Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, boa tarde! 

Há alguns dias, recebi uma carga de energia aqui em casa que simplesmente fritou a placa de vídeo do meu Bumblebee - uma HD7870m. 

Procurei em diversos sites e não encontrei nenhum que venda essa placa para a troca, seja nova ou usada. Estou com o c* na mão de comprar em algum site americano devido ao atual valor do dólar e medo de dar sinal vermelho na Receita...

Vocês saberiam me indicar onde posso conseguir outra placa de vídeo dessas? Qualquer ajuda seria MUITO válida, meu notebook é utilizado tanto para trabalho como lazer e estou sem qualquer meio de utilização, haja vista que ele só tem a offboard, não tem onboard..

Abraço!

Postado
29 minutos atrás, RS Faria disse:

@Knuckledust

Uma pergunta: essa "placa de vídeo" é uma placa mesmo ou é o chip gráfico soldado à placa-mãe?

Amigo, não tenho muita certeza. O note está em uma assistência, e mandaram a foto dos circuitos queimados da gpu.

Postado

@Knuckledust

O problema é que não é todo notebook, que usa uma placa de vídeo separada, como um desktop.. Seria algo assim, eu acredito

module_example_01.jpg

É literalmente, uma placa.. A maioria, ou usa o vídeo onboard ou esse conjunto já vem soldado diretamente à placa-mãe.. Veja com a assistência, qual é a situação..

Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

@Knuckledust

O problema é que não é todo notebook, que usa uma placa de vídeo separada, como um desktop.. Seria algo assim, eu acredito

module_example_01.jpg

É literalmente, uma placa.. A maioria, ou usa o vídeo onboard ou esse conjunto já vem soldado diretamente à placa-mãe.. Veja com a assistência, qual é a situação..

Amigo, acabei de voltar da assistência e aplaca é realmente separada.

Aparentemente, a placa fritou mas o resto está 100% intacto.. porém a assistencia nao conseguiu ligar a placa onboard do note... Trouxe ele pra casa agora. Seguem em anexas fotos da placa queimada.

Sugestoes?

P_20160322_140317.jpg

Postado
5 minutos atrás, RS Faria disse:

É muito estranho ter queimado apenas a VGA.. Não faz muito sentido, ainda mais que o PC não funcionou sem ela..

Comprar outra é um imenso tiro no escuro..

O computador liga tranquilamente sem ela, porém, por algum motivo, a onboard não funciona... Os caras da assistencia juram que o resto está 100% intacto. Qual sua sugestao, amigo?

Eu já ia amanha passar o dia na sta. ifigenia atrás da placa..

Postado
9 minutos atrás, Knuckledust disse:

O computador liga tranquilamente sem ela, porém, por algum motivo, a onboard não funciona...

Basicamente, ele liga mas não dá vídeo, certo?

Se for mesmo isso, não sei te dizer se a VGA é o único problema.. Teria de colocar outra VGA pra ter certeza..

Postado
53 minutos atrás, RS Faria disse:

Basicamente, ele liga mas não dá vídeo, certo?

Se for mesmo isso, não sei te dizer se a VGA é o único problema.. Teria de colocar outra VGA pra ter certeza..

29 minutos atrás, karlo disse:

Testa com um monitor ou TV.

Ja foi testado em outro monitor, mas nao funciona.

Estou com o note aqui comigo. Antes, com a placa de video, ele nem ligava. Agora, montado sem a placa de video, está ligando mas nao dá video.. 

Postado
6 horas atrás, Knuckledust disse:

Ja foi testado em outro monitor, mas nao funciona.

Estou com o note aqui comigo. Antes, com a placa de video, ele nem ligava. Agora, montado sem a placa de video, está ligando mas nao dá video.. 

Pelo jeito, a VGA morreu mesmo..

Pelo jeito, não foi a única morte por aí...

Postado
33 minutos atrás, RS Faria disse:

Pelo jeito, a VGA morreu mesmo..

Pelo jeito, não foi a única morte por aí...

Acha que a placa-mãe também pode estar com problema, amigo? 

Postado
1 minuto atrás, Knuckledust disse:

Acha que a placa-mãe também pode estar com problema, amigo? 

Placa-mãe, CPU, RAM.. A lista é grande.. Aliás...

Em 21/03/2016 às 17:53, Knuckledust disse:

Há alguns dias, recebi uma carga de energia aqui em casa que simplesmente fritou a placa de vídeo do meu Bumblebee - uma HD7870m. 

Foi um surto de energia? Raio?

Postado
10 minutos atrás, RS Faria disse:

Placa-mãe, CPU, RAM.. A lista é grande.. Aliás...

Foi um surto de energia? Raio?

O lance é que já abriram na assistência que eu levei, testaram os componentes individualmente e viram que não há nenhum dano (físico) sem ser na placa de vídeo, que claramente derreteu.

Não sei direito o que houve.. Estava funcionando tudo normal, aí a diarista ligou o aspirador de pó na tomada e o computador desligou, subiu um ***** cheiro de queimado e não ligou mais de jeito nenhum. Só ligou de novo quando levei na assistência e removeram a placa de vídeo. Agora está ligando normal (sem a vga), todas as luzes acendem e etc.. Porém sem vídeo.

Postado

Acho que não sobra outra coisa a fazer, do que arranjar uma outra placa pra testar..

É a única que coisa que não foi testada, aparentemente.. Partindo do principio que a assistência tenha realmente testado o resto do seu PC separadamente, coisa que eu duvido um bocado..

Postado

@Knuckledust Amigo, qual seu conhecimento em relação à hardware? Se eu te disser pra pressionar a ponte norte da placa-mãe você vai me compreender?

Por via das dúvidas, tire uma foto da placa-mãe do seu computador, dos dois lados e poste aqui... aí vou circular ela pra você e mostrar qual a ponte norte.

O ato de pressionar a ponte norte dá um diagnóstico preciso se há defeito de solda fria na sua "placa de video onboard". Com o notebook ligado, pressione a ponte norte, possivelmente ela emitirá falhas na tela, ou até mesmo apresentar imagem, e caso isso ocorra, apenas faça uma ressolda (reflow) na bga que isso é solda fria.

Eu li todas as mensagens de vocês, sei que a placa externa "derreteu" e com ela o notebook nem ligava, e sem ela liga, porém sem imagem, mas dependendo de alguns modelos, acontece sem motivo algum ter solda fria, e obviamente não vai dar imagem.

Outra coisa que tu pode verificar é a(s) memória(s), isso conta bastante também cara... Quando há falhas na(s) memória(s) não sobe video mesmo! Então faça esses pequenos testes para ter um diagnóstico mais preciso.

Postado
35 minutos atrás, Lucas Crepaldi Paim disse:

@Knuckledust Amigo, qual seu conhecimento em relação à hardware? Se eu te disser pra pressionar a ponte norte da placa-mãe você vai me compreender?

Por via das dúvidas, tire uma foto da placa-mãe do seu computador, dos dois lados e poste aqui... aí vou circular ela pra você e mostrar qual a ponte norte.

O ato de pressionar a ponte norte dá um diagnóstico preciso se há defeito de solda fria na sua "placa de video onboard". Com o notebook ligado, pressione a ponte norte, possivelmente ela emitirá falhas na tela, ou até mesmo apresentar imagem, e caso isso ocorra, apenas faça uma ressolda (reflow) na bga que isso é solda fria.

Eu li todas as mensagens de vocês, sei que a placa externa "derreteu" e com ela o notebook nem ligava, e sem ela liga, porém sem imagem, mas dependendo de alguns modelos, acontece sem motivo algum ter solda fria, e obviamente não vai dar imagem.

Outra coisa que tu pode verificar é a(s) memória(s), isso conta bastante também cara... Quando há falhas na(s) memória(s) não sobe video mesmo! Então faça esses pequenos testes para ter um diagnóstico mais preciso.

Amigo, o problema é que agora o Note já está fechado, todo montado - porém, sem a VGA offboard. Já meio que aceitei que vou ter que deixar na assistência e desembolsar uma boa grana para a troca da VGA.. Pensei em fazer uma egpu, mas não sei se vale a pena..

Postado
7 minutos atrás, Lucas Crepaldi Paim disse:

@Knuckledust O fato é que você não quer "depender" da memória dedicada onboard, é isso?

É que eu vejo pelo meu lado, tenho um conhecimento intermediário em hardware e eu faria os devidos testes para que pelo menos eu tenho a onboard funcionando, entende?

Mas boa sorte!

Se eu tivesse a onboard funcionando, realmente seria excelente! Porém deixei na assistência por uma semana e não conseguiram ligar a onboard.. O que eu tentei foi ativar a bios do note na inicialização para trocar a entrada preferida, porém não dá absolutamente video nenhum..

Postado
14 minutos atrás, Knuckledust disse:

Se eu tivesse a onboard funcionando, realmente seria excelente! Porém deixei na assistência por uma semana e não conseguiram ligar a onboard.. O que eu tentei foi ativar a bios do note na inicialização para trocar a entrada preferida, porém não dá absolutamente video nenhum..

E na assistência chegaram a falar pra você se foi feito um reflow na bga?

Postado
22 minutos atrás, Lucas Crepaldi Paim disse:

E na assistência chegaram a falar pra você se foi feito um reflow na bga?

Não falaram nada sobre isso, amigo. Mas eu retirei o note antes do previsto, pediram no mínimo uma semana e peguei antes pra tentar resolver por fora..

• 9 meses depois...
Postado

Boa tarde amigo

Meu note deste liga tudo e não tem sinal de problemas na GPU... Mas a tela não funciona porque o flat foi pro saco... Pessoal da cia elétrica vem analisar meu caso essa semana... A GPU está funcionando perfeitamente... Se eles me derem parecer positivo de ressarcimento eu posso te vender essa GPU....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...