Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe liga, não aparece imagem e não dá beep mesmo sem memória


Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware, acompanho algumas postagens aqui no site há uns 5 anos mais ou menos, porque até então nunca precisei fazer nenhum tipo de pergunta sendo que aqui mesmo eu encontrava através dos filtros de pesquisa do Google.

 

Enfim, estou com várias placas mães de desktops que apresentam exatamente o mesmo problema, ligam, não aparece video, não dá beep mesmo sem memória.

 

Antes de perguntar aqui, resolvi ler alguns tópicos fixados aqui, porém realizei os testes citados no tópico e mesmo assim não resolveu. Com isso, vou listar todos os procedimentos que realizei pela minha ordem, vamos lá:

*Obs, o speaker/buzzer funciona.

 

• Ao ver que a placa-mãe não dava video, retirei as memórias e coloquei uma memória de teste. Sem sucesso;

• Limpei os slots de memória com pincel e álcool isopropílico, sequei com estação de ar quente e coloquei a memória de teste. Sem sucesso;

• Resetei a BIOS pelo Jumper. Sem sucesso;

• Testei a bateria, passa 3v;

• Removi a placa-mãe do gabinete, limpei com pincel anti estático, testei com apenas memória e processador. Sem sucesso;

• Retirei o processador do socket para verificar se havia alguma "lâmina" do socket torta ou suja, estava tudo ok, portanto, coloquei outro processador de teste. Sem sucesso;

• Testei o circuito de 12v da alimentação do processador, está tudo ok (negativo conduz com negativo, positivo conduz com positivo, negativo não conduz com positivo);

• Fiz o teste do reset do Super I/O;

• Realizei o procedimento de curto de hardman. Sem sucesso;

• Lavei a placa-mãe com água corrente, deixei secando no sol por mais ou menos 5 horas. Sem sucesso.

 

Vou ressaltar aqui, que, segundo o cliente, todos os computadores funcionavam normalmente, e após ficarem um ou dois meses guardados num canto, todos apresentaram o mesmo problema.

 

Agora não sei quais são os procedimentos à realizar, porque acredito que fiz tudo corretamente, e já era pelo menos para dar bip de falta de memória, mas nem isso acontece.

 

Preciso de umas dicas, tenho algumas ferramentas para realizar testes, não tenho conhecimento em eletrônica, mas se me explicar de modo básico que não seja tão difícil eu aprendo rápido.

 

Desde já agradeço, obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

Lavou a placa com água corrente? MITO. 

Isso tá com cara de curto estático... pode enterrar que já era. 

 

Sim, larguei mão do álcool isopropílico.

 

Mas será o possível que o cliente vai perder todos os computadores por "besteira"?

Não há nenhum outro procedimento para resolver esse problema??

 

Uma coisa que esqueci de mencionar, é que mesmo após o curto de hardman, lavar com água corrente, ela dá um certo "choque" onde quer que eu encoste, seja no aterramento e até mesmo nos pinos de Power SW da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

Lavou a placa com água corrente? MITO. 

Isso tá com cara de curto estático... pode enterrar que já era. 

Boa tarde

 

Não é mito não aqui no meu serviço tem vários computadores e máquinas CNC que utilizam computador e nem sempre o ambiente é apropriado, lugar muito tempo, névoa de produtos químicos e sempre uma máquina ou outras tenho que desmontar fazer uma limpeza com ar comprimido, uma borracha, etc.

Uns tempo atrás a aproximadamente 2 anos uma máquina que não dava 2 meses dava problema e era só desmontar limpar que voltava a funciona, um dia sem ter mais ideia resolvi desmontar pegar um pincel com sabão e taquei na água rsrsrs.

É claro que removi a bateria e sequei-a por aproximadamente 45 minutos cada componente com soprador térmico, mais isso você só deve fazer quando a maquina está condenada e você não tem mais nada para fazer. Fiquei com muito receio porque o computador da máquina não é um computador normal que você vai em qualquer loja, é algo que se der zica para comprar novo fica caro rsrsrsr; bom depois que secou tudo a máquina ficou com cara de nova montei e nunca mais deu problema e isso já fazem uns 2 anos.

Já lavei MB, já coloquei no forno e já recuperei muita MB.

Mais para ajudar nosso amigo autor do tópico para você saber se uma placa mães esta viva é só ligar ela na fonte, colocar um buzzer se não tive memória não tem problema o importante é esses três itens, você ligou a MB e suou algum bip quer dizer que a MB esta viva.

 

Abs Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Boa tarde

 

Não é mito não aqui no meu serviço tem vários computadores e máquinas CNC que utilizam computador e nem sempre o ambiente é apropriado, lugar muito tempo, névoa de produtos químicos e sempre uma máquina ou outras tenho que desmontar fazer uma limpeza com ar comprimido, uma borracha, etc.

Uns tempo atrás a aproximadamente 2 anos uma máquina que não dava 2 meses dava problema e era só desmontar limpar que voltava a funciona, um dia sem ter mais ideia resolvi desmontar pegar um pincel com sabão e taquei na água rsrsrs.

É claro que removi a bateria e sequei-a por aproximadamente 45 minutos cada componente com soprador térmico, mais isso você só deve fazer quando a maquina está condenada e você não tem mais nada para fazer. Fiquei com muito receio porque o computador da máquina não é um computador normal que você vai em qualquer loja, é algo que se der zica para comprar novo fica caro rsrsrsr; bom depois que secou tudo a máquina ficou com cara de nova montei e nunca mais deu problema e isso já fazem uns 2 anos.

Já lavei MB, já coloquei no forno e já recuperei muita MB.

 

Abs Edvaldo

 

Eu iria colocar no forno se não estivesse fazendo sol.

Sinceramente não tive nenhum receio, uma vez que a placa já está aparentemente condenada, mas agora ela parece nova, porém está como antes, liga, não dá imagem, não beepa falta de memória... Tá complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Leticia Lucas Paim disse:

Eu iria colocar no forno se não estivesse fazendo sol.

Sinceramente não tive nenhum receio, uma vez que a placa já está aparentemente condenada, mas agora ela parece nova, porém está como antes, liga, não dá imagem, não beepa falta de memória... Tá complicado.

Como tinha falado (é que editei o tópico e você não viu) MB não deu bit pode dar PT, o bit é a unica maneira de saber se a MB está viva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Leticia Lucas Paim disse:

 

Sinceramente não sei mais o que fazer, acho que vai virar sucata.

Mais isso é relevante em alguns casos, estou com uma MB muito boa ela da bit que acusa falta de memória; você pode por a memória que quiser que ela não da vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

 

5 horas atrás, Rodrigo_Sobrinho disse:

Banho de álcool isopropílico é um procedimento técnico... água corrente é mito... mas como você falou, se tá condenada pode tentar...

 

 

Álcool Isopropílico já não resolve nada mais... 

Vou esperar e testar amanhã, aí posto o resultado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2016 às 15:56, Rodrigo_Sobrinho disse:

Uma vez, com uma placa-mãe 775 perdida com o mesmo sintoma executei o curto de hardman e a mesma voltou a funcionar por alguns meses... mas esse procedimento só funciona se o defeito for em capacitores até onde eu sei...

 

Já fiz até isso, sem sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...