Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com uma dúvida referente ao meu estágio.

Seguinte, explicando a situação primeiramente: 

Sou estagiário num laboratório em uma universidade, o qual possui uma sub-rede interna, dependente da rede geral da universidade. O problema é que como é uma sub-rede, todos os problemas referentes a instalação e mudança de pontos de rede é feito pela SeTIC (órgao que administra a rede na universidade), por meio de chamados. Porém, quando há a necessidade de criar novos pontos de rede aqui no laboratório, eles ficam enrolando e nunca vêm atender a solicitação.

Sendo assim, precisei buscar uma alternativa para facilitar quando fossem necessários mais pontos em uma sala: Utilizar um pequeno Hub de 8 portas na sala, conectando o ponto da parede (que vem dos switches do nosso hack de redes) no hub, e distribuindo para os computadores da sala. Isso até hoje estava funcionando bem, porém começaram a ocorrer alguns problemas recentemente, onde alguns computadores que utilizam o hub em uma das salas não conseguem identificar a rede. Nem mesmo forçando a configuração manual de IPs, DNS e etc.

A dúvida é a seguinte, esse procedimento que fiz, é viável ou é o que está gerando estes problemas de falha na identificação da rede por parte de alguns computadores?

Se puderem me ajudar, pois já não sei mais o que fazer ou a quem recorrer, visto que o órgão responsável pela rede da universidade não atende aos chamados.

Grato desde já.

Postado

Primeiramente, obrigado pela resposta Ricardo.

Nas salas em que eram necessários mais pontos, usei um HUB de 8 portas 10/100mbps da TPLink. E sim, a rede aqui é DHCP, ditada pela SeTIC, nesta faixa de IPs:

O DHCP distribui IPs na faixa de 150.162.13.30 até 150.162.13.215.

Fora desta faixa, são IPs gerenciados aqui mesmo no INEP (local onde trabalho), para servidores, impressoras, etc.

Postado

@Ricardov Pois é. Deve ser algo desse tipo então. Acabei de tentar solucionar o problema em um PC agora, que nem conectado em HUB está, e deu o problema de não conseguir identificar a rede. O pessoal de uma das salas onde está um HUB também comentou que parece que só o primeiro computador que é ligado que consegue se conectar a internet, os demais continua esse problema de não identificar a rede. Com esses sintomas, dá para constatar algo?

Postado

Parece ser mesmo alguma coisa com o DHCP. Talvez precise de uma faixa maior. Teria que ver no gerenciamento do DHCP quantos IP estão registrados. Se toda a faixa estiver ocupada é falta de IP mesmo. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...