Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de assiduidade em academia com rfid tag e excel


Posts recomendados

Galera, muito obrigado por tudo o que tem me ensinado através de vossos posts e comentarios.
Tem sido realmente revigorante saber que existe uma galera do bem na internet, disposta a ajudar outros que não tenham o mesmo nível de conhecimento avançado.
Fico muito grato e vos parabenizo sinceramente por isso.

Desta vez preciso da ajuda de pessoas que entendam de Microsoft Excel.
É o seguinte:

Uma amiga tem uma academia e deseja criar um controle de assiduidade nela, de modo que possa registrar em uma tabela de excel o horário de entrada e saída de cada aluno em uma aba separada, para assim poder ter no final do mês um relatório individual para cada aluno.
Vamos usar como sinal de entrada um leitor RFID plugado por USB ao computador, de modo que cada vez que um aluno passe sua Tag RFID no leitor, ele envie um código alfanumérico para o computador. Até aqui já esta funcionando, o leitor funciona perfeitamente e envia o código para a janela aberta do excel.
O problema é como relacionar cada código com o nome de um aluno, que seria uma espécie de registro de cada aluno.
Após conseguido esse objetivo, iremos precisar que o Excel registre em um uma aba predefinida para aquele aluno, o horario em que a tag foi usada pela primeira vez no dia, isso seria o horário de entrada, e depois registre o horário em que ela for usada pela segunda vez, isso seria o horário de saída.
Lembrando que seria legal um sistema tipo modular, onde conforme aumentasse o numero de alunos, bastasse copiar e colar o primeiro exemplo e continuar registrando de maneira fácil.

Isso tudo que escrevi acima é possível?
Usando o Excel?
E o Excel, nesse caso, iria precisar estar na janela ativa do computador? Ou poderá rodar em segundo plano?

Agradeço de coração a quem puder ajudar.
Mais uma vez, muito obrigado a todos e principalmente ao Clube do Hardware por nos dar essa oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole Obrigado pela resposta. 
Na verdade eu comprei um leitor de RFID bem barato, e não sei se ele tem ou não SDK.
Na descrição do produto, em um site chinês (hahaha) esta escrito assim:

 

Overview:
This item is a RFID 125KHz ID reader, reading distance up to 8cm, which is widely used for RFID radio frequency identification system and project, such as automated parking management, personal identification and production access control.

Features:
*RFID 125KHz ID reader with 10pcs ID cards.
*USB Plug and Play.
*0-8cm Reading Distance.
*Win8/7/XP/Android Supported.
*OTG Phone Connection.
*Built-in buzzer and LED for identification.
*Widely used at home, school, office and other places.

About Use:
1. Connect with computer through the USB cable inside.
2. Open notepad or a word document.
3. Put card on the top of the reader.
4. The document will output card number automatically.
Specifications:
Model: R10D
Frequency: 125KHz
Baud Rate: 9600
Reading time: <0.5s
Power Supply: +5V DC
Consume Current: 70mA
USB Cable Length: 1.5m
Supporting Cards: TK4100/EM4100/EM4001
Supporting System: Windows8\7\XP\98\2000\CE\ME\NT\LIUNX\Vista, Android
Package Information:
Package Size: Approx. 5.12*3.54*1.77in / 13*9*4.5cm
Package Weight: Approx. 7.05oz / 200g
Package List:
1 * ID Reader
1 * USB Cable
10 * ID Card
1 * User Manual

E isso é tudo o que sei.
O leitor deve chegar em minhas mãos, aqui no Japão em 2 semanas, e então poderei ver se há algo assim no manual dele, mas creio que não...
Abaixo as imagens do bichinho...

Captura de Tela 2016-03-22 às 13.12.47.png

Captura de Tela 2016-03-22 às 13.12.40.png

Se eu conseguisse fazer algo assim, já estaria muito bom!
http://www.puntoflotante.net/PROJECT-RFID-USB-READER-13.56-MHZ-SCHOOL-ATTENDANCE-SYSTEM.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...