Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente. 

Tenho uma dúvida que vocês já devem ter ouvido muito.

Atualmente vale a pena aprender PHP? digo pelo lado do Mercado de trabalho. 

Não conheço muito da área, gostaria de saber se essa linguagem possibilita trabalhos Home Office, e se empresas estão contratando profissionais da área.

Eu fico bem perdida ao pesquisar sobre as linguagens pois cada lugar fala uma coisa e não sei o que fazer.

Sobre gostar, eu sempre achei interessante quem programa para a web, por isso a escolha seria o PHP.

Grata

• Membro VIP
Postado

Veja este infográfico de 2011, serve apenas para comparação.

O PHP deve te oferecer mais possibilidades de trabalho, mas como também existem muitas pessoas para o mercado, pela regra você pode ter um "salário" menor.

Já em outras linguagens como PYTHON, RUBY, você tem menor oferta, mas se for um bom profissional como existem poucos que conhecem bem a linguagem você se posiciona com melhor salário.

Apenas para exemplo, o facebook usa basicamente Hack (basicamente PHP e C). Agora até onde sei tinha algumas coisas em Ruby porque a execução era muito mais fluída nesta linguagem.

Postado

@Cris Borges Se seu foco é desenvolvimento Web, procura conhecer bem esses padrões: HTTP, CSS, HTML/DOM, JavaScript, XML/JSON, AJAX.

Veja que eu não citei nenhum framework. Pois qualquer que seja sua decisão futuramente a respeito de uma linguagem, esses conhecimentos irão te servir. 

Quando tiveres conhecimento sólidos desses conceitos, vai ver que a linguagem/framework vai ser só um detalhe no desenvolvimento da aplicação.

Postado

@Cris Borges aqui fica uma ordenação mais recente de acordo com a tiobe...

Concordo com o @darkstrikerd quando diz que é importante saber mais do que uma tecnologia. Mas não acho que seja muito bom se se dispersar muito. Por exemplo, o Top 10 das linguagens de programação inclui sempre as mesmas 10 linguagens nos últimos anos... Elas apenas trocam de posição.

Cumprimentos,

Postado

Obrigada pelas respostas. 

@darkstrikerd é obrigatório ou é indicado saber além do PHP todas essas outras coisas? até então eu pensava que somente o PHP e talvez também sobre Banco de dados seria importante.

@dwatashi É, realmente onde olhei os salários para PHP não estão entre os primeiros. Mas para trabalhar em casa você acha interessante? minha família já trabalha em casa, portanto eu gostaria de seguir talvez em Home office também.

@Virneto E o JAVA sempre bem rankeado né? eu tenho uma amiga que estuda JAVA, mas não converso com ela a muito tempo, aí seria chato eu perguntar.

Dizem que JAVA é muito mais difícil de se aprender que PHP, procede? as chances de trabalho para JAVA eu acho que são melhores.

Gente, desculpem o bombardeio de perguntas um tanto quanto bobas, é que gosto desse assunto, gosto mas não sei. ;/

Postado

@Cris Borges Com exceção do Javascript, os outros não são linguagens, mas padrões usados numa aplicação web, independente da linguagem que esteja usando. 

Mas teu foco é desenvolver pra frontend, backend ou ambos? PHP é a parte backend da aplicação. (Se eu tiver falando grego pode dizer que tento ser mais específico).

• Moderador
Postado

@Cris Borges

Atualmente o php é uma linguagem que praticamente domina o mercado. Obviamente falando em aplicações WEB.

Como já falaram, se o seu foco é desenvolver sites e aplicações web, é imprescindível estudar o php.

O mercado web tem dois modos o front-end e back-end.

No front-end, você lida com toda a parte da interatividade do usuário com o sistema, ou seja, criar o layout, estilizar com CSS, dinamizar com Javascript(hj em dia o Jquery é muito usado).

Este é o papel do programador front-end.

Já o programador Back-end, vai lidar com a mecânica e funcionamento do sistema/site. Onde vais implementar com uma linguagem de programação server-side(php) a conexão com banco de dados,  modelar bancos de dados.

De início, é interessante você aprender um pouco de cada, mas no futuro, é melhor você se dedicar a um tipo e ser ótimo naquele tipo, seja front-end, seja back-end, ainda mais se você for trabalhar com equipe.

Com uma breve pesquisa de linguagens mais populares o ranking está:

1. Java
  2. Javascript
  3. Php

Tirando o Java, que também pode ser usado para desenvolvimento web, o javascript vem em segundo lugar, isso quer dizer que a tendência do mercado de trabalho nesse ramo está em ascenção o Front-end. E o pior que tem muita demanda e pouco profissional para ele.

Em terceiro vem o PHP. Tendo em vista isso.. com certeza vale muito a pena estudar o php e as demais tecnologias necessárias para desenvolvimento web(html, css, javascript)

Fonte: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/as-10-linguagens-de-programacao-mais-requisitadas-pelo-mercado/

Se tratando de melhores salários, o desenvolvedor java, o programador web e .net(linguagem c#) lideram.

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/14518-qual-a-linguagem-de-programacao-e-mais-bem-remunerada

Por fim, ratifico que escolher a web para programar é uma ótima escolha.

Você pode terceirizar seu serviço, seja com front-end ou back-end, trabalhando em casa :) 

Boa sorte

• Curtir 2
Postado

@dif Claro que penso que programar para ambos - Front e Back - seria maravilhoso. Será que tem que ser um ET" para sozinha mexer em ambos os lados? senão eu foco somente no Back-end, que é algo pelo qual sempre achei bem legal. rs

Digo essa de trabalhar em casa pois minha família tem escritórios em casa, então eu seria mais uma a ter meu cantinho xD

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Cris Borges Com certeza você pode lidar com os dois!  Ainda mais se você for trabalhar sozinha.

Caso tenha uma equipe, aí entra o que eu digo mais embaixo.

Mas o que eu quis dizer foi que: Não é ideal ser bom nos dois. Mas sim ser ótimo/impecável em um! :) 

Se tratando de rentabilidade, o front-end é bem mais procurado, tanto por empresas que terceirizam serviços, quanto free-lancers. 

Postado

@dif Entendi. Acha que sobrecarrega a pessoa ter que aprender os dois? caso for algo difícil, sei que vou me atrapalhar, então seguirei seu conselho e focarei no Front-end e trabalhar fora.

O que sempre achei legal foi a parte Back-end, acho lindo ver o projeto, as linhas de códigos e etc. Mas como sozinha assim é difícil, eu aceitaria mudar os planos xD

• Moderador
Postado

@Cris Borges Não foi isso que eu disse. rsrsr

O que eu disse foi que "o ideal é" se dedicar ao máximo em um nicho. Mas isso não quer dizer que tenha que ser assim. entendeu? Até porque o que você achar difícil, para eu ou outra pessoa pode ser fácil.

O php é uma linguagem fácil de entender. 

Atualmente o mercado pede muito front-end, mas não quer dizer que seja só ele.  rsrs 

O lance é saber os dois, mas escolher um para dedicar mais afundo.

Existem vários sites na internet que promovem free-lancers.  comece assim, pegue projetos pequenos, seja front-end ou back-end. Mas você precisa escolher o mais tem afinidade.  

Eu por exemplo tenho mais afinidade com back-end do que front-end, Mas consigo desenvolver um front-end se eu quiser. :) 

Não se pode querer dar passos largos!

Postado

@dif Uma última coisa pra finalizar e parar de encher. xD

Para Front, aconselha esta ordem de aprendizagem?

HTML
CSS
Javascript

Aí quando me sentir bem confortável nessas caso eu prefira vou pro PHP dar uma estudada. 

Eu fico bem perdida nessas coisas, são muitas coisas e saber por onde começar é complicadinho. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Cris Borges Não se preocupe com a "ordem" :) 

Isso porque, cada um se complementa, então por consequência você vai acabar estudando os 3 em paralelo.

Mas, se você realmente quer uma ordem, a que eu julgo mais essencial é Html e css primeiro. Deixando o JS por ultimo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...