Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou fazendo um projeto na qual uso um sensor de temperatura para ligar uma eletroválvula, o projeto prevê o desenvolvimento de um mecanismo composto por uma eletroválvula acoplada a um sensor, com saída para um cano de retorno ao reservatório. Ao receptar a água, o sensor analisa sua temperatura e verifica se ela está adequada para utilização. Se não estiver, o sistema encaminha a água, por meio da gravidade, para um cano de retorno que passa por um aquecedor a gás e depois é mandada ao reservatório, Ao identificar a temperatura adequada da água para o banho, o sistema libera a válvula da saída de água para o chuveiro, interrompendo o fluxo de retorno da água fria pelo cano para o reservatório. Assim, somente a água aquecida será utilizada pelo usuário.

Minha duvida é: como fazer um esquema elétrico desse sistema?

04121131694232.png.efeea360a0a2645d5911c

• Membro VIP
Postado

Existe misturador automático de água quente e fria. Sugiro adquirir 1 pra efeito de fonte de inspiração

Bom no meu . de vista o sensor deve ficar naquele reservatório próximo ao gás ou ao chuveiro. Ele liberaria água quente e fria até achar a temperatura indicada por um potenciometro ou algo assim. Acho que não precisa esquentar a caixona toda. Só uma pequena suficiente prum banho

Sei lá.. só sei que nada sei

• Curtir 1
Postado

Do meu ponto de vista, a água do reservatório é que tem que ter temperatura constante, indo dele para o chuveiro. O sensor deve ficar em um ponto de circulação constante entre o que vem do reservatório e o que vai para o chuveiro, considerando a temperatura para banho. Se for necessário, a automação poderia abrir e fechar a entrada de água fria para compensar eventuais diferenças do reservatório com um sensor próximo à entrada do chuveiro. Então, há que se criar uma circulação entre a caixa e o aquecedor e medir a temperatura média do reservatório com uma bomba para circular a água do depósito. Não é difícil, mas é diferente do seu esquema e requer mais componentes. As válvulas para um sistema desses devem ser proporcionais para abrirem somente no volume necessário, tanto no reservatório, como no chuveiro, nem mais nem menos. É necessário calcular o consumo, pois a medida que sai água do reservatório, mais água fria da rede deve entrar para manter o nível da caixa e essa água deverá ser aquecida no volume total. Não tenho certeza se pode executar essa tarefa ou parte por gravidade. Talvez seja necessário o uso de bombas para recalques nas vias desejadas. Precisamos analisar melhor seu esquema.

• 4 semanas depois...
Postado

@Aleksander Hinça

Em 22/03/2016 às 17:05, Aleksander Hinça disse:

Pergunte para mim parceiro, pois sou o responsável por essa patente!

http://nitpar.pr.gov.br/catalogo-de-patentes/patente/sistema-gerenciador-de-agua-quente/

Seu sistema já usado a mais de 25 anos em sistemas de refrigeração. Sua patente refere-se a eltroválvula de controle ou ao sistema todo? Uso um controlador eletrônico para fazer compensação de temperatura em máquinas de têmpera de chocolate. Dá para usar o mesmo sistema com água, substituindo as partes frigoríficas por sistemas de água. É praticamente o mesmo princípio. Já montei várias máquinas deste tipo e vejo que posso fazer a mesma coisa com água usando controles proporcionais.

http://www.limaqmaquinas.com.br/temperadeira_p.php

Postado

Amigo você já tem conhecimento de válvulas?

Tem vários tipos e umas se trocando a entrada pela sai da você teria o controle que você quer, desligado o sistema fecha a água , água fria manda  de volta água quente libera pro chuveiro, o controle  da temperatura que é chata pois ter a que usar um sistema P.I.D se não voce ter a que usar uma histerese  alta tipo não sei a temperatura dejesada  mais algo tipo  26 a 30 graus libera  para o chuveiro. Se for uma temperatura fixa usar PID.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...