Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho uma dúvida e gostaria quem alguém com conhecimento na área me esclarecesse.

Estou pensando em montar um sistema de energia solar em minha casa e estou com dúvida se é melhor usar um inversor ou ligar as lampadas diretamente em 12 volts.

Imaginem que eu pego uma BATERIA de 12volts e uso um INVERSOR para transformá-la em 127volts.

Neste inversor vou ligar uma LAMPADA de Led de 127volts, mas na verdade ela só precisa de 12volts para iluminar, logo dentro dela existe um inversor de 127 para 12

Se eu ligar a bateria diretamente em uma lampada de led da mesma potencia, mas de 12 volts, o consumo seria menor? ou não faz diferença?

Grato.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, lgdelai disse:

Imaginem que eu pego uma BATERIA de 12volts e uso um INVERSOR para transformá-la em 127volts.

Neste inversor vou ligar uma LAMPADA de Led de 127volts, mas na verdade ela só precisa de 12volts para iluminar, logo dentro dela existe um inversor de 127 para 12

Se eu ligar a bateria diretamente em uma lampada de led da mesma potencia, mas de 12 volts, o consumo seria menor? ou não faz diferença?

Desculpe... não tá fazendo sentido a sua dissertação.

Senão bastaria eliminar o texto em vermelho.

Postado
3 minutos atrás, _xyko_ disse:

Desculpe... não tá fazendo sentido a sua dissertação.

Senão bastaria eliminar o texto em vermelho.

O que estou dizendo no texto é que dentro de uma lampada de led de 127volts, existe um inversor para poder ligala na corrente eletrica, pois os leds funcionam em 12volts.

Logo, não faz sentido pegar uma bateria de 12volts, transformar em 127 para ligar a uma lampada de 127 que vai transformar em 12 novamente, compreendeu?

Então a minha dúvida é se eliminando os transformadores e ligando uma lampada de 12volts diretamente na bateria  a autonomia irá ser muito melhorada ou não.

• Membro VIP
Postado

Sua observação elétrica faz todo sentido amigo @lgdelai  Pois há perdas em calor nas transformações. A autonomia deve ser melhorada sim. O que você deve fazer é uma rede 12V a parte da ac (óbvio). Há até mesmo quem aproveitaria (eu kk) o fio neutro para ligar o (-) da bateria. você pode até mesmo deixar alguma tomada (diferente e identificada, claro) 12V pra ligar algum gadget

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, lgdelai disse:

O que estou dizendo no texto é que dentro de uma lampada de led de 127volts, existe um inversor para poder ligala na corrente eletrica, pois os leds funcionam em 12volts.

Logo, não faz sentido pegar uma bateria de 12volts, transformar em 127 para ligar a uma lampada de 127 que vai transformar em 12 novamente, compreendeu?

Então a minha dúvida é se eliminando os transformadores e ligando uma lampada de 12volts diretamente na bateria  a autonomia irá ser muito melhorada ou não.

Se a lâmpada é de 127V e os LEDs são de 12V, logo eles deve estar em série pra funcionar em 127V.

Postado

Não há inversor nos led's e sim uma fonte que converte AC em CC diminuindo a tensão. Em geral um trafo com ponte de diodos zener.. Sem transformadores, diminui o consumo, mas não saberia mensurar o quanto. A autonomia tende a melhorar, pois não haverá perdas na transformação. Outra melhora é que, ao cair a tensão da bateria, não terá aumento significativo de corrente, o que aconteceria em 127V (também aqueceria muito). Se é só iluminação, não faz sentido um circuito de 12V transformar em 127V para transformar novamente em 12V. A questão será ter tensão constante ou carregamento constante da bateria.

• 4 meses depois...
Postado

Esta duvida eu também tenho. Aqui ainda não foi considerado que uma rede de 12 V por exemplo para iluminação, tem perdas por efeito Joule muito maiores, obrigando o uso de fios com bitolas maiores. Para mim a duvida continua : melhor usar inversor ou rede de 12 V. 

• 2 semanas depois...
Postado

As lâmpadas de LED que se encontram por aí usam vários leds de 3V associados em série/paralelo formando um circuito de 70V que é alimentado com uma pequena fonte de 127/70V ou 220/70V dependendo do tipo de lâmpada.

Se for pra usar uma lâmpada LED convencional, não seria possível ligá-la em 12V apenas retirando a fonte. Neste caso teria que refazer toda a associação dos leds desmontando a lâmpada e remontando.

Com lâmpadas de led convencionais eu recomendo um inversor.

Sem inversor somente se tiver uma lâmpada especial pra 12V e caso isso seja possível terá um rendimento muito melhor com certeza.

Postado

Então se já tem e for de fácil obtenção melhor ainda.

Mesmo em 12V uma lâmpada de LED de 12W (mais do que suficiente para iluminar um cômodo) irá consumir 1 ampère.

Então você não precisa se preocupar com fios grossos, já que o fio padrão de 1,5mm² suporta até 15 ampères.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...