Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux não esta funcionando


VenaCava

Posts recomendados

Olá.

 

Estou com um problema em uma maquina, não consigo instalar o linux nela.

A placa mãe é uma Asrock N68-gs4 FX 

4 gb de memoria

Amd 6300 FX

 

Antes de mais nada, fiz dualboot e o windows funciona perfeitamente.

 

O que acontece:

 

Não consegui instalar o linux em modo grafico, quando terminei instalar ele, assim que fizer o login o pc trava ou reinicia

Se eu entrar em modo de linha de comando da 2 min o pc reinicia.

Procurei em todo lugar e o que achei foi para configurar o xorg, porém é impossivel acessar.

Já desliguei o ACPI na bios (recomendação de alguns foruns ) e nada

Mudei a dist do linux e também persiste o problema.

 

A conclusão que tive foi porque tem o drive de video da nvidia e a tela "buga" ou reinicia.

 

Não tenho mais ideia de como arrumar este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Opensuse é meio chato no pós instalação....

duas formas de instalar o Driver da Nvidia:

- terias que conseguir entrar no modo gráfico ( e adicionar o repositório da Nvidia) através do Yast:

ftp://download.nvidia.com/opensuse/42.1/

ir na opção de instalar/remover pacotes, pesquisar por nvidia e instalar o Driver

- fazer o download do Driver para linux no site da Nvidia.,

pressionar Ctrl +Alt + F1 ( sair do modo gráfico)

- no terminal logar como root

- executar o comando:

   chmod a+x "nome do arquivo baixado" - chmod a+x Nividia****.run "enter"

- instalar:

   ./Nvidia****.run

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs. O linux utiliza o Nouveau que é o Driver Opensource para Linux referente à Nvidia.

 

Comparado ao Driver Proprietário o Nouveau tem muitas limitações., veja:

 

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia-gtx750-nouveau&num=1

 

- No caso do Manjaro., habilite o repositório Aur., é só ir em Menu->Sistema-> adicionar/remover Programas., na tela que se abrir clicar no canto direito superior-> preferências informar a senha "enter"

 

Em preferências irá efetuar configurações incluindo habilitar o Aur ( entre as caixinhas apresentadas deixe marcado as duas primeiras)

 

* retorne à primeira tela.... pesquise por Nvidia e verifique se o mesmo está instalado.... - se não estiver instale.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os pacotes do AUR devem ser compilados, então toda vez que houver uma atualização do driver ou do Kernel ele vai ter que compilar os dois, ai fica ruim usar o AUR pra isso.

 

Mas se usar os repositórios normais, não vai precisar recompilar, pois os desenvolvedores já compilam pra funcionar Kernel + Driver, ai se um deles atualizar basta baixar e instalar o pacote.

 

O único programa do AUR que uso no Arch Linux é o Firejail pois esse ainda não tá nos repositórios oficiais. Mas ele é pequeno, uns 200 KB, ai quando atualiza leva só 1 min pra compilar e atualizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o nvidia é instalado pelo pacote próprio, via pacman

 

depois de instalar, tem de instalar o xorg-server e o xorg-xinit. daí tu dá um "nvidia-xconfig" e ele cria um xorg para vocë

 

move o criado para "/etc/X11/xorg.conf.d/ com o comando mv

 

daí tu tentas rodar o ambiente grafico com o systemctl. Se rodar, daí tu da um "systemctl enable" e o chamador grafico, que pode ser o gdm, kdm, sddm, lxdm

 

mas tem de instalar/configurar o xorg antes.. que é bem simples...

 

não requer desabilitar o acpi, no máximo, dar um "rdblacklist=radeon" e "nomodeset" para ver o log no boot

@AmarildoJr  os que uso são o systester, hplip-plugin, openoffice (que corrijo o md5sum e instalo o "fresh") kerneis às pencas... catalyst-total no notebook...

 

é.. o AUR é meui companheiro

ah.... sim... o flash do opera, que também é via AUR

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest É, se os pacotes não estão nos repositórios principais, a única saída é o AUR mesmo :P Eu até fiquei bravo com os devs do Arch por tirarem o Catalyst, mas depois de testar o Radeon eu vi que ele é muito melhor em certas coisas, e é completamente Free e funciona 100% com o Kernel linux-grsecurity (o Catalyst não funciona pois ele não consegue criar os módulos por causa de um BufferOverflow real que ocorre, e o grsecurity impede).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O catalyst foi tirado por causa da própria amd...

 

Citação

Catalyst packages are no longer offered in the official repositories. In the past, Catalyst has been dropped from official Arch support because of dissatisfaction with the quality and speed of development. After a brief return they were dropped again in April 2013 and they have not returned since.

 

Mas isso é assunto a outro tópico. E se não fosse pelo Vi0l0, sinceramente, não teria AMD de um jeito fácil no arch... enfim

 

 

@esdrasrads eu tenho usado o yaourt para alguns pacotes, via AUR, e tem me agradado. Outro fork bom é o octopy, mas eu apanhei dele para fazer rodar. No manjaro o octopy já vem instalado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei que a AMD é uma droga quando se trata de drivers proprietários ehehehe. Só achei que eles podiam continuar a suportar, afinal o Vi0l0 consegue fazer isso. As vezes é preciso segurar o Kernel por uns dias até que um patch saia (pois a AMD tem o costume de não suportar os últimos Kernels), mas os próprios devs do Arch já fazem isso, ultimamente eles tão demorando pra empurrar o ultimo dos últimos Kernel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arch não manjo muito (quase nd) tive que ler um tutorial para instalar o drive no manjaro nunca tinha usado essa distro.

Tanto que até coloquei em um pc em casa p/ testar a fundo.

 

Bom eu acabei olhando outros lugares e o pessoal também comentou do kernel, que por isso o pc reinicia ou freeza a tela assim que aparece p/ fazer o login.  "Imagino" se pegar qualquer distro sem ser atualizada deva funcionar (ou não).

 

Eu tentei no sábado instalar novamente o mint seguindo essa ajuda:

http://community.linuxmint.com/tutorial/view/842

 

Ai consegui instalar...

( o manjaro não precisou disso)

 

Outra coisa:

 

Kde/cinnamon é impossivel instalar

 

O kde nem chegou na tela de login

cinnamon sempre dava erro assim que instalava o drive....o pc não respondia em nd.

consegui instalando o mate. Atualizei o drive no terminal ai funcionou.

 

Eu tentei o mint novamente porque é a distro que estou acostumado...

Manjaro começou a reiniciar o pc depois de uns 20-30 min de uso, assim como o mint na versão mate.

 

Então....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KDE é ótimo. Ele estava cheio de bugs pois há a transição de KDE4 pra KDE5. Mas agora se você instalar numa distro mais madura (Fedora, Arch, Manjaro, openSUSE 42.1, Debian Sid, etc) provavelmente nem vai ver bugs.

 

Cinnamon não uso há um tempo, mas era ótimo também.

 

MATE é 10, XFCE também. LXDE também. Aliás, dizem que o melhor Ubuntu pra se usar é o Lubuntu e Xubuntu, dizem que nunca falham e funcionam até melhor que o Ubuntu padrão.

 

O Mint 17.3 tá bugado, melhor ficar no 17.2 e esperar uns dias ou umas semanas. Ai depois basta fazer o upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora usei o comando upgrade e no meio apareceu essa msg e reiniciou o sistema.

 

[    91.040917] Uhhuh. MNI received for unknown reason 3d on cpu 5.

[    91.040997] Do you have a strange power saving mode enabled?

[    91.041061] Dazed and confused, but trying to continue.

 

depois apertei ctrl+alt+del

 

system is going down for reboot now!

 

[   359.885458] BUG: soft lockup - cpu#1 stuck for 23s! [in imuxsock:]

[   359.925420] BUG: soft lockup - cpu#1 stuck for 23s! [Xorg:1486]

 

Alguém entende o que pode estar ocorrendo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...