Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de informações sobre a possibilidade de se controlar a corrente de um alternador, mas sem a adição de circuitos externos e sim manipulando o que já existe...o problema maior é que não encontro nenhum esquema, principalmente do que será disponível (alternador BOSH 9 120 080 118 - 14V 23 / 65A  e regulador BOSH 9190087027 EE14V3).
Não sei se mesmo com um esquema, seria fácil acessar o(s) ponto ideal, pois muitas montagens ficam enclausuradas com resina (não sei se é o caso).

Poderiam colocar alguma luz no assunto?

Valeu!

Postado
8 minutos atrás, bange disse:

Pessoal, preciso de informações sobre a possibilidade de se controlar a corrente de um alternador, mas sem a adição de circuitos externos e sim manipulando o que já existe...o problema maior é que não encontro nenhum esquema, principalmente do que será disponível (alternador BOSH 9 120 080 118 - 14V 23 / 65A  e regulador BOSH 9190087027 EE14V3).
Não sei se mesmo com um esquema, seria fácil acessar o(s) ponto ideal, pois muitas montagens ficam enclausuradas com resina (não sei se é o caso).

Poderiam colocar alguma luz no assunto?

Valeu!

elet.h3.jpg

Veja aí no esquema uma bobina descrita como "Campo, rotor).

Se você regular nela uma corrente de 0 até 3A, na saída do alternador você estará regulando de 0 até 65A na mesma proporção da variação. 

Pode usar transistor bipolar. Algum tip35C ou algo assim. 

• Curtir 1
Postado

Bom, certamente este não é o esquema do meu futuro conjunto, mas creio que seja até fácil de acessar os fios das escovas...o ideal seria acessar o R2, pois creio ser ele "o cara".

Postado

No seu o circuito eletrônico é diferente. 

Talvez nem consiga ajustar o circuito eletrônico. Hoje em dia tudo é microprocessado.

Mas teria que fazer um circuito linear com transistores, como este do esquema. 

Postado

Sei não, ainda não estou com ele em mãos, mas exteriormente ele parece ser bem simples...o da foto é um da Gauss equivalente...existem uns mais modernos com conexão para a ECU monitorar e/ou controlar.

Minha ideia inicial é ter acesso ao circuito e no máximo com uma ponte de resistores ou potenciômetro fazer o ajuste, mas se não der, o jeito é montar mesmo.

Você teria os valores dos componentes de seu circuito?

regulador gauss.jpg

Postado

Peregrinei por algumas auto elétricas buscando um regulador semelhante e pifado, mas só encontrei mais modernos e uma grande parte com um único componente encapsulado tipo TO-66, ou seja, sem chances de acesso ao circuito.

Ainda espero encontrar, mas percebo que as chances são poucas...

O negócio é fazer mesmo...esses SW que vocês usam para projetos...existe um que seja trial e que eu possa me entender com ele? Considerem que sou téc em eletrônica, porém enferrujado a mais de 40 anos...sou da época do fim da válvula...rs!

Grato.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, bange disse:

Peregrinei por algumas auto elétricas buscando um regulador semelhante e pifado, mas só encontrei mais modernos e uma grande parte com um único componente encapsulado tipo TO-66, ou seja, sem chances de acesso ao circuito.

Ainda espero encontrar, mas percebo que as chances são poucas...

O negócio é fazer mesmo...esses SW que vocês usam para projetos...existe um que seja trial e que eu possa me entender com ele? Considerem que sou téc em eletrônica, porém enferrujado a mais de 40 anos...sou da época do fim da válvula...rs!

Grato.

Sugiro que primeiramente tente desconectar as escovas do circuito eletrônico. 

Deixe-as presas na peça do jeito original, mas sem contato eletrônico com o regulador. 

Daí você conecta dois cabos, de forma que possa alimentar externamente. 

Quando fizer este procedimento, volte aqui para podermos projetar um regulador apropriado. 

Postado

Aí é que tá...eu não tenho em mãos nem o regulador e nem o alternador...na realidade eu estou tentando ajudar um amigo que está no interior de MT, e sem acesso fácil a muita coisa que aqui temos logo ali na esquina...

Só lembrando que o alternador não está montado em nenhum veículo...

Vou ter que orientá-lo pra isso, mas o que você. está querendo é isolar a conexão das escovas com o regulador, e alimentar onde e com que valor?...tenho que ver se ele tem as condições para o teste...

Postado
3 horas atrás, bange disse:

o que você. está querendo é isolar a conexão das escovas com o regulador, e alimentar onde e com que valor?...tenho que ver se ele tem as condições para o teste...

Alimentar a bobina do induzido. Com 12V esta bobina consome 3 amperes.

Com estes 3 amperes, o alternador gera a corrente máxima de saída. 

Com Zero amperes nesta bobina, o alternador dá Zero A na saída.

Com 1,5 amperes nesta bobina, digamos que dê metade da corrente máxima na saída.

Daí pode-se regular a corrente de saída de zero amperes aí o máximo do alternador.

Coloque o video a seguir em 3 minutos e 50 segundos:

Tem uma boa explicação neste trecho do vídeo

Você controla a corrente de saída, controlando a corrente do eletro-imã interno. 

Este que o cara está mostrando, o regulador é externo. Não tem aquela caixinha interna. 

Postado

Essa parte eu entendo...controlar a tensão/corrente, digamos no primário, controlará a tensão de saída...como controlar o primário (no rotor), é a questão...creio então que você. esteja querendo saber a resistência da bobina do rotor para o cálculo da corrente máxima...é isso?

Postado

Uma outra forma de se controlar a corrente, mas com imã permanente, seria deslocar o conjunto de imãs ao longo do eixo...mas ficaria extremamente difícil e caro pra ele, pois dependeria muito de torneiro...é outra história...

Postado

Creio que estejamos saindo de sintonia...

você explicou, e eu entendi desde seu 1º post, que a forma de controlar a saída, é controlando a corrente/tensão na bobina do rotor...

Como controlar essa corrente, com um regulador externo, é que está sendo o problema, pois a ideia inicial era controlar com o próprio...o que parece ser difícil ou quase impossível pelas formas que a indústria disponibiliza...a saída então é projetar um tão simples como o de seu esquema exemplo...só que não tenho os dados dos componentes e estou muito enferrujado na eletrônica para um projeto adequado...

Postado
3 horas atrás, bange disse:

Creio que estejamos saindo de sintonia...

você explicou, e eu entendi desde seu 1º post, que a forma de controlar a saída, é controlando a corrente/tensão na bobina do rotor...

Como controlar essa corrente, com um regulador externo, é que está sendo o problema, pois a ideia inicial era controlar com o próprio...o que parece ser difícil ou quase impossível pelas formas que a indústria disponibiliza...a saída então é projetar um tão simples como o de seu esquema exemplo...só que não tenho os dados dos componentes e estou muito enferrujado na eletrônica para um projeto adequado...

R5 e R3 formam um divisor de tensão que pega a tensão da saída +B do alternador e divide esta tensão num valor menor.

R2 forma um ajuste fino do divisor de tensão. Até aqui, nada diferente das válvulas.

O símbolo de garfo lá em baixo do divisor é o negativo de tudo.

Até aqui já entendemos que tem um divisor de tensão, que se variar em R2, você varia a tensão que chega em Z2.

O que é Z2:

Este componente imita as válvulas reguladoras de tensão. Só que opera em baixa tensão. 

Não sabemos o valor exato, mas é mais provável que seja de 6V, devido a lógica do circuito. 

Isso significa que quando a tensão chega em 6V, o zener então passa a conduzir a corrente para a base do transistor TR2.

C1 é apenas um filtro de ruídos. Poderia se de 100nF por exemplo.

TR1 está com sua base polarizada diretamente no +B da bateria através de R1 e D1.

Veja que a tensão do +B da bateria que vem através de R1, vai diretamente para TR2 e em seguida vai para TR1 por intermédio do diodo D1.

Isso tem um propósito: É que todo diodo dá uma queda de uns 0,7V.

Estando TR2 ligado diretamente no resistor, TR2 tem mais chances de zerar a tensão e corrente da base de TR1 quando necessário, fazendo cortar.

Recapitulando: 

Quando a tensão na saída do divisor atinge 6V, o Z2 conduz a corrente até a base de TR2, que por sua vez aterra a tensão que está chegando através de R1, fazendo o TR1 cortar, deixar de conduzir. 

D3 é um diodo ante-paralelo, Serve para que tensões reversas da bobina do alternador queime o circuito. 

Em teoria TR1 está sempre mandando a corrente máxima do induzido (Eletro-imã), pois TR1 está diretamente polarizado no +B da bateria através de D1 e de R1. 

Porém quando você põe o alternador para girar, rapidamente a tensão na saída do alternador sobe e faz a saída daquele divisor de tensão atingir os 6V. Neste momento que atinge 6V, o zener Z2 começa a conduzir, fazendo TR2 cortar a polarização de TR1. 

A tensão na bateria então se equilibra nos 13.8V ou 14V baseada na referência de tensão do diodo Z2. Lembra que eu disse que Z2 era semelhante as válvulas reguladoras de tensão? Está aí rsrsrs.

Como eu disse anteriormente:

Em teoria TR1 está sempre mandando a corrente máxima do induzido (Eletro-imã), pois TR1 está diretamente polarizado no +B da bateria através de D1 e de R1. 

Para aumentar ou reduzir a capacidade de corrente, basta colocar um potenciômetro no lugar de R1, pois aí você altera a polarização de TR1, fazendo este transistor mandar mais corrente ou menos corrente pro induzido do alternador. 

TR1 pode ser um TIP35

2515321000_1368032704.jpg

TR2 pode ser um TIP140:

transistor-bd140.jpg

Postado

Hummm...ok, então a coisa começa com TR1 saturado...mas como controlar a corrente inicial, já que, dependendo da saturação ninguém estaria limitando a corrente por TR1 e não se sabe o momento em que o alternador inicia o giro, ficando o mesmo sujeito a uma alta corrente por um tempo indeterminado? R4? No coletor de TR1, praticamente é a bateria, pois o valor ohmico do rotor deve ser baixíssimo...

Postado
7 minutos atrás, bange disse:

Hummm...ok, então a coisa começa com TR1 saturado...mas como controlar a corrente inicial, já que, dependendo da saturação ninguém estaria limitando a corrente por TR1 e não se sabe o momento em que o alternador inicia o giro, ficando o mesmo sujeito a uma alta corrente por um tempo indeterminado? R4? No coletor de TR1, praticamente é a bateria, pois o valor ohmico do rotor deve ser baixíssimo...

Como já disse, é R1 que controla a corrente máxima. Pode pôr um potenciômetro. Ou um arrancho com transistor e potenciômetro, se forma que mude manualmente a polarização. 

Digamos que você coloque 10K em R1. A corrente de saída do alternador será bem baixa. 

Mas digamos que você coloque 390R em R1. Neste caso a corrente será bem alta. 

Tudo depende do valor de R1.

Postado

Bom, então em nem precisaria do TR2 e seus periféricos de base, pois o que mais importa é controlar a corrente no rotor...

Outra coisa...em alguns lugares vi que a partir de um determinado giro o alternador passa a gerar tensão (sem a bateria)...só que por esta análise, não vejo como!?!? Seria para um alternador diferente?

Postado

Pode acontecer de ter magnetismo residual. Daí com um certo giro de alta velocidade, poderia induzir a mínima corrente na bobina. Daí entra em efeito dominó:

Uma pequena corrente induz mais tensão que gera mais corrente ainda, até atingir o máximo. 

Acontece com motores de indução trifásicos, quando são usados como gerador:

O magnetismo residual gera o mínimo de tensão: Porém é o suficiente para ressonar nos capacitores e acaba entrando em efeito dominó e o motor de indução acaba gerando 127V ou 220V AC:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...