Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler gira, más processador não esquenta e não da vídeo


Posts recomendados

Olá galera, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum...

Estou com um grande problema. Peguei um notebook de um amigo já faz 1 semana, primeiramente éra só formatar e trocar o teclado
máaas.... Depois que abri ele para trocar o teclado simplesmente ele começou a apresentar o seguinte problema.

Não dá vídeo
Processador não esquenta
Más o cooler gira normalmente


o que poderia ser ? Pois tenho que devolver ao meu amigo esse B.O !

Memoria não é pois tenho outra para testar, e pelo fato de o processador não esquentar e o cooler girar, to achando que é algum mosfet;
Más primeiramente antes de levar em um tecnico especializado, vim qui no forum. Pois sei que aqui todos são muito bem estudados !

ALGUMA SOLUÇÃO OU OPNIÃO ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo!

 

Não tenho conhecimentos muito avançados em questão da parte técnica de notebooks mas tinha minhas suspeitas de que isso era solda da BGA. Com uma pequena pesquisa, achei essa afirmação no fórum da HP:

 

"...ou seja quando ele não esta funcionando ele não pisca o led, fica apenas aceso, e o processador não vai esquentar, pode-se remover o cooler e colocar o dedo sobre o processador, assim você vai ver que o mesmo não vai esquentar ou vai esquentar muito pouco. Desta forma concluímos que o problema é 100% Solda BGA."

 

Acredito ser o seu caso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago sehn

 

Na verdade a série DV 6000 da HP com os AMD foram os que tiverem mais problemas, por isso o destaque pra AMD, mas isso não tem nada a ver com AMD ou Intel, nesse caso, o projeto de refrigeração da série DV 6000 foi porcamente realizado pela HP.

 

Mas esse é um problema bem comum e pode acontecer com qualquer notebook, seja Intel ou AMD com chipset de video soldado na placa-mãe, principalmente se o notebook já tem anos de uso e tem histórico de esquentar muito. Esses dias estava numa assistência de notebook pra arrumar o meu (outro problema), vi um notebook gamer da Alienware, aqueles super preparados e refrigerados e o problema era exatamente esse, solda do BGA, então nenhum notebook está insento do problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Narak13 disse:

@Thiago sehn

 

Na verdade a série DV 6000 da HP com os AMD foram os que tiverem mais problemas, por isso o destaque pra AMD, mas isso não tem nada a ver com AMD ou Intel, nesse caso, o projeto de refrigeração da série DV 6000 foi porcamente realizado pela HP.

 

Mas esse é um problema bem comum e pode acontecer com qualquer notebook, seja Intel ou AMD com chipset de video soldado na placa-mãe, principalmente se o notebook já tem anos de uso e tem histórico de esquentar muito. Esses dias estava numa assistência de notebook pra arrumar o meu (outro problema), vi um notebook gamer da Alienware, aqueles super preparados e refrigerados e o problema era exatamente esse, solda do BGA, então nenhum notebook está insento do problema.



Fiz um teste, embrulhei em um papel alumínio, deixei por meia hora. Agora fui ligar ele piscou ... tela branca. E após isso desligou, Fez isso 3 vezes. Agora voltou ao normal como estava antes. só acende o led e processador para. e nao esquenta o processador ! To penando . Acho que vou tentar fazer um Reflow para ver. possivelmente se for solda bga ele vai ligar não é !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago sehn

 

Bem provavelmente, se no Reflow não ligar aí provavelmente só no Reballing.

 

Você pode até tentar verificar coisas como cabo flat ou o inverter mas quando o processador não esquenta junto geralmente é o BGA mesmo.

 

Edit: Só pra confirmar uma coisa: O led só fica aceso né? não pisca nem nada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Vou fazer o possível para solucionar esse problema sem levar em um técnico especializado.
Uma pergunta ! .. Toda vez que eu desmontar o cooler devo trocar a pasta térmica ?

Se sim estou ferrado, Não tenho pasta térmica ... Tenho que comprar uma !
Será que o problema poderia ser a pasta térmica que está velha ou seca ? 
o BGA tem que fazer contato totalmente com o cooler ?


Desde já agradeço pela ajuda ! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago sehn

 

Se o chip de vídeo tem um cooler ou apenas um dissipador por cima, tem que fazer contato direto com o dissipador, na verdade, com a pasta termica no meio deles hehe.

 

Sim, a troca da pasta térmica é recomendada quando for desmontar o cooler.

 

Tome cuidado com o Reflow, se não controlar a temperatura bem, pode ocasionar bolhas no chip, isso supondo que você usará estação de ar quente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Narak13 disse:

@Thiago sehn

 

Se o chip de vídeo tem um cooler ou apenas um dissipador por cima, tem que fazer contato direto com o dissipador, na verdade, com a pasta termica no meio deles hehe.

 

Sim, a troca da pasta térmica é recomendada quando for desmontar o cooler.

 

Tome cuidado com o Reflow, se não controlar a temperatura bem, pode ocasionar bolhas no chip, isso supondo que você usará estação de ar quente.



Primeiramente vou comprar a pasta térmica, Caso não solucione meu problema. Ai farei o reflow !
Vou usar um secador de cabelo da minha mulher que é mais fácil, hehe... E menos complicado para quem não tem
experiencia com estação de ar quente.
Ah. E outra ... Percebi que o dissipador não está totalmente em contato com o BGA, Possivelmente é este meu problema.
Ele fica coisa de 1 milimetro para encostar no BGA, Então se o BGA não encosta no dissipador ele não vai esquentar o processador e muito menos subir o vídeo não é ! 

Estou indo comprar a pasta térmica. Obrigado pela ajuda !
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!