Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estive pensando em adquirir um Raspberry PI 2 ou um Arduino, porém uma dúvida vem assolando meus dias...

Eu tenho maior interesse no rasp por ser um computador onde poderei realizar outras atividades interessantes mas a intenção inicial era realizar alguns projetos de automação, porém lendo pra lá e pra cá li diversos tópicos que me deixaram em dúvida, li que o arduino seria um pouco mais "parrudo" pra automação. 

A grande dúvida é: Se eu adquirir o Raspberry PI 2 vou ter o mesmo leque de aplicabilidade que teria com o arduino? Tudo o que faria com um arduino consigo fazer com um Rasp?

Postado

@djmano16 ,

Perguntinha meio complicada de responder....

Primeiro, o Raspberry é muito mais poderoso do que um simples Arduíno, ele é composto por um microprocessador potente, ao passo que um Arduíno é composto por um microcontrolador......  Existe muita diferença entre um microprocessador e um microcontrolador. A principal é que o microprocessador é projetado para ser muito rápido, mas não tem mais nada dentro dele, precisa de vários componentes externos, como a memória Ram, a memória EEprom, reguladores de tensão, controladores de barramento, etc. Claro que um Raspberry também é bem mais difícil de se programar, e possui um preço muito superior a um Arduíno.

Segundo, se você pretende fazer automação, sem dúvida o recomendado é usar um hardware baseado em microcontroladores, porque eles possuem embutido vários hardwares adicionais que permitem fazer um montão de coisa muito útil na área de automação. Por exemplo, um microcontrolador moderno como um Atmega328 ( bem, não tão moderno assim porque já tem uns 10 anos de idade kkkk e é usado no Arduíno Uno ) tem memória RAM dentro, tem a memória Flash de programa dentro, tem uma memória EEPROM dentro para salvar dados a serem mantidos mesmo na falta de alimentação, tem vários tipos de interface de comunicação para poder se comunicar com outros periféricos, tem Timers para controle muito preciso de tempo, tem dezenas de interrupções diferentes, ufa .... emfim tudo isto está DENTRO do pequeno microcontrolador !

Terceiro, existe uma grande fartura de projetos com um Arduíno, com códigos distribuídos livremente em mihares de sites na Internet, e centenas de Fóruns de alto nível para você pedir ajuda em seu projeto. Já para um Raspberry, não vai encontrar muitos lugares onde pode pesquisar sobre um programa, nem pessoas experientes na área de automação que usam ele.

Um Arduíno é uma plataforma feita para facilitar você fazer os seus projetos, bastando algumas ligações entre a placa e outros periféricos externos, como relés, sensores, displays, etc. Facilita muito a montagem.

E no futuro, caso você queira montar uma placa com tudo dentro, você vai usar o Atmega328 apenas, que custa menos de 20% da placa do Arduíno.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!