Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, esse é meu primeiro post então já peço desculpas se estou no local errado ou se cometi alguma gafe no post. É o seguinte, tenho usado bastante percloreto de ferro para corroer minhas PCI's, porém agora resta um resíduo de Cobre com Percloreto de Ferro, o qual apenas visualmente já da pra notar que é outra substância, outro sal provavelmente. Gostaria de saber como se dispor desse resíduo das corrosões. 

E também gostaria de saber alternativas ao percloreto, vi um cara usando ácido muriático e água oxigenada em concentrações que eu desconheço, alguém ai poderia me passar outros processos e as vantagens e desvantagens de tal ? 

Obrigado galera!

Postado

Eu uso uma solução de de ácido clorídrico e peróxido de hidrogênio, a parte boa da solução é que ela não gasta como acontece com o perclorato, quando você terminou de usar é só colocar mais um pouquinho de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e o cobre vai se depositar no fundo como metal, ai você vai usando...

Na época que eu fiz a solução usei o laboratório do colégio, que foi onde eu consegui ácido clorídrico, se não me engano foram duas partes de peróxido de hidrogênio para uma parte de  ácido-  PELO AMOR DE JESUS CRISTO SE VOCÊ FOR FAZER SEMPRE COLOCA O PERÓXIDO ANTES DO ÁCIDO NA VASILHA, QUE TEM QUE SER DE VIDRO OU PLÁSTICO, NADA DE METAL... depois eu aumentei a proporção para meio a meio .... Tem que guardar no escuro a solução, não pode ser exposta a luz do sol... 

Tudo isso foi inspirado neste instructable http://www.instructables.com/id/Stop-using-Ferric-Chloride-etchant!--A-better-etc/?ALLSTEPS

DSC_0091.thumb.JPG.85206e597644c8254a34e

Essa parte escura no fundo é cobre metálico em pó, que saiu da placa corroída....

A solução é perigosa sim, é um ácido muito forte, capaz de derreter concreto se você~e derramar, então o manuseio é feito sempre com luvas cirúrgicas (aquelas de latex) a placa depois de corroída tem que lavar com água e sabão para neutralizar o ácido...

Postado

Uso o percloreto de ferro.

A mistura de ácido muriático e água oxigenada é bem mais cara. A água oxigenada é bem cara, principalmente em maiores concentrações que 20 volumes.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Sim o preço realmente fica mais salgado, mas particularmente gosto mais da mistura, uma vez que não faz tanta sujeira quando o perclorato, eu uso água oxigenada de farmácia 10 volumes mesmo..

Postado

É então, estou procurando alternativas, mesmo que mais caras ao percloreto. Por exemplo, essa sua mistura, onde consigo o acido clorídrico ? E como faço para lidar com esse resíduo ? Qual o descarte correto quando não quiser mais usar. E a respeito do que falei do percloreto, o que faço com o resíduo da corrosão ?

Postado

O ácido você consegue em lojas especializadas na venda de químicos, pesquise no google por vendedores de ácido clorídrico ou muriático (são basicamente a mesma coisa) na sua região, tenho certeza que você vai achar com facilidade em qualquer cidade de tamanho considerável...

O descarte é basicamente neutralizar o ácido, adicionando uma base forte como hidróxido de sódio (famosa soda caustica) à solução você vai fazer com que uma reação ocorra que vai transformar, ambos ácido e base, em sal de cozinha e água... a água oxigenada degrada naturalmente em H2O quando exposta ao sol.... depois da reação com a base misture com bastante água e ai já é seguro descartar pelo ralo de casa mesmo. a reação que ocorre é esta:

HCl + NaOH ===> NaCl + H2O (NaCl é sal de cozinha comum)

A reação com a base é extremamente exotérmica e pode até mesmo quebrar vidro com o calor, então é bom ir largando a soda cáustica aos poucos no ácido para que a reação não ocorra tão rápido, é bom que você esteja usando óculos de proteção, luvas e um avental quando for fazer isso também, e tente não respirar a fumaça... 

Daria simplesmente para diluir o ácido em água e joga-lo pelo ralo... depois de bem diluído ele é inofensivo... mas o melhor jeito é o que eu te descrevi acima...

O percloreto não sei o que fazer por que nunca usei o suficiente para ter que jogar fora...

Postado

eu uso acido muriatico e agua oxigenada 200 volumes! corroe em 3 minutos!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...