Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
cristianorp

Montando Rede Wireless 802.11b

Recommended Posts

Como montar uma rede sem fio padrão 802.11b

Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.

O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar.

Configuração do Windows

Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.

Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar.

Acesso à internet

Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.

Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet.

Proteção contra intrusos

Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem. Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro. Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou Tentando Configurar Uma Rede Ponto A Ponto Com O Servidor Ligado No Speedy Win Xp E O Cliente Win98, Mas Quando Eu PeÇo Pra Instalar O Internet Connection Sharing No Painel De Controle Do 98...aparece A Seguinte Mensagem:

! A ConfiguraÇÃo De Sua Rede NÃo Foi Concluida, Instale Seu Hardware De Rede.... Estranho porque A Placa De Rede EstÁ Instalada Normal.....alguem Pode Me Ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×