Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos. Sou novo no mundo da programação, e também na formulação de projetos usando proteus. É o seguinte...

Por uma dúvida que está me incomodando, não consigo terminar um projeto de um Pwm o qual peguei aqui no forum.

Nas saídas 1(reset) e 2(analogic) deste microcontrolador (pic 16f877a) ilustrado em anexo, saem duas trilhas sendo o 1 em uma saída +vcc e o 2 a trilha que vai para o potenciometro, posteriormente saindo dele também um terminal power +5v. Sabendo que o circuito vai ser para controlar uma corrente de 0 a 30a sendo alimentado por uma bateria automotiva de 12v, como será feita, no modulo isis, as ligações para estes dois terminais? Será preciso um transformador dentro do circuito? O proteus simula sozinho este transformador? Como seria feita estas duas ligações quando feito as PCIs? Quem puder me ajudar desde ja agradeço...56b423f024364_Projetopwm.thumb.png.df516

• Membro VIP
Postado

1/2 confuso. Geralmente VCC e +5 pro proteus são a lesma lerda. Aponte pro link que achaste no forum.

O fet tem que suportar 30A. Q2 talvez esteja sobrando. Desembrulhe melhor suas dúvidas...

Postado

1365975078wpdm_drive PWM _Mosfet.DSN     

Olá Isadora obrigado por responder ! A questão é a seguinte; nos dois terminais power que estão saindo do micro e do potenciometro vão ser ligados na mesma tensão de 12v ou terão que ser ligados a um transformador pra depois montar o circuito no ares, ja que o proteus não sei porque não leva alguns componentes pra la. Se puder me ajudar te agradeço.

• Membro VIP
Postado

Olá Vinícios. Bem você precisa de ajuda um pouco mais elementar do que pensei. Não gosto muito de trocar fraldas mas vamo ver o que posso fazer (kk calma! só brincadeira* hein....)

-Não conheço o pcb do proteus mas suponho que os componentes do pcb e sch tem que estar 'casados'. Ou seja no sch você deve indicar certinho o encapsulamento. Mas isso só é muito muito interessante pro caso de você querer fazer um autoroute ou algo assim. Não me diga que vai querer fazer isso com este circuitinho né? pelamôr!. Outra: se ele não 'levar pra lá' penso que você pode levar na raça bastando escolher um tipo de encapsulamento coerente. (já falei que não uso proteus pra este fim?)

-o pot você deve ligar no +5 e o motor no 12V. 12V no micro pifa ele (puts isso é elementar d+ mas enfim...)

-nada a ver transformador (também elementar) e não vejo conexão trafo  isis e ares (este último sempre dispensei ok?)

(*ou não kk)

Sucessos e quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não pergunta é tolo pra sempre..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...