Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gente.

Eu to tentando reparar uma placa principal do painel de uma esteira meio antiga e nela tem 6 displays que estão funcionando parcialmente. O problema é que os mesmos 2 segmentos de todos os displays estão falhando. O que eles tem em comum? Onde pode ser o problema? Se alguém quiser saber mais, a placa é BC-8561II e a esteira é Treadmill. Tem um conector de 8 pinos que fica plugado em alguns fios que vem da placa de controle do motor (8V; NC; NC; SW; IN; GND; VR; GND)

Espero que alguém apaixonado por eletrônica clássica e prestativo possa me ajudar. 

Se alguém questionar porque eu não mando alguém fazer o conserto, é porque a esteira é muito grande e pesada e a placa só funciona se tiver conectada a esteira. Eu não poderia transportá-la e também não adiantaria enviar somente o painel. Entendo muito pouco de eletrônica, na verdade, estou meio enferrujado.

• Membro VIP
Postado

Amigo, seja bem vindo.

O problema pode ser tanto a conexão entre os drivers de segmentos e os displays quanto os próprios drivers (transistores ou CIs tipo ULN280x).

Perguntou o que têm em comum:

Pois bem, os pinos de cada segmento são todos comuns entre si nos 6 displays, ou seja, são ligados juntos.

A imagem abaixo explica melhor.

6disp.jpg.96db28836b17d03cce6afc150f8430

Acontece que nesta técnica (varredura), além de reduzir o número de fios e pinos do controlador, economiza no consumo de corrente porque os displays não acendem todos ao mesmo tempo. Cada um acende somente por alguns milisegundos. No caso do circuito acima, o controlador ativa o display 1 colocando uma tensão positiva no seu Anodo e coloca os dados negativos (em relação ao anodo) nos seu Katodos (segmentos que devem acender). Alguns mS depois ele desativa o A do primeiro, ativa o do segundo  e coloca os dados nos K que devem acender nele. . E assim por diante até o sexto, no seu caso, depois retornando ao primeiro.

Como a nossa persistência da visão é muito lenta, isto faz com que percebamos que estão todos acesos.

Citação

"Persistência da visão, persistência retiniana ou retenção retiniana designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projectadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o

Voltando ao seu problema, pode ser que ressoldando os fios de conexão ou driver(s) dos segmentos resolva.

Será que fui claro!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, _xyko_ disse:

Perguntou o que tem em comum:

Pois bem, os pinos de cada segmento são todos comuns entre si nos 6 displays, ou seja, são ligados juntos.

A imagem abaixo explica melhor.

Cada display tem uma função separada e não estão ligados em série que nem num contador. Entende? Um Display pra Velocidade, Outro para Distancia, e por ai vái. O problema é que  2 dos tracinhos que formam cada letra alfanumérica está apagado. Se cada display tem 3 números, então são 2 perninhas falhando em cada letra de cada display. O que eu quero saber é o que eles tem em comum? Qual componente pode tá causando isso. Não é possivel que todos dos displays tenham queimado no mesmo lugar. 

Eu vou tentar anexar umas fotos pra ajudar a entender o problema.

Citação

• Membro VIP
Postado

Claro! Cada display pode ter sua função distinta, mas quem determina o que vai ser indicado em cada um dos 6 é o controlador, naquele curto tempo em que cada um fica aceso.

Postado

Claro! Cada display pode ter sua função distinta, mas quem determina o que vai ser indicado em cada um dos 6 é o controlador, naquele curto tempo em que cada um fica aceso.

Olha agora.

• Membro VIP
Postado

Olhar o quê mesmo? Está tentando colocar alguma imagem?

De qualquer forma acho que sei o que quer dizer, mas vou tentar explicar melhor.

Digamos que cada um dos 6 leds tem uma função(F) diferente. Então o controlador coloca o que os dados da  F1 no display1(D1) e ativa ele pelo seu anodo.

Instantes depois ele desativa o D1, coloca os dados da F2 e ativa D2... e assim por diante, e bem rápido pra que você veja as funções diferentes "ao mesmo tempo".

Postado

Você acha que tem Controlador nessa placa? Ela parece ser antiga. Se tiver falando de PIC, isso é muito recente.

Postado
5 horas atrás, _xyko_ disse:

Se não for uControlador, que já tem mais de 20 anos no mercado, pode ser uProcessador que já tem mais de 40 anos. Mas que te, tem algum deles.

Eu coloquei umas fotos no tópico. Acho que pode dar uma ideia. 

Se cada Display tem um controlador, o que vem antes do display? O que cada display tem em comum?

Eu vou ter que sair por 1 hora pra pegar o almoço. Licença!

WP_20160221_09_27_24_Pro.jpg

WP_20160221_09_26_38_Pro.jpg

WP_20160221_09_23_41_Pro.jpg

WP_20160221_09_25_52_Pro.jpg

WP_20160221_09_26_01_Pro.jpg

• Membro VIP
Postado

Deveria ter dito que são 6 displays LCD.

A placa de processamento e controle é esta verdinha com uma bolha preta. Esta bolha é um chip que pode ser o processador ou controlador.

Estes displays LCD têm uma borracha condutora entre eles e uma placa de circuito impresso (verificar se tem mais placas embaixo desta grande ou se tem mais "bolhas" por baixo dela mesma) e esta borracha pode estar suja. Se for retirar para limpeza, deve encaixar exatamente no mesmo lugar que estava.

WP_20160221_09_23_41_Pro.jpg

A placa da direita é um exemplo onde pode ser colocada a borracha condutora de um display LCD.

bolha..thumb.jpg.e6e3ffa031280c61a793c53

http://www.digiplaq.xpg.com.br/guiaestilo/componentes_impressos.htm

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, _xyko_ disse:

Vejo que seu conhecimento na área é um pouco limitado mesmo... sem ofensa. Cada um na sua are, não é mesmo.

edit:

Agora vi as fotos que postou numa edição do post 1.

Deveria ter dito que são 6 displays LCD.

Claro que eu não vou me ofender. Se tô aqui é porque preciso de ajuda especializada. Meu conhecimento é limitado e Eletrônica é uma área muito ampla. Não dá pra aprender com qualidade hoje em dia. As matérias são enfiadas pela garganta sem serem mastigadas. Não sou mesmo da área, mas me interesso pelo campo. Para se ter uma ideia, hoje se aprende PIC sem ter o básico de eletrônica. Pra piorar, com a chegada dos arduinos menos ainda. É só conectar, programar e colocar pra testar. Eu disse que era 6, isso não é relevante. Eu me confundi. Vou analisar o que você escreveu. Obrigado pela ajuda. Este forum tá ficando bom de verdade. Grato.

WP_20160221_09_48_32_Smart.jpg

Citação

• Membro VIP
Postado

Não esqueça de verificar as borrachas que falei, na verdade o termo correto é condutiva e não condutora como escrevi nos posts anteriores.

Têm esta aparência.

Substituição Contato Borracha condutiva para PSP Joystick 3D 2000 (10-Pack)

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Sim você pode e deve verificar e limpar os contatos da borracha e também os da pci. Mas pelo sintoma, penso ser problema naquele chip on board dentro do epoxi. Se desconectou os segmentos, só lamentemos. Tente pressionar levemente o epoxi (morrinho preto)

Se você for um cara de sorte (pero no mucho), pode ser que 1 dos displays esteja zoando o barraco. Vá removendo 1 a 1 e vá religando. Antes disso ressolde aqueles jumpers e todos os pth

off topic... Paulão @aphawk confessa! você não resistiu aos encantos dos meu olhos loiros e cabelos azuis né? kk welcome back!

@_xyko_fofoqueiro valeu! E também pela edição kk

Postado

@Isadora Ferraz ,

Olha, eu tentei me manter afastado de seus dons inebriantes, mas mulheres como você são difíceis de se apagar da memória !

E o outro motivo é que eu deixaria de ajudar muitas pessoas por causa de apenas uma, o que não é algo muito justo.

Enfim, vamos em frente !

Paulo

Postado

Na placa tem um circuito com um regulador de tensão 78L05. O resistor que fica ao lado dele tava esquentando muito e eu medi a tensão. Vi= 5V e vou=3,5V. A tensão no resistor também era igual a tensão de saída. Isso foi depois de remover o excesso de solda. Então ele parou de esquentar tanto. Eu não tenho certeza das cores do resistor porque a medição não tá batendo com as cores. Medi 28 a 30 e de acordo com o código de cores teria que ser 470 (amarelo, violeta, castanho e prata). Só sei que era um resistor de 1W. Os capacitores do circuito era Ci= 1000uF e Co=104uF. Essa tensão é normal para esse transistor regulador de tensão?

OBS: i= entrada e o=saída

• 1 ano depois...
Postado

Caro: Eu estou tentando reparar uma placa BC-8561II, esta desconexão todos os periféricos (potenciômetro, teclado, etc.) podem ter a amabilidade de me enviar uma foto das conexões? na placa? muito obrigado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...