Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, montei meu pc novo faz uma semana e fazendo testes de temperatura vi que o processador está esquentando demais, segue minha configuração:

- Fonte: 600W Satellite SL-8600EPS;

- Placa-mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P AM3+ Chipset AMD 970A - Box.

- Placa de vídeo: EVGA GEFORCE GTX 970 SC ACX 2.0 4GB GDDR5 256BIT;

- Processador: AMD FX-8350;

- Memória: Kingston Hyperx Fury 8gb 1866mhz DDR3

- Gabinete: Vinik Mid Tower Blizzard Led Vermelho

- Cooler: Spire 12cm SP12025S1L4-R-PWM LED Vermelho; (estou usando ele como ventilador na lateral do gabinete)

Gostaria de saber se eu preciso trocar esse cooler ou se ele já dá conta do recado, tava pensando em colocar dois desse no lugar Cooler FAN CoolerMaster Sickleflow 12cm R4-SXDP-20FR-R1 com LED Vermelho, usando um como exaustor e outro como ventilador ou talvez tentar usar os 3 ou só comprar um desse da CoolerMaster.

E se eu comprar um exaustor a temperatura do processador vai diminuir? Ou eu vou precisar trocar o cooler box dele também? Esse seria uma boa troca (mas só se necessário) Hyper TX3 Evo CoolerMaster? O processador chega a 77º quando roda o Fallout 4 no High, procurei e vi que a temperatura máxima pra ele seria 62º.

Agradeço desde já.

Postado

@davlesLLM Amigo, todo cooler que vem nos processador AMD é ruim, pode substituir, eu usava no meu FX8150, além de não refrigerar eu não aguentava o barulho, comprei um Cooler Master 212Evo e resolveu o problema de temperatura e barulho.

Postado

Na verdade, o limite de temperatura correto para os núcleos é de 70C.

Verifique se o cooler foi fixado corretamente, sem apresentar folgas.

Qual é o utilitário que você está usando?

Recomendo que verifique a temperatura dos núcleos ou package pelo utilitário HwMonitor que pode ser baixado aqui.

Recomendo também que verifique a margem térmica pelo AMD Overdrive que pode ser baixado aqui.

A margem térmica mostra os graus faltantes para atingir o limite de 70C.

Postado

@Luis Piai Muito obrigado, saberia informar de quanto era e pra quanto foi a temperatura? É necessário então trocar o cooler do processador, mesmo aumentando a circulação de ar?

@EdsonSM Muito obrigado. Eu já estou usando o HwMonitor e pra ter a resposta em tempo real eu estou usando o Afterburner. Só vou conseguir verificar a margem térmica amanhã, ai dou uma resposta.

Então eu trocando o cooler do processador vai resolver esse problema? Testando o Dying Light, tanto no Médio quanto no Ultra, a temperatura do processador e da placa de vídeo chegaram nos 80º, se eu colocar um exaustor, já vai resolver?

Postado

Temperaturas acima de 70C para o FX não é aceitável.

Pelo HwMonitor as voltagens e frequência do processador estão dentro do normal?

Pessoalmente, recomendo que invista em um cooler melhor.

As fans do gabinete até podem ajudar a melhorar o desempenho do cooler, mas para períodos mais longos de uso as temperaturas ainda podem continuar altas.

Postado
9 minutos atrás, EdsonSM disse:

Temperaturas acima de 70C para o FX não é aceitável.

Pelo HwMonitor as voltagens e frequência do processador estão dentro do normal?

Pessoalmente, recomendo que invista em um cooler melhor.

As fans do gabinete até podem ajudar a melhorar o desempenho do cooler, mas para períodos mais longos de uso as temperaturas ainda podem continuar altas.

Não estou em casa agora, vou conseguir ver só amanhã junto com a margem térmica. Sobre o cooler, o que @Luis Piai indicou (Cooler Master 212Evo) mais o CoolerMaster Sickleflow 12cm já seria o suficiente ou você indicaria outro?

E o exaustor seria mais eficiente na lateral ou na traseira?

Agradeço desde já.

Postado

Creio que a traseira seja um local mais adequado ou preferencial como exaustão de ar.

As fans no painel lateral seriam mais opções complementares para quem precisar.

Pessoalmente, iria preferir usar um cooler melhor.

Você não deve mais encontrar o 212 Evo a venda, mas sim o novo 212X.

O inconveniente do 212 em placas AMD, seria com relação a instalação ser em 180 graus, virado para a placa de vídeo.

Dessa forma, o dissipador pode ocupar algum slot de memória, impedindo uso de pentes do tipo high profile.

Como as suas memórias são do tipo low profile, creio que não venha a ter problemas.

Um outro detalhe, veja se o seu gabinete possui largura útil entre a placa-mãe e o painel lateral suficiente para a instalação do 212.

Postado

@davlesLLM Os processadores da AMD não são iguais aos da Intel, que costumam ter o Tcase por volta de 72ºC.

Os FX costumam girar o limite em torno de 62ºC. Nos fóruns internacionais o consenso é 61-62ºC. Sempre foi assim.

Não deixe passar disso. Não é bom deixar chegar aos 70ºC.

Compre um bom air cooler.

Postado

Sim, o 212X deve atender bem o processador que você tem.

No entanto conforme mencionei antes, ele somente pode ser instalado em 180 graus em placas AMD.

O dissipador pode obstruir um ou outro slot de memória e os pentes no caso teriam que ser do tipo low profile.

O seu gabinete precisa também ter largura útil suficiente entre a placa-mãe e o painel lateral para sua instalação, ou senão você não vai poder fechar o gabinete.

Postado
8 minutos atrás, EdsonSM disse:

Sim, o 212X deve atender bem o processador que você tem.

No entanto conforme mencionei antes, ele somente pode ser instalado em 180 graus em placas AMD.

O dissipador pode obstruir um ou outro slot de memória e os pentes no caso teriam que ser do tipo low profile.

O seu gabinete precisa também ter largura útil suficiente entre a placa-mãe e o painel lateral para sua instalação, ou senão você não vai poder fechar o gabinete.

A largura é suficiente para a instalação fica 1 ou 2 cm de sobra pra tampa, agora, me desculpe a ignorância mas o que seria pentes low profile, não precisa explicar, se tiver algum lugar onde eu possa ler sobre já ajudaria.

Valeu

Postado

Pentes de perfil alto (high profile) são aquelas que usam dissipadores altos como esses Corsair Vengeance aqui.

Esses pentes pelo tamanho não cabem embaixo do dissipador, veja essa foto:

Sabertooth990FX_55th.jpg

Caso as memórias não usem dissipadores altos ou não esteja usando o slot que foi obstruído não terá problemas com a instalação do 212.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!