Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos.

Faz algum tempo, passei meu PC usado para meu filho, não é uma grande máquina, mas dá para ele jogar um pouco.

Como a verba não anda das melhores, estava pensando em dar um up no processador, mas estou em dúvida de quanto isso irá melhorar. Não busco rodar jogos atuais ou em alta resolução, apenas dar um respiro em alguns jogos quem sabe. O desempenho geral é satisfatório, pela idade das peças.

A configuração atual:

AMD Athlon 240 2.8ghz

MB PC-Chips A15G AM3, suporte a 95W

Radeon R7 250 DDR3

4GB DDR2

Fonte Corsair 430w

HD 500 + HD 500 em RAID

Atualmente está rodando jogos em resoluções como 1366x768, 1280x800, alguns mais leves em 1680x1050, que é a resolução máxima do monitor.

Alguns exemplo:

State Of Decay - Year One, roda com leves travadinhas de vez em quando, meu filho considera suportável. 1366x768.

Saints Row The Third, roda bem, sem problemas de travamentos ou baixo fps. 1680x1050

Far Cry 3, roda bem, sem lentidão. 1280x800.

Just Cause 2 - roda bem, não lembro a resolução.

RAGE - rodando bem em 1280x800.

Heroes of Might and Magic 7 - rodando bem, não lembro a resolução.

Need For Speed Most Wanted - rodando bem em 1680x1050.

BF4 - tudo no mínimo, travamentos constantes, impossível de ser jogado.

Apesar da VGA não ser potente, acho que o ponto mais fraco é o processador. Dei uma olhada, tem algumas opções que poderia comprar, mas será que compensaria?  Busco auxílio apenas com a questão da troca do processador, vai dar um gás, ou a diferença nem será percebida?

Algumas das opções de CPU que encontrei:

Athlon X4 640 3.0ghz

Phenom X4 9850 2,5ghz (Não conferi os watts)

Phenom 2 Ii X4 945

AMD Phenom II X2 565

Phenom Ii X4 820

• Curtir 1
Postado

Olá Ricardo!

A primeira e última opção parecem boas, pois têm mais núcleos e mais ghz.

É importante notar que tudo funciona como um conjunto quando o assunto é jogos, logo mais memória e uma placa de vídeo melhor melhoram muito o desempenho.

No seu caso, se possível, seria interessante procurar uma placa de vídeo mais em conta.

Muitas pessoas quando fazem upgrade acabam vendendo suas placas de vídeos usadas. Já que não quer gastar muito e não tem grandes ambições gráficas, seria legal olhar em sites como Mercado Livre (desde que o vendedor seja cofiável).

Postado

Creio que não vá valer a pena investir mais nessa placa-mãe e a qualidade da PC Chips não deve ser das melhores.

Eu manteria funcionando do jeito que está.
Como todo componente eletrônico, a placa mãe e processador podem vir a falhar e no caso qualquer investimento nessa plataforma poderia não compensar mais.

Pessoalmente, recomendo investir em plataformas mais novas e com melhor disponibilidade no mercado.

Postado

@Ricardo F. Helfer

Sinceramente, você estará trocando seis por meia duzia, trocar de processador não te dará muito ganho, vale mais a pena juntar mais dinheiro e investir em uma plataforma nova, Intel por exemplo.

A R7 250 consegue levar o BF4 no 1080p bem tranquilo, colocar um desses processadores que você citou te dará um ganho bem pequeno, talvez nem valha a pena.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!