um aparelho de 110v mas o motor está gerando 32v).

Postado

Isso não gera nem 4 watts. 

Para gerar uma corrente de 110 amperes seria necessário um grupo gerador destes aqui:

GRUPO-GRADOR-550-KVA-SILENCIADO-QTA-800x

Este motorzinho aí não gera nem 0,031 amperes em 127V. 

Quase nem carrega um celular. 

Não liga nem lampada, pois a menor lâmpada consome uns 9 watts.

Tente limitar com componente varistor. Use um modelo D14 - 175v. ou o de menor tensão que servir melhor. 

Postado
34 minutos atrás, albert_emule disse:

Isso não gera nem 4 watts. 

Para gerar uma corrente de 110 amperes seria necessário um grupo gerador destes aqui:

GRUPO-GRADOR-550-KVA-SILENCIADO-QTA-800x

Este motorzinho aí não gera nem 0,031 amperes em 127V. 

Quase nem carrega um celular. 

Não liga nem lampada, pois a menor lâmpada consome uns 9 watts.

Tente limitar com componente varistor. Use um modelo D14 - 175v. ou o de menor tensão que servir melhor. 

Mas colocando mais de um motor ligado em paralelo não me permitiria mais amperes ? E fazendo isso seria possível ligar algo como um carregador de celular ou um roteador velho (tenho um aqui parado que poderia ser cobaia)

Postado

Para funcionar bem, teria que por as frequências sincronizadas e em fase, pois se trata de corrente alternada. 

Vai ser complicado colocar dois motores testes para gerar tensões em fase. 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, albert_emule disse:

Para funcionar bem, teria que por as frequências sincronizadas e em fase, pois se trata de corrente alternada. 

Vai ser complicado colocar dois motores testes para gerar tensões em fase. 

Muito obrigado! (só uma pergunta a mais: como marcar como resolvido ?)

• Membro VIP
Postado

Os próprios comentários do vídeo tem a informação de que o motor possui redutor e que não foi projetado para ser girado pelo seu eixo de baixa RPM, tanto que parece que ele quebrou durante a gravação do vídeo.

11 horas atrás, Edu_1999 disse:

Muito obrigado! (só uma pergunta a mais: como marcar como resolvido ?)

Feito!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!