Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Entre as 10 máquinas, é a única que causa isso, por padrão a melhor resolução é 1360x768, mas num belo dia ele começou a setar 1024x768, e mesmo eu reconfigurando, toda vez que eu reinicio ele retorna a 1024x768.

O interessante é que eu precisei remover essa placa-mãe do PC10 para outro gabinete PC9, ou seja, outro HD que tem o mesmo sistema, e os mesmos periféricos, e o problema acompanhou a placa, ou seja, essa outra máquina PC9 acontece a mesma coisa da resolução mudar sozinha que tinha no PC10, o que dá a entender que não era um bug do sistema onde estava o PC10.

Alguém sabe como eliminar esse problema? É sabido que não adianta formatar.

Postado

@SimPos Qual driver de vídeo você está usando?

A primeira coisa que eu faria pra mudar a resolução permanentemente é:

lspci | grep VGA

Isso deverá dizer qual a sua VGA. No meu caso, é "R9 270X".

Depois, basta usar o xrandr para ver qual monitor está em uso.

xrandr

No meu caso, é o Display0.

Como eu já sei que o monitor também é chamado "Monitor0", basta criar tal configuração em "/etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf":

Section "Monitor"
    Identifier             "Monitor0"
EndSection

Section "Device"
    Identifier             "Radeon R9 270X"
    Driver                 "radeon"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier             "Screen0"
    Device                 "Radeon R9 270X"
    Monitor                "Monitor0"
    DefaultDepth           24
    SubSection             "Display"
        Depth              24
        Modes              "1152x864" "1600x1200" "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
    EndSubSection
EndSection

Arrume tal configuração para saber qual driver e resolução usar. Minha placa é da AMD, então ela usa o xf86-video-ati, e o nome do driver é "radeon". Procure no Google o modelo da sua placa de vídeo e veja qual driver ela deve usar.

Depois de salvar a configuração acima, o computador vai reiniciar sempre na primeira resolução especificada na linha "Modes".

Postado

@AmarildoJr Seguindo seus procedimentos, parei no xrandr, pois o comando continua dando: Can't open display: 0.0

Já o modelo da placa de vídeo é onboard, vou descrever a mensagem: 

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)

03:01.0 Non-VGA unclassified device: Device d79f:fffd

Postado

@AmarildoJr Olá amigo, eu encontrei um semelhante, com ".failsafe" no arquivo, coloquei um print com ele aberto para você ver.

Sobre ver algum driver instalado não compreendi sobre a lista de comandos.

imagem6.png

Postado

@AmarildoJr Posso, um momento.

@AmarildoJr Saiu um pouquinho de formatação talvez, abri com wordpad, lembrando que é do arquivo xorg.conf.failsave, se necessário tenho mais 9 máquinas aqui com o mesmo sistema só que sem bug, deve ter os mesmos arquivos.

Section "Device"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Driver        "fbdev"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier    "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Monitor        "Configured Monitor"
    Device        "Configured Video Device"
EndSection

• Curtir 1
Postado

@SimPos Crie um novo arquivo chamado "xorg.conf" e cole o seguinte:

Section "Device"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Driver        "fbdev"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier    "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Monitor        "Configured Monitor"
    Device        "Configured Video Device"
        Depth              24
        Modes              "1360x768"
    EndSubSection
EndSection

Reinicie para ver se a resolução certa (1360x768) foi carregada.

Postado

@SimPos O formato está embutido no que eu falei antes = .conf (arquivo de configuração). Se você salvar como "xorg.conf" (sem as aspas) já está salvando como um arquivo de configuração chamado "xorg" :) É como se fosse um arquivo chamado "casa.txt", você sabe que é um arquivo de texto chamado casa.

Salve como quiser, desde que esteja correto como colei acima e tenha extensão .conf

Postado

@AmarildoJr Bom parece que não funcionou, continua em 1024x768, então eu iria forçar indo manualmente nas configurações de vídeos e tentar reiniciar, mas agora só existe a opção 1024x768, sumiu o resto das resoluções :tw_cold_sweat:

resolu.png

Postado

Você sabe dizer se todos os outros computadores possuem o mesmo arquivo (xorg.conf.failsafe) e com o mesmo conteúdo daquele que você colou aqui?

@SimPos Se as outras resoluções sumiram basta adicionar elas ao arquivo que te forneci. Assim:

Depth              24
        Modes              "1360x768" "RESOLUCAO2" "RESOLUCAO3" "ETC"
    EndSubSection
Postado

@AmarildoJr Nas outras máquinas, xorg.conf.failsafe não existe, porém o xorg.conf também não existe, os demais arquivos e pastas existem no x11, quer que exclua os dois xorg?

o arquivo default-display também é igual, possui apenas uma linha /usr/bin/kdm

Postado

@SimPos Não, não exclua, apenas adicione ".bak" a todas as configurações da pasta X11 que não existirem nas outras máquinas. Exemplo: "xorg.conf.failsafe" você renomeia para "xorg.conf.failsafe.bak".

Os arquivos DA MAQUINA QUE DA PROBLEMA, chamados "rgb.txt", "Xsession.options", "Xwrapper.config", "Xreset", "Xsession", e "default-display" não existem nas outras máquinas?

Tudo que não existir nas outras máquinas você adiciona ".bak" ao final do nome/extensão.

Postado

@AmarildoJr Os arquivos o rgb.txt, xsession etc... todos esses existem na máquina problema e na boa, os que não existem é os dois xorg nas máquinas boas.

Então farei o .bak nos dois xorg da máquina problema, um minuto.

• Curtir 1
Postado

@SimPos Não esqueça de reiniciar após renomear eles.

Postes tentar fazer logoff e depois login. Nas máquinas atuais isso é suficiente para o Xorg reiniciar (sem precisar reiniciar a máquina) e recarregar as configurações (que agora não eixstem mais).

Postado

@AmarildoJr Bom, as resoluções voltaram, mas ele voltou para 1024 novamente, então setei 1360, reiniciei de novo, e voltou para 1024 também.

Lembrando que os dois xorg estão com .bak (ícone de lixeira), quer que eu tire apenas o seu xorg.conf e deixe o failsave no bak?

Postado

Ótimo. Pra mim, aqui no KDE5 (e no KDE4 também, o seu deve ser o 3), se eu salvar a resolução pelo KDE -> Configurações de Sistema - Monitor, e reiniciar, a resolução AO LOGAR vai ser aquela que eu salvei.

Então veja se deu certo.

Ai se der certo podemos tentar fazer isso para os demais usuários, se houver. Basta editar aquele arquivo xorg.conf para algo assim:

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Monitor        "Configured Monitor"
    Device        "Configured Video Device"
        Depth              24
        Modes              "1360x768"
    EndSubSection
EndSection
Postado

@AmarildoJr Bom, as resoluções foram anuladas novamente :P ficou apenas a 1024 de novo, dessa vez, com o seu xorg.conf, porém, na abertura do sistema, acusa um erro:

Athentication error

Somebody (IP:127.0.0.1) tried to access this computer but could not athenticate itself sucessfully!

Mas é só dar ok que ele some.

Não sei se foi proposital, mas esse seu xorg acima está menor que o primeiro que você colou, faltou o Device e Monitor.

Postado

@SimPos Mas antes de testar com meu xorg, você testou com a configuração pelo KDE? Digo, deixe todos os xorg com a extensão .bak, configure o monitor pelo KDE como 1360 pixels, e reinicie.

Pelo visto não precisa da configuração do xorg, e essa configuração que estamos trabalhando (a minha e a sua) possui algo inválido, pode ser o driver, ou a identificação do monitor. Mas jáque você quer que essa máquina se comporte como as outras, deixe como as outras, sem as configurações xorg (somente configurado pelo KDE).

Postado

@AmarildoJr Então isso que você sugeriu agora, eu tinha tentado e diagnosticado umas 4 postagens atrás :)

Eu coloquei .bak nos dois xorg, as resoluções voltaram, setei 1360 e reiniciei, mas o 1024 setou sozinho no reinicio.

E agora no presente momento, está com o .bak no xorg.conf.failsafe.bak, e o seu xorg.conf sem bak, ele causou a mesma coisa que o failsafe, porém com essa janela de erro no iniciamento do sistema.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...