Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite, sou novo aqui no fórum e mesmo tendo fuçado até os primórdios do mesmo não encontrei soluções para o meu problema. O fato é o seguinte, o controlador de velocidade do cooler da minha placa de vídeo ( XFX HD 6870 Black Edition) simplesmente pirou e pensa que ela precisa do cooler a 100% de velocidade, tentei todos os meios existentes em questão de software, cheguei a conclusão que tem algum problema na solda do componente responsável por esse controle, visto que o problema era físico, tomei outra alternativa, criar um controlador para o cooler.

O cooler funciona com 4 pinos (pois em teoria um dos fios serve para o controle por software), abri a placa, cortei o fio preto e vermelho e soldei um maior para fazer o controlador, apliquei pasta térmica, fechei e até ai foi um sucesso. Porém por falta de conhecimento técnico, liguei direto em um potenciômetro de carvão B10K e não funcionou, fiz outra tentativa * (a que será exemplificada na imagem) e ele chegou a controlar a velocidade porém logo queimou.

Pesquisando, fiquei sabendo que para ligar direto assim o correto é um potenciômetro de fio, porém não sei qual comprar, se é de 30, 40 ohms. Ou se devo colocar um transistor e se sim, não sei como efetuar o trabalho de maneira eficiente, por isso apelo para a ajuda das pessoas que conhecem e entendem muito mais do que eu. Como proceder? O que comprar, qual comprar? Que esquema utilizar?

Desde já, agradeço.

Potenciometro de Fio.png

• Membro VIP
Postado

Deve ter saído fumaça do pot kk. É sério, fiz isso em tenra idade. Posso até me lembrar do cheiro. Sério!

De fio era melhor claro. Valor tem alguns "depende". Por hora  olha isso

controledc.jpg

R1 chute 2K2 P1 chute 10k

Continuo achando que fica melhor o motor no emissor. Vide "seguidor de emissor" por gentileza

ABAAAAFe0AJ-36.jpg

Sorry não achei rapidamente nada com motor

RB= seu pot RE=motor

Postado

Realmente o cheiro que saio representou toda a minha decepção e fracasso! kkk

Mas, perdoe-me a falta de conhecimento, não entendi muito bem os esquemas acima. Gostaria de saber se não tem como eu usar um potenciômetro de fio apenas, e se sim, como descobrir qual usar. Caso não, como proceder sendo que os fios disponíveis que tenho são esses dois que "puxei" para fora do cooler, o preto e o vermelho.

• Membro VIP
Postado

Sim, lukas, se a procedência do esquemático for confiável sim poderá dar certo. O potenciômetro deve estar compreendido entre 10 e 30 ohms..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sabe-se que a tensão sobre um resistor depende da corrente. Desse modo, imagine que queres derrubar metade da tensão sobre o fan.. No próprio fan existe a especificação dele, a corrente e a tensão

Por exemplo V = 12 Volts e I=250 mA (0,25A)

Rfan = V/I

Rfan = 12V / 0,25A

Rfan = 48 ohms

Colocando um outro resistor de igual a tensão haverá de se dividir entre o fan e o resistor.. Mas o fan não tem comportamento linear de sua velocidade com relação a tensão.

Desse modo se tem uma boa ideia do resistor a adotar mas não de modo exato.. Melhor mesmo é adotar um potenciômetro de 30 Ohms e experimentar o que melhor se adapta

Postado

Entendi, vou buscar informações técnicas sobre o fan que tenho aqui, caso contrário testo o de 30 Ohms, muito obrigado pela ajuda !

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!