Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no core 2 quad q9550 na asus p5qc.


OCCT

Posts recomendados

Boa tarde galera do clubedohardware!

 

Estou tentando fazer overclock no seguinte processador e segue também as respectivas configurações do restante do pc:

 

Processador Core 2 Quad Q9550 2.83ghz

placa-mãe Asus P5QC

2 pentes de 4GB DDR3 1333 mhz Corsair Value totalizando 8GB DDR3

Placa de vídeo R9 280 

Fonte Cooler Master GX2 550W 80 plus

 

Até o presente momento consegui manter um overclock para 3.4 ghz estável, rodando o OCCT por 1 hora e 30 minutos sem erros.

 

 

CPU RATIO: 8.5
FSB Frequency: 400 
PCIE Frequency: 100

 

MEMÓRIAS

FSB Strap to North Bridge [AUTO]
DRAM Frequency [667 mhz] 
latencias [AUTO] 
DRAM Static Read Control [AUTO]
DRAM Dynamic Write Control [AUTO]
DRAM Read Training [AUTO]
DRAM Write Training [AUTO]
MEM OC Charger:[ENABLE]

Voltagens

CPU VOLTAGE: 1.25   
CPU PLL Voltage: [AUTO]
FSB Termination Voltage: [AUTO]
DRAM Voltage [AUTO]
NB Voltage: [AUTO]

CPU Spread Spectrum: Disable 
PCIE Spread Spectrum: Disable 
C1E Suport : Disable e o restante das configurações de economia de energia desativadas, só deixei habilitado a Virtualização.

 

 

Alguém pode me ajudar a conseguir elevar ainda mais este Overclock conforme as informações que postei?

 

Grato em que puder me ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não, estou usando um Cooler Master Hyper 101 plus com 2 ventoinhas nele, todas as duas jogando ar para atrás do gabinete na mesma direção do exaustor.

 

Tem um review deste meu cooler aqui no CDH feito pelo amigo Rafael Otto:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-101-da-cooler-master/2209

 

O gabinete tem uma ventoinha na lateral jogando ar frio para dentro e um exaustor atrás jogando ar quente para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, PH Benchmarker disse:

Sabe dizer qual o vcore padrão? Mexeu nele quando foi fazer o over?

 

O Vcore padrão sem overclock na aba Hardware Monitor é entre 1.248 e 1.256, na verdade eu consegui reduzir o vcore mesmo elevando para 400 mhz de fsb.

 

Mas eu atualizei para uma bios modificada da p5qc que reduz o vcore, encontrei neste tópico no fórum adrenaline:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/ajuda-overclock-q9650-p5qc-memoria-gskill-ddr3-1600-mhz-f3-12800cl6d-4gbxh.388543/

 

Mas é como já expliquei acima, eu seleciono na aba AITWEAKER o vcore para 1.23750 e na aba Hardware Monitor, a qual eu verifico também o vcore padrão com o processador em stock, ela está com 1.216 de vcore, assim como nos prints.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PH Benchmarker disse:

Ok, mas 1,43v é muito alto, se você usava 1,243v para rodar em 3,4GHz, pode tentar algo como 1,25v ou 1,255v.

Não o correto é 1.243v como você pode ver nos prints eu que postei errado colocando 1.43v.

 

Bem seguinte vou explicar inicialmente eu rodava em 3.4 ghz com fsb 400 e vcore 1.237, segui sua dica e aumentei para 1.243 junto com o fsb 410, rodei o OCCT e não deu erros sacou?

 

Agora qual o próximo passo? Aumento o fsb para quanto e o vcore?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer e posto novamente.

Valeu!

Subi o FSB para 420 deixei o vcore do jeito que estava em 1.243, mas ao rodar o OCCT deu erro em 2 minutos de teste.

 

A temperatura é a seguinte, durante o teste que fiz anteriormente com o FSB 410 durante 22 minutos e foi estável:

 

No OCCT em estresse indica no campo CPUTIN onde geralmente fica entre 60 e 65 graus.

 

Já nos campos: Core 0, Core 1, Core 2, Core 3, varia entre 70 e 76 graus. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, PH Benchmarker disse:

Alto demais a temperatura, recomendo abaixar o over.

Realmente estão altas, mas aqui na minha região é comum temperaturas ambientes quentes durante o dia, agora com o tempo aparentemente frio, no meu quarto está 33 graus, em dias quentes aqui dentro fica 39/40 graus sem dificuldades.

 

O gabinete pequeno que utilizo a máquina também contribuei para o esquentamento do processador mesmo eu usando um bom esquema de ventilação e um bom cooler a ar para o processador.

 

Outro detalhe é que estas temperaturas só chegam quando uso o OCCT, durante jogos, assistir filmes, videos flash no youtube, video aulas no formato mp4, músicas mp3, digitando textos no word, usando navegadores como chrome, firefox, internet explorer, edge, a temperatura chega no máximo 67 graus eu monitorando pelo core temp.

 

No momento eu gostaria de deixar o clock deste processador em 3.5 ghz e eliminar o gargalo nos jogos com a Radeon R9 280 OC, mas no futuro gostaria de deixar em 3.8 ghz.

 

Tem algumas opções que eu deixei em auto, como cpu spread spectrum e pci-e spread spectrum, você recomendaria modificar e deixar em disable? 

 

Estou fazendo os testes com o fsb em 415 e elevando o vcore aos poucos até achar o ideal.

 

Depois posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, OCCT disse:

Tem algumas opções que eu deixei em auto, como cpu spread spectrum e pci-e spread spectrum, você recomendaria modificar e deixar em disable? 

 

Em overclocking, pode desabilitar, não ajuda nem atrapalha. É um espelhamento espectral para impedir interferências eletromagnéticas, eu desabilito. Mas se quiser deixar habilitado não tem problema, não interfere no over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui 413 no fsb totalizando 3.51 ghz com o vcore no AI TWEAKER em 1.268, fiz os testes no OCCT por 32 minutos e não apresentou erros, esta tensão está boa para o over?

 

Deixei desabilitado a opção cpu spread spectrum e pci-e spread spectrum o restante não mexi. 

 

Por enquanto vou anotar aqui as especificações que deixei na bios e não vou reduzir o vcore, usarei durante um tempo e vou monitorar as temperaturas na prática usando da forma que uso o pc mesmo.

 

Depois posto os resultados.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, PH Benchmarker disse:

Nem sempre overclocking dá erros de cara, às vezes aparece depois, por isso que sempre falo, o melhor teste é o uso.

É verdade o melhor teste é o uso.

 

Me tire outra dúvida, aquelas opções o  CPU GTL e CPU PLL, FSB termination, NB voltage até onde eles podem ajudar no overclock e e como devo subir os valores até achar o correto?

 

Na parte das memórias a opção  FSB Strap to North Bridge eu deixo em qual valor? 266, 333 ou 400? E DRAM Frequency;  DRAM Static Read Control; DRAM Dynamic Write Control; DRAM Read Training;  DRAM Write Training eu deixo habilitado ou desabilitado?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu comecei no overclocking, quando FSB foi substituído pelo BCLK, não muda muita coisa, entretanto só conheço o CPU PLL, que é usado em overclock mais agressivo com WC custom, ou LN2, a tensão do North Bridge (NB) só sobe se estiver fazendo over nele, tem que ver se ele subiu junto com o processador, se subiu pode ser necessário dar mais tensão para estabilizar, porém tem que ter cuidado com essa tensão.

 

Sobre o FSB Strap to North Bridge eu não conheço, mas acho melhor deixar padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!