Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal venho por meio deste solicitar ajuda em relação a um projeto de uma fonte ajustavel de tensão, projetei ela para ter 45v e 6A usando um lm317 para ajuste minha duvida esta em como programar os 6A de corrente para a saida sem q passem pelo lm317 vi que usando um transistor darlington um tip127 conseguiria mas não sei se o coloquei certo ou se esta faltando algo, simulei no proteus e aconteceu que a corrente fica em erro enquanto que a tensão esta ok deixo a imagem do esquema no anexo se conseguirem me auxiliar no meu 1° projeto fico grato...

simulate.jpg

• Membro VIP
Postado

Começastes errado pois esquecestes de olhar o datasheet do CI.. Absolute maximum ratings dele mostra que

VI – vou = Input-to-output differential voltage = 40 Volts e desse modo o risco de dano do CI passa do provável para obrigatório..

O CI sim está de modo correto

Falta um resistor amostrador entre o positivo da fonte e a base do transistor.. Veja figura 24 do datasheet o resistor de 22 ohms.

Falta toda uma rede com diodos e capacitores para proteger o CI, que também o datasheet deverá lhe mostrar..

Veja figura 17 ai, bem como a figura 24 onde seu PNP foi substituído por par darlington NPN/PNP

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm117.pdf

Se meter a projetar sem dominar o datasheet é dirigir a noite sem conseguir ver..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

e tem +: (40-1.2)*6 é uma potência considerável que vai ficar sobre o sistema. Confira se o tip suporta. Mesmo se sim, tens que colocar um belíssimo dissipador talvez ornamentado com um ventilador, radiador, nitrogênio ou algo assim.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Isso, será um calor que dá de assar pão...  O pessoal extrapola o bom senso.. Ter uma fonte de bancada ajustável, até 40 V x 6A, para usar uma vez a cada dez anos, só para fazer alguma sacanagem, não vale a pena definitivamente..

Com a mesma grana se faz duas ou três fontes ajustáveis até 20 Volts x 3A e se tem muito mais flexibilidade..

Repara ai, só como exemplo: Fonte para bancada - Uma visão diferente    

• Curtir 1
Postado

ok, estou trabalhando com peças que tenho pois gosto de aproveitar o máximo as sucatas o trafo que possuo é de 46+46v /15A e queria  usa-lo para a fonte como posso rebaixar a tensão de saída para os 25v no máximo? através da ponte de diodos? 

• Membro VIP
Postado

Nada a ver ponte de diodos. Bom... uma alternativa seria a ponte sendo 2 diodos=scr. Mas acho que não é seu momento e além do+, pensei isso agora.

Se sua rede for 127 e o trafo tiver primario pra 220, ligue em 127 com primario configurado pra 220.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

- Diodo D1 invertido

- Falta ligação pino central do potenciômetro

- Com o transformador assim ligado vais ter 17+17 = 34 Volts de ponta a ponte e, depois de retificado vais ter um pico de raiz de 2 maior 34 x 1,4142 = 48 Volts e de novo o CI explode.. Ligue seu transformador desse modo ai:

retifPontoMedio.png

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok com essa ligaçãoterei 34v ainda? Ou apenas 17? E o resto posso montar desta forma a nao ser pelo diodo 1 que esta invertido certo?

Quando você tem 34 Volts ac para ser retificado, ao retificar e filtrar a tensão residual fica  raiz de 2 (1,4142) vezes maior

senoides.jpg

Os 34 Volts é a tensão RMS da saída do transformador se tomada assim como sugeres de ponta a ponta do enrolamento..

Te falta um pouco dessa base de elétrica e eletrônica da retificação..

E não se esqueça, falta ligação pino central do potenciômetro

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!