Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao enviar email's


Posts recomendados

Pessoal, estou com um enorme problema! Ajudem por favor!

 

Nosso servidor possuia apenas uma placa de rede esses dias colocamos uma segunda placa e dai pra ca o outlook não envia mais emails apenas recebe!

Vejam minha estrutura:

 

Servidor: Windows server 2012

Modem GVT DSL 2440E (192.168.25.1) este modem esta com DHCP habilitado que por sua vez conecta na PLACA DE REDE 1 do servidor esta placa esta com IP 192.168.25.2.

A PLACA DE REDE 2 que distribui minha rede interna esta com ip fixo 192.168.0.200 e o DHCP do servidor distribui os IP's para as demais estações.

 

Utilizando a rede interna o outlook de todas as estações não enviam os emails nem a pau mas quando conecto a estação na wi-fi do roteador GVT DSL 2440E e email vai rapidinho então logo deduzi que o problema e na minha rede interna, desativei o firewall do servidor e das estações (antivirus e windows) mas o problema persistiu tentei liberar a porta 587 mas não sei se fiz direito:

 

No modem efetuei o encaminhamento da porta 587 ´para o IP da placa de minha rede interna (192.168.0.200) Também não resolveu, não sabendo se esta era a forma correta efetuei uma nova tentativa e efetuei o encaminhamento da porta 587 para o IP da minha placa que recebe internet (192.168.25.2) e na opção de roteamento do windows server encaminhei a porta 587 para o IP da placa da rede interna (192.168.0.200)? esta certo isso?

 

Alguém poderia me ajudar a me livrar deste erro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, uma dúvida, você usa esse servidor apenas como de e-mail?

Você possui mais de 1 link de internet ? quais ?

 

Acredito que seja o Gateway da sua segunda placa de rede que esteja gerando algum tipo de conflito. O apontamento da rede esta sendo apenas para 1 Gateway padrão? O smtp deve estar tentando sair pela segunda placa que aponta para um gateway que não é o da GVT. não?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonas Barbosa, de ante mão agradeço pela ajuda!

Possuimos apenas um link de internet... GVT

 

as definições das placas estão assim:

 

Placa de Internet:

IP 192.168.25.2

Mascara: 255.255.255.0

Gatway: 192.168.25.1

DNS: 192.168.25.1

DHCP: 192.168.25.1

 

Placa da rede local:

IP: 192.168.0.200

Mascara: 255.255.255.0

Getway: Em branco (mesmo tentando preencher quando salvo fica em branco)

DNS: 192.168.0.200

 

O DHCP do servidor esta configurado da seguinte forma:

 

IP router 192.168.0.200

DNS: 192.168.0.200

 

Não entendo muito de rede veja se com as informações da pra ter uma noção....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entedi o motivo de vocês colocarem outra placa de rede no servidor, sendo que só há um link de saída.

 

Pelo que entendi:

 

O IP  192.168.25.1  é o seu gateway padrão e tambem o IP do seu modem GVT, certo ?

 

Placa de internet = você se refere a placa de rede primária do servidor, certo ?

 

Placa da rede local = você se refere a que ? a segunda placa ? se sim o range de IP nao condiz com o do gateway padrão , que no caso é  192.168.25.1 (você pode tentar colocar no mesmo range para pegar o gateway  ex: 192.168.25.200)

 

E o seu DNS nao pode apontar pra um IP interno, use o DNS da GVT ou o do google que é bastante comum. (primario 8.8.8.8     secundário:  8.8.4.4 )

 

Enfim, se puder descrever o caminho da rede ate o servidor ficaria melhor para entender.

 

 

Um exemplo que fizemos aqui com um servidor de desenvolvimento:

 

- temos 2 links de internet

- colocamos uma segunda placa de rede

- configuramos um ip 192.168.2.88 para a primeira placa saindo pelo gateway 192.168.2.1 q é um link da vivo

- configuramos um ip 192.168.1.88 para a segunda placa saindo pelo gateway 192.168.1.1 q é um link da GVT.

 

Assim o servidor tem 2 meios de saída, meio caseiro mais funciona. Agora nao entendi o por que de colocarem outra placa sendo que o link interno e externo permanecerá o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonas, obrigado pelo seu esforço em entender nossa situação...

O caminho que nossa rede faz é o seguinte:

 

O modem DSL da GVT se conecta a uma placa do servidor com windows server 2012 (chamo de placa internet) com IP dinâmico, no servidor está instalado o serviço de Roteamento NAT que "compartilha" o acesso a internet com a outra placa de rede do servidor (chamo de placa de rede local) esta placa conecta-se ao Switch que por sua vez recebe conexão das demais estações.

 

O servidor possui os serviços de DNS e DHCP instalados por isso o DNS aponta para um IP interno.

 

Vou mudar o IP do servidor para 192.168.25.200 e o Gateway para o ip do modem como você disse... e testar aqui....

 

Daqui a pouco te falo 

Efetuei a alteração que você sugeriu, mais quando troco o Gateway as estações da rede nterna perdem conexão com a internet... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro rfoliveira, aceita minha sugestão.? Não seria interessante rever vossa estrutura de Rede interna, talvez uma outra estrutura com um roteador fazendo a conexão/roteamento, com um switch gerenciável, você conseguiria desafogar seu Server deixando ele livre pra apenas gerenciar a rede, retirando dele a responsabilidade de "distribuir" e/ou "filtrar" os dados em toda rede.

Desculpe-me, mas é apenas minha opinião com base no pouco conhecimento que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rfoliveira, Com certeza, afinal estamos aqui pra ajudar.

Vou te relatar como é na minha empresa, você pode tirar por base, mas, te aconselho procurar (contratar) uma empresa especializada pelo menos pra te entregar tudo configurado e pronto, até porque eles que vão se virar pra te entregar sua rede rodando, muito importante é você acompanhar essa empresa e ir Documentando e registrando toda configuração (IPs, usuários e senhas) que estão fazendo e ir atualizando conforme vão refazendo, não esqueça também de ir etiquetando e identificando nos equipamentos, porque depois de um tempo você não vai se lembrar de quem é quem, e não caia nessa história de que depois de pronto nós anotamos tudo que não dá certo, vai por mim...!!!

Bom, minha rede está assim:

1- Tenho um link de internet, o fornecedor desta internet nos entrega ela num Modem (deles) e já passa toda a configuração de Rede, o IP fixo deles (IP externo, Mascara, GateWay, DNS).

2- Liguei o RJ45 deste modem na porta Wan do Roteador e configurei o roteador para se conectar na internet com as informações passadas pelo fornecedor de internet.

3- Configurei a parte Lan deste roteador com as configurações da minha rede interna, o famoso 192.168.0.???, e liguei um RJ45 do roteador até o Switch.

4- Agora, eu ligo cada estação (e o Server) diretamente na porta do Switch.

Neste exemplo eu só fixei o IP do Server que é em distribui o DHCP para as estações que ficaram com as configurações de Rede dinâmicas (nada impedia de ser IP Fixo também).

Com isso, desafoga o Server e cada estação trabalha de forma independente, exigindo mais do Switch e Roteador do que o processamento do Serve.

Utilizamos o Server apenas como Servidor de Dados, cada usuário tem uma pastar particular no C: do Serve que cada um se loga com senha, assim ninguém vê a pasta do outro. Mapeei nas estações a pasta de cada usuário no Serve, assim, o usuário utiliza a pasta mapeada para salvar todos os arquivos, pois, em caso de problema na estação, é só trocar a estação e mapear a pasta do usuário que os arquivos estão salvos no Server.

E no Server, criei uma rotina de Backup diário (backup completo, pois incremental pramim não funciona) para um segundo HD dentro do Serve (e não é espelhado). Também tenho uma rotina manual de sempre pegar o ultimo backup feito e subi-lo para Nuvem, pois, caso haja alguma catástrofe física na empresa (fogo, curto circuito, etc) temos o ultimo backup acessível de qualquer lugar.

 

Espero que tenha ajudado. É atitudes simples que para mim funcionam, coisas muito sofisticadas, podem ser mais difícil e complicada de resgata-las na hora do desespero.

 

Grande Abraço.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!