Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, eu já entrei com esse assunto em outros tópicos mas agora a coisa mudou um pouco.

Eu consegui ótimos resultados com o uso do MOC 3063 mais triac, tanto é que a placa que eu fiz já está sendo usada na maquina da empresa onde trabalho a mais de um ano sem muitos problemas.

Mas agora eu tenho uma dúvida, estou querendo fazer uma placa que controle o sentido de rotação de um motor monofásico e trifásico, no entanto se eu usar triac estou preocupado de dois dele entrar em curto e faltar fase no motor, podendo danifica-lo.

Mas se eu usar contator ae então dá pra usar um rele termico ou um detector de falta de fase, no entanto vai produzir muito ruido (EMI) que pode resetar o PIC, então o que eu devo fazer?

• Membro VIP
Postado

muitas coisas que agora to com preguiça de descrever. Algumas...

-blindagens

-filtros: no Vac, no Vcc, nas entradas analógicas, digitais, no sw (ignorar pequenos períodos das teclas p.ex.)

-converter entradas pra saída (p.ex. no pic TRIS=0x00, no avr DDRB=0xff) no momento de acionar alguma coisa e depois voltar a ser entrada de novo (técnica pessoal)

-lay out otimizado evitando aproximações AT BT e correntes parasitas

-etc... é o que resolve

Em suma... calos, suor, lágrimas, técnica, arte e magia trabalhando em harmonia

Postado

Obrigado pela resposta Isadora, mas tem outro problema, quero usar display LCD.

Percebi em outro projeto que se eu fixa-lo no painel de metal ele fica mas suscetível a ruídos, e se aterrar a carcaça fica pior ainda.

Vi em algum lugar que colocar um snubber no enable ajudaria, até tentei colocar um capacitor de 22pF uma vez mas ae o display ficava louco, o que você recomenda. 

• Membro VIP
Postado

você pode não acreditar mas é sério já passei exatamente por isso. A solução foi aumentar o buraco do display e colocar um envoltório isolante e ´desaproximador' de uns 10mm. Tipo uma grande bucha isolante. Seria pra distanciar o display do metal. Também o cabo que conecta com o display foi brindado. Mas antes disso, tente uma outra solução no sw. Converse com display não lendo o sinal busy pois neste momento os pinos do mc se tornam entrada e sujeitos a 'entrada' de ruídos. Use um delay. Também que seu programa não escreva no display quando for acionar algo. Force TODAS as entradas a serem saídas TRISx=0x00. Filtros RC em todas as entradas e saídas

Postado

Boa noite, fiz uns testes com um contator ligando um transformador e com o display fixado no painel metálico acontece muita interferência fazendo aparecer caracteres errados no display, mas colocando um snubber em paralelo com o transformador melhora muito e fazendo o que você falou Isadora, afastando o display do painel melhora mais ainda.

Mas e se eu quiser ligar um motor trifásico pelo contator, tenho que usar 3 snubbers?

E quanto ao uso de acopladores óticos nas entradas sem negativo independente do PIC, ajuda? 

• Membro VIP
Postado

Teoricamente sim amigo.

Também sim. Bem lembrado. Tanto nas entradas como saídas. Algo como:

placa de controle <--> acopladores <--> placa de potência

E de novo: torne tudo saída, mande acionar o contator, espere alguns ms, volte a ser entrada. (de fato nunca fiz isso. É que quero ver se o conceito teórico deu prático kk)

Postado

Isso de mudar para saída,acionar depois entrada é uma ótima ideia.

Em outro programa que eu fiz tinha que usar interrupção para fazer a varredura dos displays 7 segmentos, e o que eu fiz, dentro dessa interrupção eu passava todo o port para entrada, lia ele e passava para uma variável int depois para saida novamente, então eu lia os bits para saber qual botão foi acionado, deu tudo certo sem problemas de interferência, mas ae houve a necessidade de colocar um controlador de temperatura para atuar sobre um contator para ligar a resistência, e ai de vez em quando o contator ligava acionava o botão de inicio, como se ele tivesse sido pressionado.

Depois esse projeto ficou parado, agora estou querendo fazer uma placa já com controlador de temperatura e toda a lógica da máquina.

Mas ae entra outra dificuldade, o controle tem que ser PID, andei estudando o algoritmo dele mas é que tem que ajustar, alguma dica? 

• Membro VIP
Postado

acho que um capacitorzinho nas entradas da tecla ja´ deveria dar um bom resultado.  Some-se isso à tecnica de deixar as entradas de tecla=saída, mandar ligar o contator e voltar a ser entrada... Mas isso acho que já entendeu...

PID é 1/2 xatinho. Não precisei (ainda) projetar nada com ele e portanto só dei uma lida rápida nos seus conceitos há alguns anos. Tem até um lance hipermegaultra legal que é o tal de autotuning. É um processo que força o PID a se enquadrar na realidade do sistema (no caso de aquecimento). Mas também só li por cima. Então vou deixar você e o google sozinhos, ok?

Se achar que deve, publique seus sucessos consecutivos. Pode não ser totalmente inútil pra algum incauto navegante do futuro...

Sucessos!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!