Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe a 123º? Lenovo H520g


Mateus Leal

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Se você esta disposto a me ajudar, senta (provavelmente você já esta) que já vem história...

Meu pc é um modelo da Lenovo (H520g). Tempo de uso de mais de 2 anos e até então não tive grandes problemas com ele, exceto uma vez que foi feita a troca da placa-mãe (mas fui muito bem atendido pela assistência).

 

Recentemente comecei a fazer alguns upgrades no hardware: Coloquei um ssd, mudei minha gtx 550ti (que eu já tinha colocado a cerca de 1 ano) por uma 770ti e coloquei uma fonte melhor (Corsair vs650).

 

Acontece que essa semana o computador simplesmente começou a desligar, ele perde o sinal de vídeo e logo em seguida desliga. Acreditei que pudesse ser o aquecimento, mas fui medindo a temperatura de acordo com o uso do pc e no momento que ele desliga a temperatura do processador esta entre 60, 65 (as vezes nem isso), placa de vídeo também na faixa disso e placa-mãe na faixa dos 40 graus.

 

Abri a cpu e deixei ela deitada, com um ventilador bem próximo e medindo a temperatura, tudo ok...até que no momento que eu resolvo colocar ela em posição vertical o cooler começa a se desacelerar e começa a dar um cheiro de queimado (que não da pra perceber exatamente se é do cooler, processador, memórias ou placa-mãe). Fiquei intrigado sem entender o que pudesse ser ao certo, deitei o pc novamente e liguei, ligou, mas ao posicionar ele na vertical aconteceu a mesma coisa, cheiro de queimado e desligou. Após isso ele não ligou mais, deu algum sinal de inicialização da fonte e do cooler mas logo para. Então fiz alguns testes:
-Retirei a fonte e coloquei uma evga 430.
-Mudei o processador para outro i5 que tenho aqui.
Tentei ligar e nada, somente algum sinal de vida e logo desliga.
 

Dei um tempo, coloquei um stray limpa contato na placa e voltei após uns 20, 30min. Coloquei minha fonte e meu processador novamente e retirei um dos pentes de memória, liguei o pc e ele ligou normalmente. Mas a temperatura da placa-mãe a incríveis 123º (NUNCA muda, fica sempre a 123º), me assustei e desliguei logo em seguida. Até então pensei que pudesse ser problema na memória, mas aí faço o teste com os 2 pentes novamente e ele também liga. Testei também retirar a placa de vídeo, com ela ou sem ela, o pc liga normalmente e a temperatura da placa-mãe nunca muda. O estranho é que a cpu não esta quente e nenhuma outra peça esta superaquecida.

 

Estou querendo trocar minha placa-mãe, mas primeiro gostaria de ter certeza que realmente o problema esta nela. Estou usando o pc normal (inclusive na posição vertical), mesmo acusando essa temperatura anormal, acredito que possa ser o sensor que esta com defeito.

 

Alguém faz ideia do que pode estar acontecendo?

temp.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Leal Veja a temperatura mostrada na BIOS! Só pelo fato de deitar ou deixar em pé o gabinete não é razão para trocar a placa-mãe! você pode estar com problema de mau contato em algum componente e, considerando que o sistema está desligando, pode estar relacionado ao processador com um cooler mal encaixado! Se você acessar a bios e, já mostrar de cara 123º e, aproximando a mão do dissipador do proc ele não estiver muito quente então o sensor de temperatura da sua placa-mãe tá louco! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DisturbedMind disse:

@Mateus Leal Veja a temperatura mostrada na BIOS! Só pelo fato de deitar ou deixar em pé o gabinete não é razão para trocar a placa-mãe! você pode estar com problema de mau contato em algum componente e, considerando que o sistema está desligando, pode estar relacionado ao processador com um cooler mal encaixado! Se você acessar a bios e, já mostrar de cara 123º e, aproximando a mão do dissipador do proc ele não estiver muito quente então o sensor de temperatura da sua placa-mãe tá louco! 

 

Obrigado pela atenção.

Então, a minha bios não mostra a temperatura. Da pra acreditar?

Acredito que o meu cooler poderia estar com mal contato sim, agora tenho certeza que esta ultima vez ele esta bem encaixado, ele é de parafuso e estão todos bem apertados.

Vou verificar assim que chegar em casa se noto a placa super aquecida, mas acredito que ela esta normal.
Agora o que explica ela ter exalado cheiro de queimado, alguma coisa deve ter queimado, pode ter queimado algo "desnecessário" que só prejudicou o sensor de temp mas ela continue funcionando normalmente?

Não pretendia trocar minha placa agora, então se ela durar mais um pouco vai ser ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ser a fonte que exalou o cheiro de queimado mas, como você já testou outra, acho que dá para descartar problema nela. Uma coisa que você pode fazer é confirmar os encaixes, tanto do plugue 24 pinos de alimentação da placa, quanto a de 4 ou 6 pinos de alimentação do processador. Um mau encaixe pode ocasionar um aquecimento e, até o derretimento queima da entrada dessas alimentações. Dá uma olhada neles e, veja se tem sinal de aquecimento. Veja também se, quando você encaixa esses plugues eles não ficam meio soltos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!