Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão placa-mãe


Posts recomendados

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Então ajusta para o clock máximo de 100% no painel de controle do Windows e tenta reduzir um pouco o clock no setup do BIOS/UEFI e então faz o teste do AIDA 64.

 

Talvez teu Windows não esteja conseguindo por ser um multicore.

 

 

 

Não achei na bios, procurei por tudo, n consegui...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa encontrar no BIOS/UEFI essa regulagem pois ela está lá como " frequency " em MHZ e como " multiplier " ( multiplicador ) senão terá que comprar outro cooler mais potente em dissipação térmica.

 

Ou então chamar um técnico ou pessoa mais experiente para ver se descobre porque a rotação do cooler não aumenta ao subir a temperatura estando o Cool n' Qiuet no setup ativado.

 

Pode ser também que esse teu cooler do processador já esteja na rotação máxima dele por ser cooler box só aceitando rotações menores.

 

Você mexeu em algo no setup que estava como turbo mudando para máximo. Eu imagino que isso seja um overclock padrão do processador da Intel fazendo-o esquentar mais ainda ( deixe-o em normal ou coisa parecida e rode o AIDA ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Você precisa encontrar no BIOS/UEFI essa regulagem pois ela está lá como " frequency " em MHZ e como " multiplier " ( multiplicador ) senão terá que comprar outro cooler mais potente em dissipação térmica.

 

Ou então chamar um técnico ou pessoa mais experiente para ver se descobre porque a rotação do cooler não aumenta ao subir a temperatura estando o Cool n' Qiuet no setup ativado.

 

Pode ser também que esse teu cooler do processador já esteja na rotação máxima dele por ser cooler box só aceitando rotações menores.

 

Você mexeu em algo no setup que estava como turbo mudando para máximo. Eu imagino que isso seja um overclock padrão do processador da Intel fazendo-o esquentar mais ainda ( deixe-o em normal ou coisa parecida e rode o AIDA ).

 

O que eu mudei de Turbo para Máximo foi a rotação do cooler, para tentar aumentar a velocidade dele pelo SpeedFan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, o problema se repetiu duas vezes, na última, a placa de vídeo mostrou uma mensagem parecida com isso: "O Driver de vídeo se recuperou de um problema inesperado no Kernel...".

 

Isso indica que é falta de energia, certo? 

 

Procurei na agenda de eventos, olha os problemas de nível crítico que ocorreram, há dois do dia de hoje (07/03), ambos avisando sobre o kernel, que foi falta de energia ou algo similar.

 

Problema na fonte?

 

Ps.: Se a discussão pode ser feita nesse fórum, então ok, senão pode fechar que eu crio no fórum correto!

dddddd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ser várias coisas mas você precisa resolver essa questão da temperatura alta do processador que chega a 80ºC.

 

Talvez seja essa temperatura que está causando esse tipo de problema.

 

Examina com calma o setup do BIOS e procura por Cool n' Quiet aonde tem as rotaçõesdos ventiladores e veja se está ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Q-Fan Control clica em " Energy saving " e vê como se comporta a rotação do cooler do processador ( se acelera ou não quando o PC for exigido com o AIDA ).

 

Esse modo turbo da tela é o over do fabricante da placa fazendo a CPU aquecer mais mas aumentando o desempenho do processador também.

 

Ainda em Q-Fan Control, clica na ventoinha vermelha pra ver se aumenta a rotação do cooler do processador. Pode experimentar também clicando em Quiet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Em Q-Fan Control clica em " Energy saving " e vê como se comporta a rotação do cooler do processador ( se acelera ou não quando o PC for exigido com o AIDA ).

 

Esse modo turbo da tela é o over do fabricante da placa fazendo a CPU aquecer mais mas aumentando o desempenho do processador também.

 

Ainda em Q-Fan Control, clica na ventoinha vermelha pra ver se aumenta a rotação do cooler do processador. Pode experimentar também clicando em Quiet.

N tem como clicar, ele somente mostra o gráfico, de acordo com a opção que escolher ao lado, do silencionso ao turbo.

 

Na ultima imagem sim, o modo turbo do processador ta desativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um teste das memórias com o testador que o Windows oferece no menu iniciar em ferramentas administrativas.

 

Pode ser problema com o driver dessa placa de vídeo precisando ser removido e reinstalado ou trocado por outra versão mas pode ser também a própria placa.

 

Isso acontece com todos os jogos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta acontecendo com somente um, não sei porque. O teste de memórias já foi feito, não acusou nada. Meu irmão tem um pc igual o meu, e ontem esse problema começo no dele, igualzinho...

 

Eu atualizei ontem o driver pra ver se daria um jeito, depois que vi que era problema no kernel de energia, mas nada resolvido, essa VGA deve ter mais de 3 anos, é meio antiga, mas nunca vi um componente se esgotar tão rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então já é diferente.

 

Deve ser o driver da placa de vídeo. Testa uma versão mais antiga mas antes de instalar tenta remover os possíveis restos do driver anterior usando o gratuito Driver Sweeper por exemplo ou outro limpador mais atual.

 

Tua placa de vídeo nem é tão antiga assim e tua fonte é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tem casos que a reinstalação do sistema não resolveu mas tem outros que sim.

 

Faz assim, desinstala o driver atual e usa o Drive Sweeper em modo de segurança para verificar se tem algum resto que ficou e remove. Depois instala uma versão do driver mais antiga e testa o jogo. Se continuar, faz todo o procedimento de novo e instala a versão mais atual e testa o jogo.

 

Infelizmente não tem outro jeito que não seja o de fazer testes até resolver se resolver.

 

Já teve alguém que descobriu uma incompatibilidade entre o driver da placa de vídeo e o do vídeo do processador que lhe causava problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tava pensando aqui: Se o computador se desliga/reinicia quando eu abro o jogo, ou seja, quando eu exigo que a placa de vídeo aumente seu desempenho, ela teria que se desligar quando eu uso um programa de stress também, porque do mesmo jeito que o jogo, o programa estaria exigindo maior desempenho, maior energia etc. Correto?

 

Edit: Infelizmente o problema ocorre com outros jogos, acabou de ocorrer novamente em outro jogo, não sei mais o que fazer! Não da pra entender, quando aconteceu isso, estava somente com o jogo aberto. Ai reiniciar, rodei o programa OCCT pra estressar a GPU e ainda abri o jogo, joguei normal por 30 min, não aconteceu nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!