Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu achei muita info em outro tópico (aqui link:)

Mas preciso de ajuda para conseguir a ventilação ideal nessa minha sala hyper-quente (no marcador do ar condicionado, quando chego em casa e ligo ele, marcam 31 graus) com uma config diferente do problema do amigo deste outro tópico..

Minha configuração:

AMD Phenom II X6 1090T

MB ASUS M4A89GTD/PRO

CoolerMaster Seidon 120V  (CPU)

VGA G1 GAMING 4Gb GTX970

8Gb DDR3 OCZ Black Edition

Gabinete Corsair Carbide 300R

SSD Samsung 850EVO 256Gb

HD WD  Caviar Black 1Tb

PSU XFX 1050w Black Edition

Monitor Samsung FX2490

Comprei uma Gigabyte gtx970 Gaming (3 fans) que, pelo que entendi, o ar sai em direção à lateral do case..

Estou só com as ventoinhas que vêm com o gabinete original...

Então, minhas idéias, separando por lado do gabinete Corsair Carbide 300R:

ATRÁS: (exaustão) colocar o radiador + fan do Seidon 120M nos fundos do gabinete, jogando ar pra fora.

TOPO: (exaustão) colocar 2 fans de 140mm.. Considerando que o Seidon tem radiador+1 fan, será que cabem 2x140mm ?

LATERAL: (exaustão) como a placa de vídeo 'supostamente' joga ar para a lateral, colocaria 2 coolers jogando ar pra fora

NA FRENTE: (ventilação) colocar 2x140mm jogando ar pra dentro do gabinete

li num fórum gringo que, com mais de 5 fans, mais exaustores {ar quente saindo} é melhor do que mais ventiladores {ar frio entrando}.. 

Como minha sala é muito quente, eu poderia colocar uma WaterCooler na VGA, mas não achei nenhuma até agora que seja recomendada para a G1 Gaming gtx970...se esta for a recomendação de vocês, lá se vai algum espaço dos fans e eliminaria as 3 fans da VGA (provavelmente teria que substituir de ter 2x140mm superiores no gabinete pra colocar o fan+radiador da vga)...tem ganho?

Preciso também de indicações de ótimos fans de 140mm... não faço questão de ter LED, mas se tiver que seja branco...

(e se só der fan de 120 mm na parte de cima, por causa do Seidon 120M, indicações de 120mm também hehehe)

Um grande 'valeu' pra quem puder ajudar!!

Postado

@edgirardi O cooler da Lateral não é pra entra ar não? Pois ja vi em sites e no meu gabinete eu coloquei 2 coolers na frente pra entrada de ar, 1 na lateral pra entra ar, 1 em cima pra tira o ar e atrás para tira o ar e junto está o radiador do watercooler.

• Curtir 1
Postado

@thallesaguiar na verdade, você coloca da forma que quiser o fluxo da ventoinha...dependendo de onde está a melhor entrada de ar frio e saída de ar quente... 

Em geral realmente na lateral seria a "entrada" de ar... porém, salvo se estou enganado, a G1 gaming joga o ar em direção à lateral (não chegou minha placa, e por isso só estou me baseando em uma foto do site mostrando o fluxo de ar)..

Se realmente ela joga o ar pra lateral, e você colocar 2 fans jogando ar contra, cria uma bagunça no fluxo de ar ali.. rsrs  possivelmente esquentando a VGA.

Se eu estiver enganado e a placa de vídeo só conduz o ar até a traseira do gabinete (pelos dutos) aí faz todo sentido colocar os 2 fans jogando ar em cima da VGA, e os fans superiores do gabinete colocar como exaustores..

• Curtir 1
Postado

Eu tenho esse Carbide 300R com 5 fans e dois que estão de escanteio. No fórum Overclock internacional os caras me disseram que é melhor colocar os dois do teto como ventiladores (intake) porque se colocar como exaustor (como está no meu), o ar quente da placa de vídeo sobe para o CPU cooler. 

Eu não coloquei para dentro por causa da poeira do meu quarto. Estou deixando os dois de cima como exaustores e tirei os dois intakes da lateral. Melhorou muito a poeira.

Eu acho que se colocar os de cima como intake, é melhor colocar os laterais de exaustor. Se colocar os de cima como exaustor, os dois laterais de intake. Até porque com o Seidon atrás não vai ter para onde o ar sair.

Mas vai de cada um. Eu, por exemplo, desisti dos intakes por causa da poeira. Só os dois da frente estão como intake porque tem filtro de poeira.

Se for intake, pode ser um fan com bom fluxo de ar.

Se for exaustor, tem que ter boa pressão estática (a grelha impede o ar de sair e eles precisam de "torque").

• Curtir 1
Postado

1) Você tem um configuração simples baseada em apenas uma placa de vídeo e assim imagino que você não vá precisar se preocupar muito com as fans extras em um gabinete com bom espaço interno como o 300R.

A fan no topo a esquerda deve ficar muito apertada para ser instalada junto com o Seidon na traseira.

Essa fan caso seja como exaustão, estaria também competindo com a fan do wc.

Seria melhor deixar a fan do wc operar sem competição de outra fan fazendo exaustão.

Assim vejo mais utilidade na fan do topo a direita.

Caso a fan do topo a direita seja de 140, não vai ser possível instalar um driver dvd/blue-ray na primeira baia.

O G1 gaming é uma placa longa e as entradas de energia ficam na lateral, fazendo com que os cabos de alimentação fiquem próximo da fan lateral a direita.
Assim, caso pretenda colocar essa fan, arrume bem os cabos para que não haja risco de encostar enquanto o pc estiver ligado.

2) Tem pessoas que preferem as fans do painel lateral como injeção de ar e outros acabam vendo mais vantagem como exaustão de ar.

Eu pessoalmente prefiro colocar as fans como injeção de ar para gerar pressão positiva na região da placa de vídeo, ou caso contrário, imagino que a poeira entraria pelas oríficios do gabinete.

Como o 300R não possui filtro de ar no painel lateral, existem filtros como esse aqui e aqui.

3) Não creio que você deva se preocupar em trocar o sistema de refrigeração do G1 Gaming.

• Curtir 1
Postado

@EdsonSM ótimas dicas! sobretudo quanto ao 'espaço físico' e competição de pressão para as fans no topo.... pelo que vi, só vou conseguir então:

ATRÁS: (exaustão) colocar o radiador + fan do Seidon 120M nos fundos do gabinete, jogando ar pra fora.

TOPO: (intake) 2x140mm à direira jogando ar pra dentro (vou tentar encaixar, posto o resultado quando chegarem os fans)

LATERAL: (exaustão) 2x140mm jogando ar pra dentro (com a dica das telas anti-poeira)

NA FRENTE: (intake) colocar 2x140mm jogando ar pra dentro

agora tenho que pensar em algum método do ar quente não recircular dos exaustores para os intakes (devido ao móvel onde fica a CPU) afffff.

Alguém tem dica de FANs ?

Vi da Aerocool, da Corsair e da Cougar, todos com bom CF e baixo db... mas as info's destes fabricantes são confiáveis? (sabendo que a Corsair por exemplo já 'se enganou' nas infos dos fans do passado)

Postado

Este Akasa é muito bom: http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Fans&type_sub=Ultra%20Quiet%20Fan&model=AK-FN063

3.12 de pressão estática. Eu tenho dois do redondo, com 2.91 de pressão estática. Melhor do que o meu Noctua NF-A15. Só tem o porém de ser amarelo. No Mercado livre tem por $59. Eu comprei do SO-COOLER e veio muito rápido. Mas não pode ser o redondo, porque é furação 120 e não cabe em pares (eles juntam a furação 120). Tem que ser esse quadrado aí do link.

Os da Corsair são bons (dependendo do modelo). Os da Cougar são muito silenciosos, mas fracos. Rotação de 1000rpm não é muita coisa. Tem que comprar um de 1500-600rpm. A não ser se você for colocar no chassi e rodar a 100%. Aí talvez seja melhor um Cougar de 1200rpm. Eles são muito silenciosos.

Os que são acima de 1500rpm talvez precise (vai precisar) de um controle de tensão. Se não eles fazem barulho, mesmo os da Noctua.

Edit: os fans de 140 bons estão meio sumidos. Com a alta do dólar as lojas não estão repondo estoque também. 

• Curtir 1
Postado

@edgirardi

Pelo que sei a Corsair é uma das empresas que não costuma inflar as especificações de suas fans.
Acho que os preços dessas fans por aqui são em geral um pouco caras.
Creio que pagar por exemplo por uma SP120 só compensaria como fan frontal se tivesse usando vários discos rígidos empilhados na gaiola.

Quais dos Cougars você se interessou?
Existem 3: Vortex, Turbine e Dual-X.

O Vortex tem rolamento hidraulico, mas o rolamento do Dual-X é inferior, sendo na verdade uma implementação do tipo sleeve.
No geral ambos tem boas recomendações.

Os Aerocools podem ser boas opções também, só se não custarem muito caro.

• Curtir 1
Postado

Edit

Pelo que entendi, você pretende configurar 5-6 fans como injeção de ar e somente a fan traseira do Seidon como exaustão?

Não vejo razão para ter tantas fans como injeção de ar.
A quantidade de ar que vai entrar no gabinete ficaria limitada a somente a quantidade de ar que sairia pela traseira.
Seria como se tivesse as fans girando sem conseguir empurrar ar para dentro do gabinete.

• Curtir 1
Postado

O ideal é colocar os dois da lateral jogando ar para fora, porque o Seidon já está pegando ar quente do gabinete. Eu acho que ficaria melhor os dois da frente e os dois de cima como intake e o Seidon e os dois laterais como exaustor.

Mas você pode fazer testes depois e inverter os do topo e da lateral, etc.

Eu tenho um SP120 HPE e ele é muito bom, mas eles são caros. Hoje talvez eu tivesse comprado um Akasa ou Sickleflow, mas os de 120 bons são mais barulhentos, porque eles rodam a 2000rpm. Um de 140mm de 1500rpm tem o mesmo fluxo.

Eu tenho os Cougars Dual-X de 140mm mas eles são fracos. Da Cougar eu só compraria o Vortex de 140mm. Ou o Vortex PWM de 120 para trás, mas você já está usando o Seidon, então não precisa.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa @EdsonSM acho que me confundi ao escrever... pensei minha config desta forma:

isso irá utilizar 2 conectores pra fan disponíveis na minha MB (são 4 disponíveis ao todo)

TOPO: (intake) 2x140mm à direira jogando ar pra dentro (vou tentar encaixar, posto o resultado quando chegarem os fans)

vou ter que ligar estes dois direto na PSU (molex)

LATERAL: (exaustão) 2x140mm jogando ar pra fora

1 deles posso ligar no conector de 4 pinos da MB, e o outro ligo no conector 3 pinos da MB

NA FRENTE: (intake) colocar 2x140mm jogando ar pra dentro

vou ter que ligar estes dois direto na PSU (molex)

Dúvidas:

1) se os laterais forem exaustores, a VGA não vai ficar sem pressão de ar para "sugar" ar pra dentro da VGA

2) vocês recomendariam algum controlador se decidir por fans de 4 pinos? (pwm).... não gostaria de ficar controlando manualmente, o ideal seria um que se regulasse com base na temperatura interna do gabinete

Muito bom esse AKASA... eu tive no meu outro case por 6 anos essa marca (outro modelo) rodando à 100%...

Bom alerta sobre os Cougar.. eu realmente tinha visto um Dual-X :oops:

Esteticamente estes dois me chamaram a atenção:

Aerocool Cooler Fan 140x140mm DS Black EN51608 

VENTOINHA CORSAIR AIR SERIES AF140 QUIET EDITION 140MM

Postado
17 minutos atrás, edgirardi disse:

1) se os laterais forem exaustores, a VGA não vai ficar sem pressão de ar para "sugar" ar pra dentro da VGA

Eu acho que não, porque esses fans não são que nem ventilador (com raras exceções). A VGA vai pegar o ar que os fans da frente estiverem jogando. Você pode depois testar e inverter, mas o ar vai acumular no gabinete e não vai ter por onde sair. Vai ficar pior. A não ser que você coloque os laterais como intake e os de cima como exaustores. Pode aquecer a CPU, pela dica que me deram que isso joga o ar da VGA no radiador do water cooler, mas faça testes e veja qual configuração fica mais frio.

Esse Aerocool é muito fraco (só 1000rpm). Eu tenho dois AF140 que estavam como intakes na lateral. O meu SP12 está atrás. Os dois Cougars estão na frente e eu tenho dois Akasa de lado para talvez aproveitar no NH-U14S (fica 2ºC mais frio do que com os Noctua, mas fazem bem mais barulho). O AF140 como intake é legal, mas eu coloquei como exaustor em cima e eles estão mais fracos (porque não são SP). Mas eu tentaria encontrar opções acima de 1200rpm.

Eu controlo os meus manualmente. Não me incomoda, porque no verão eles ficam a 100%. Passa o verão e eu deixo no mínimo. Quando eu jogo eu coloco a 100%. Eu acho mais simples. Mas o meu controlador é de botão de rodar, tipo volume de som. Eu subo e desço todos eles e acabou. 

Eu acho que o controlador controla fans de 3 pinos. E feito por tensão, não pelo PWM. Tem que ver. 

• Curtir 1
Postado

Como você tem uma configuração simples, baseada em somente uma placa de vídeo, não me preocuparia em colocar fans em todos os locais possíveis.

Se você gostou do Dual-X pode optar por eles, a crítica seria apenas com um marketing glorificando um rolamento do tipo sleeve.

Não posso opinar sobre esse Aerocool DS, no caso o AF140 deve ter melhores recomendações.

O AF140 não é uma fan com boa pressão estática, e seu uso seria ideal como exaustão ou em locais com pouca restrição de ar.
Embora a gaiola dos discos rígidos ofereçam maior restrição de ar, você até pode usá-la caso não tenha 2 ou 3 discos empilhados.

3 horas atrás, edgirardi disse:

úvidas:

2) vocês recomendariam algum controlador se decidir por fans de 4 pinos? (pwm).... não gostaria de ficar controlando manualmente, o ideal seria um que se regulasse com base na temperatura interna do gabinete

Creio que possa ter alguma competição de ar, especialmente que um G1 Gaming não deve esquentar muito e conseguir manter suas fans em rotações mais baixas.

O 300R deve ter vindo com 2 fans.
Se quiser faça um teste com elas no painel lateral para ver se realmente valeria a pena se preocupar com essas fans extras.

Se quiser, veja esse cabo aqui.

Com esse cabo é possível ligar a bomba, a fan do Seidon e mais 3 fans de gabinete no mesmo conector CPU FAN

O cabo usa alimentação do molex da fonte, portanto sem risco de sobrecarregar o conector de fan.

As fans de 4-pinos terão a rotação controlada pela placa-mãe, enquanto que a bomba e fans de 3-pinos funcionarão em máxima rotação.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, EdsonSM disse:

Se você gostou do Dual-X pode optar por eles, a crítica seria apenas com um marketing glorificando um rolamento do tipo sleeve.

O AF140 não é uma fan com boa pressão estática, e seu uso seria ideal como exaustão ou em locais com pouca restrição de ar.

O lance é que eu tenho o Dual-X e eles são muito fracos. Bonitos e silenciosos, mas fracos. 1000rpm não é muita coisa. Se é para gastar, eu compraria um com pelo menos 1200rpm.

Eu tenho o AF140 e ele é pior como exaustor, justamente porque não tem pressão estática para lutar contra a grelha. Quando ele estava como intake, ele soprava muito mais ar. Eu procurei em reviews e ninguém fala da grelha. Pela minha experiência, os AF não são bons contra a grelha.

Como exaustor eu colocaria o Akasa, mas ele é amarelo...

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

A traseira e o topo do gabinete não impõe muita restrição de ar.

Com relação ao Dual-X e ao Corsair AF devem atender decentemente, para alguém que pretende manter uma configuração com baixo ruído.

Com relação aos Vipers, tenho o de 120 e 140.

O de 140 é consideravelmente mais barulhento do que o de 120.

Por alguma razão os Vipers de 140 que tenho apresentam mais dificuldade de parafusação na frente do 300R.

Os parafusos longos não tem muito mais do que 25mm e creio que a moldura do Viper de 140 não seja exatamente de 25mm.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, EdsonSM disse:

@Contiusa

A traseira e o topo do gabinete não impõe muita restrição de ar.

Com relação ao Dual-X e ao Corsair AF devem atender decentemente, para alguém que pretende manter uma configuração com baixo ruído.

Com relação aos Vipers, tenho o de 120 e 140.

O de 140 é consideravelmente mais barulhento do que o de 120.

Por alguma razão os Vipers de 140 que tenho apresentam mais dificuldade de parafusação na frente do 300R.

Os parafusos longos não tem muito mais do que 25mm e creio que a moldura do Viper de 140 não seja exatamente de 25mm.

Se ele fosse gastar dinheiro com o Dual-X, melhor gastar em um melhor. Todos eles estão ali na faixa de 50 reais. Falando sério, não vejo muita diferença do Dual-X para o fan stock. E a diferença do AF como intake e exaustor é muito grande. Realmente não vale a pena comprá-lo como exaustor.

• Curtir 1
Postado

Olá,

Eu tenho um 300R. Tem um detalhe que você está errando, na frente cabem 2x120mm mas não cabe nenhuma 140mm.

Eu uso da seguinte forma:

Lateral: 2x140mm Intake

Top: 2x 140mm Exaust

Back: H55 push n' pull Intake

Bottom: 1x140mm Intake

Front: 2x120mm Intake

Todas minhas ventoinhas são da Corsair, uso splitter cables e ligo todas direto na mobo pra controlar direto pelo AI Suite.

O certo (pelo menos como todo mundo diz que deveria ser certo) seria a traseira ficar como exaust, mas já testei e as temperaturas da CPU ficam bem melhores com Intake, pois não passa nenhum ar quente pelo radiador... Hoje estou pensando em tentar inverter os da frente para exaust porque eles ficam muito perto do gabinete que é fechado na frente, aberto só na lateral, então não estão tendo muita utilidade...

Minha mobo é bem grande e as fans de cima ficam bem apertadas, mas cabem na medida, mesmo com as duas fans e o radiador do H55 na traseira. Porém, não dá pra usar um radiador pois ai sim bateria na RAM. E mesmo com 2x140mm tenho o DVD na primeira baia sem problemas.

Outro detalhe é que eu também tentei usar aqueles filtro anti-dust, mas achei uma *****. Inclusive arranquei os filtros da frente pois são horríveis, simplesmente não passa ar por eles... Prefiro limpar o computador de vez em quando do que ficar com essas porcarias.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Arank disse:

Eu tenho um 300R. Tem um detalhe que você está errando, na frente cabem 2x120mm mas não cabe nenhuma 140mm.

Cabe sim @Arank, eu estou usando dois Cougars de 140mm neste momento no meu Carbide 300R. Tem certeza de que o seu é o 300R?

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Contiusa disse:

Cabe sim @Arank, eu estou usando dois Cougars de 140mm neste momento no meu Carbide 300R. Tem certeza de que o seu é o 300R?

Ah desculpe, agora que você falou que eu parei pra ver... O meu é o 200R, a frente é fechada, não tem aquela tela.

• Curtir 2
Postado

@Arank eu tinha estranhado mesmo, pois tinha visto 2x140mm no site.... e até onde vi, no 300R eu não poderei colocar nenhum fan no fundo do gabinete (até porque minha fonte tem 190mm de carcaça + cabos)....

Eu queria antecipar a compra dos fans (o meu gabinete e a VGA ainda não chegaram !!!) mas acho que vou esperar chegar e fazer o teste com o que eu já tenho em mãos (WC) antes de encomendar os fans...

3 horas atrás, Contiusa disse:

Se ele fosse gastar dinheiro com o Dual-X, melhor gastar em um melhor. Todos eles estão ali na faixa de 50 reais. Falando sério, não vejo muita diferença do Dual-X para o fan stock. E a diferença do AF como intake e exaustor é muito grande. Realmente não vale a pena comprá-lo como exaustor.

Não entendi, tem diferença entre exaustor e intake ? (achei que fosse só virar o lado do fan!!  :huh:)

Postado
24 minutos atrás, edgirardi disse:

Não entendi, tem diferença entre exaustor e intake ? (achei que fosse só virar o lado do fan!!  :huh:)

O fan como intake nos espaços abertos não tem nada na frente impedindo a passagem. Nesse caso, pode ser um fan de air flow, que a Corsair denomina de AF.

Se tiver alguma coisa na frente, como a grelha ou baias de HD, etc, os mais indicados são os de static pressure, que a Corsair denomina de SP. Eles são desenhados especificamente para empurrar o ar com pressão. Um design clássico de SP são os fans com 7 pás largas, como os da Noctua, os SP da Corsair, etc. Você pode ver que os AF geralmente tem várias pás estreitas, finas. O AF140 da Corsair tem 11 pás. Elas foram feitas para movimentar o ar, não dar pressão a ele.

O ideal é escolher fans SP para exaustão e na baia frontal (diante dos HDs) e os AF para intake.

Edit: mas a grelha vai prejudicar o fluxo tanto do SP como do AF, mas o AF vai sentir mais do que o SP, pela falta de pressão.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Contiusa disse:

Sim, concordo que o custo das fans estão mais caras com relação ao que custavam antes.

No entanto, várias fans estão também mais caras como os Sharks e os Vipers.

Por isso, citei para a configuração atual dele não haveria tanta necessidade de se preocupar com fans extras.

Pessoalmente, não posso opinar sobre o Dual-X mas sei que tem pessoas que recomendam por apresentar baixo ruído e por sua boa qualidade de construção.
As fans dessa série possuem também bom apelo visual, no caso de haver interesse por leds.

Com relação as fans AF120, sei que tem suas críticas, mas acredito que no geral suas recomendações sejam favoráveis.

Desculpe, pessoalmente não concordaria com o seu ponto de vista sobre o AF, pois já tive oportunidade de ouvir opiniões favoráveis de um autor de review:

Cougar Vortex HDB & Corsair SP/AF Series fans all use HDB's.

Corsair actually uses a better OEM on their fans, so reliability should be higher.

As for performance metrics; Corsair's fans are more optimized for different scenarios. On a radiator the SP series will perform better. As a case fan, the AF Series would perform better.
Corsair does offer Quiet & Performance edition fans as well.
Postado
10 minutos atrás, EdsonSM disse:

Desculpe, pessoalmente não concordaria com o seu ponto de vista sobre o AF, pois já tive oportunidade de ouvir opiniões favoráveis de um autor de review:

Ele está generalizando - de que os SP são para cooler e AF para gabinete - e falando besteira.

Os fans SP são universalmente indicados por todos os reviews de sites especializados como intakes na baia dos HDs. Ou seja, são case fans também, correto? :) E são mais indicados para a baia dos HDs do que os AF, correto?

Ou seja, eu não leio tudo ao pé da letra. Mas às vezes a gente erra mesmo. Esse lance dos fans é complicado e demora para entender. Agora, se é só para mover o ar sem muita pretensão, pode ser SP, AF, tanto faz. 

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

Se não me engano esse post que achei foi feita por alguém que gostou das fans Cougar e Corsair por conta do visual e tema para o gabinete.

Sim, os SP são mais indicados em locais com maior restrição.
Mas o AF120 pode ser usado também, caso a gaiola do disco tenha apenas 1 HD.

No final, dependeria do que você quer, um design favorecendo o melhor fluxo de ar sacrificando pressão estática ou um design favorecendo a melhor pressão estática com menor fluxo de ar.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...