Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é minha primeira postagem aqui, então peço desculpas adiantadas se não estiver atendendo perfeitamente a alguma conformidade. Também não costumo participar ativamente destas discussões, então caso não esteja muito claro em algum detalhe, faço questão de reformular.

Enfim, vamos para o problema: Adquiri recentemente uma placa-mãe Intel DH61CR (1155) junto a um processador i5-2310 e montei para mim junto com alguns outros componentes de uma DG41WV, uma placa mais antiga que eu adotei por um bom tempo (775 / Core 2 Duo E7600). Não tomei conhecimento a princípio, mas, logo ao ligar o computador pela primeira vez, já escutei o apito (beep).

A questão é que, em outras circunstâncias, o beep é normal e eu estou ciente disso. Agora, o que ocorre realmente é um beep relativamente longo (cerca de 1s; imediatamente após apertar o botão para ligar) seguido por uma latência de 10s para carregar as opções de boot (CMOS SETUP, BOOT MENU, junto do logo da intel... coisa padrão). Nesse intervalo, o monitor não gera imagem e fica alternando entre as entradas ANALÓGICO-DIGITAL ininterruptamente.

Quando isso é passado, o Windows até inicializa normalmente, mas de tempos em tempos, o HD dá uma espécie de "engasgada" e o SO fica em um estado semicongelado e só responde a alguns comandos depois de um tempo variável, podendo ser muito longo ou curto. Obviamente, depois de observar isso, testei o HD e a(s) memória(s) com algumas ferramentas do Hiren's, fazendo escaneamento de superfície/memtest, tentei formatar a máquina, atualizar o BIOS... até troquei a placa-mãe, mas nada adiantou.

Para coroar, estou sentindo o SO mais lento do que nunca. Em todos os anos que usei a mesma placa, com os mesmos componentes, não lembro de ter 1 dor de cabeça (por 6 anos, aquela placa LGA775) sequer. Além dessa situação já meio enigmática que descrevi acima, acho que o mais absurdo é notar que esta configuração está com um desempenho inferior à desse meu pc antigo... é realmente deprimente e frustrante.

Por obséquio, se tiver alguém aqui que possa me ajudar - tendo conhecimento sobre essas ocorrências ou tendo sofrido com a mesma situação no seu pc - com procedimentos, testes, etc... eu ficaria eternamente grato. rs

Meus specs são:

Placa-mãe Intel DH61CR soquete 1155
Processador Core i5-2310 @2.90Ghz
2x 2GB DDR3 PC3-10700
HD SATA3 ST3500.418AS 500GB
Placa de Vídeo nVidia Geforce GT430 PCI-e 16x
Fonte Mymax MPSU/FP420W (420W supostamente reais... minha principal suspeita, no momento)

Obrigado desde já e abração a todos!

Postado

1 BIP LONGO - Refresh Failure, o reflesh da placa-mãe pode estar com problemas isso pode acontecer devido á falha no módulo de memória ou danos na própria placa-mãe.

Você utilizou a memória da placa antiga?

Qual a frequência da memória que você utilizou? Deve ser no mínimo 1066.

Postado
3 minutos atrás, RGM panda disse:

1 BIP LONGO - Refresh Failure, o reflesh da placa-mãe pode estar com problemas isso pode acontecer devido á falha no módulo de memória ou danos na própria placa-mãe.

Você utilizou a memória da placa antiga?

Qual a frequência da memória que você utilizou? Deve ser no mínimo 1066.

Utilizei a mesma memória, mas a mesma estava sendo subutilizada na minha mobo antiga. A frequência delas é de 1333 MHz mesmo.

Quanto à placa-mãe, será possível que ocorreria de novo, os mesmos sintomas, com uma placa-mãe nova? Eu cheguei a trocá-la e obtive exatamente o mesmo resultado. Adicionalmente, o Event Log não registra coisa alguma.

Você acha que há alguma possibilidade de ser uma deficiência na alimentação?

Postado

Situação estranha mesmo, você limpou os contatos da memória e placa de vídeo bem antes de montar? Colocou a pasta térmica de maneira correta?

A alimentação poderia atrapalhar sim, se possível teste com outra fonte.

Todas as peças são compatíveis, assim o jeito e substituir peças como fonte, memória e placa de vídeo, ate ver algum resultado.

Postado
9 minutos atrás, RGM panda disse:

Situação estranha mesmo, você limpou os contatos da memória e placa de vídeo bem antes de montar? Colocou a pasta térmica de maneira correta?

A alimentação poderia atrapalhar sim, se possível teste com outra fonte.

Todas as peças são compatíveis, assim o jeito e substituir peças como fonte, memória e placa de vídeo, ate ver algum resultado.

Limpei (até usei álcool isopropílico), testei um módulo reserva que tenho aqui (de 4GB, no caso)... inclusive, testei outra placa de vídeo! E continua na mesma. Até eu ter uma fonte confiável (descobri que essa Mymax é uma "xing ling" da vida, pelo visto... além disso, ela me pareceu leve demais) - tipo uma Corsair logo - para testar, provavelmente não vou conseguir definir isso mesmo, infelizmente.

Um HD novo também seria interessante, mas não acho que o atual esteja realmente defeituoso, depois de todos os testes que fiz.

• 2 semanas depois...
Postado

Só uma atualização:

Comprei a fonte Corsair CX500... e o problema persiste! Afora isso, mais 2 detalhes que eu observei agora:

- os led's (ao menos os frontais) somente acendem APÓS o apito (continuam os 10 segundos de espera para o POST)

- o Event Log no SETUP sempre mostra "Bios Update Failed (1+n)", com n indicando o número de vezes em que eu ligo e/ou reinicio o pc (ad infinitum). Atualizei a BIOS para a versão mais recente e o mesmo erro é reportado.

Realmente estou sem saber o que fazer, a esta altura.

Postado
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!