Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Formatei o meu computador e agora gostaria de particionar o HD. Possuo um HD de um TB, gostaria de deixar cerca de 200GB pro sistema + programa e o resto para jogos, filmes e etc.
porém só estou conseguindo diminuir o volume pela metade. Como posso corrigir isso?

Um detalhe é que antes meu HD já era particionado assim, fui formatar o PC, com a intenção de apagar apenas a parte do sistema, e fui obrigado a apagar o HD inteiro devido a um erro "0x8004242d" que me impedia de formatar a partição do sistema. Tive que usar alguns comandos para limpar o HD em após isso converter ele em gpt, imagino que isso possa ter algo a ver.

Outra coisa, sempre formatei apenas a partição do sistema e deixava a outra. porém, como disse, tive um problema dessa vez. Como faço para isso não ocorrer novamente? Caso tenha feito algo errado (Como converter para gpt) prefiro formatar de novo agora antes de encher o computador de arquivos.

Sem título.png

Postado

Consegui diminuir o volume da partição com o "EaseUS Partition Master" e depois realocar com o próprio gerenciamento de disco. Deixei 215gb para sistema e 715gb para o resto.

Mas a pergunta é, de todas as vezes que formatei o PC nunca precisei fazer algo assim para particionar, ou então formatar o hd por cmd e colocar aquele "convert to gpt" no final. Até dei jeito de resolver isso, mas tem algo que possa estar errado?

E como se que da próxima vez em que for formatar o PC vou conseguir formatar apenas a partição do sistema?

Postado

Sim, o padrão é o Windows se instalar na partição que voce selecionar, a não ser que ocorra erro e ai sim terá que refazer o particionamento do disco.

O particionamento(Formato da Tabela de Partições) está vinculado ao modo de configuração da placa-mãe:
-Modo apenas Legacy(BIOS): Formato MBR no disco.
-Modo apenas UEFI: Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.
-Modo CSM(Compatível aos dois): Pode ser Formato MBR ou Formato GPT no disco.

A Tabela de Partições tem dois formatos:
-Formato MBR(antigo):Permite 4 partições primárias ou 3 primárias e 1 estendida e dentro da estendida várias lógicas. Não aceita partições/discos acima de 2TB. 
-Formato GPT(mais atual):Permite mais de 120 partições primárias e não aceita partição estendida. Aceita partições/discos acima de 2TB.

Para ver mais detalhes sobre particionamento e como controlar a criação de partições, veja neste link abaixo:
http://postsinfo.blogspot.com.br/2016/02/instalacao-do-windows-e.html

Outro detalhe, quando voce usa o Formato GPT no disco terá que usar um pendrive preparado para 'Partição GPT para UEFI'.
Para preparar um pendrive neste modo use o programa Rufus, veja neste link abaixo, é a segunda opção:
http://postsinfo.blogspot.com.br/2016/02/criar-usb-bootavel-com-o-rufus.html

Postado

Bom, meio que já resolvi o problema. Como queria começar a baixar logo as minhas coisas resolvi fazer o teste e tentar formatar o computador novamente. Deixei um jogo na partição de 715gb e dessa vez não precisei formata-la na, apenas a do sistema. Então aparentemente esta tudo ok.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!