Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou projetando uma placa laboratorio para o PIC16F877A penso que ate que ponto me vai ser util fazer experiencias com ela???

Na internet o que se percebe é que a febre do momento é a plataforma Arduino e acho que veio para ficar,pois tem  infinitas aplicações e a cada dia que passa mais e mais tem a atenção voltada  a ele.

Me questiono sera que vale a pena insistir e terminar meu projeto,ou devo para por aqui e seguir as tendencias do mercado? 

Postado

@joseca2 ,

Eu sou um ferrenho defensor de se utilizar a plataforma Arduino, já faz bastante tempo !

Eu mesmo utilizo essa plataforma em todos os meus protótipos, mesmo programando em linguagem Basic , pois facilita demais obter os resultados que preciso !

Não é exatamente a febre do momento, pois fazem mais de 7 anos que esse fenômeno ocorreu fora do Brasil, mas aqui, .... sabe como é, a grande maioria das instituições de ensino se acomodaram nos Pics, pois é uma cultura de mais de 20 anos, sem nenhum custo extra de aprendizado para os professores arcaicos e obsoletos que insistem em dar aulas !

Imagine ter de atualizar todos os professores para usar os Avrs..... o mundo inteiro sabe que são bem mais baratos pelo que oferecem, são bem mais rápidos, possuem muito mais recursos, e por aí vai .... mas aqui no Brasil ainda tem CENTENAS de instituições de ensino querendo te forçar a acreditar que os Pics são o seu futuro !!!!!!   É uma piada de péssimo gosto !

Basta entrar em qualquer site sobre Arduino, e tudo o que você está vendo lá pode ser feito por um mísero chip Atmega da vida !

Existem muitos  projetos com Arduino que já foram lançados em satélites !!!!

Algumas faculdades européias fizeram projetos de formatura integrados, visando lançar um satélite com mais de 8 Arduinos juntos, todos sendo reprogramados a cada experimento!

E aqui no Brasil .... querem te convencer que fazer um pisca-pisca de Leds é algo ultra-avançado !!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Agora, sobre o seu projeto ... :

Mais uma placa laboratório para um PIC16F877A ???????????????????????????????????????????

Quer ser a centésima  pessoa a recriar a roda, desde os anos 2000 ????  Aonde está a graça disso ???

Quer fazer algo bem melhor ? Crie uma placa laboratório para um Atmega1284A !!!!!!!

Veja a enormidade de recursos que esse chip tem, e ainda em invólucro DIP 40 pinos !

Se quiser, use o bootloader do Arduino, e ela ainda será compatível com o Arduino Mega !

Paulo

• Curtir 1
Postado

Paulo,a graça esta em que eu tenho o gravador pickit2 e na verdade seria para estudar as instruções da linguagem C (CCS),sim poderia simular no Proteus tudo isso,mas tem suas limitações.

voce que é engenheiro tem uma visão bem mais ampla que eu,não é querer reinventar a roda,mas sim dar continuidade ao que eu ja sei,e não abandonar os PIC´s pois ja montei varios circuitos com ele com sucesso.

Mas....toda e qualquer experiencia é valida...tudo é aprendizagem.

Outro motivo de fazer a placa laboratorio ,é que os preços pedidos por ai são bem fora do meu orcamento

Postado

@joseca2 ,

Eu tenho dois gravadores para Pic , o ultimo é o PicKit2,  usei bastante tempo, e ainda tenho uns 10 Pics comigo. 

Não tem nada a ver com o fato de ser engenheiro, eu trabalhei com 8080, Z-80, 8085, 6502, 8088, 80286, Pics, e hoje uso os Avrs. E logo será outra família que irá substituir os Avrs também !

Isso é a evolução das coisas !  Conforme o mundo salta de um lugar para outro, eu também saltei, ou como iria ganhar dinheiro ?

Se voce usa os Pics porque gosta, então continue com eles ! Nesse caso vale insistir em sua diversão. Mas continuo dizendo uma coisa : 

Muitos dos projetos atuais, que sairam nos ultimos 10 anos, são para uso de Avrs, ( Attiny ou Atmega ), e isso se deve ao surgimento dos Arduinos. Se voce pretende fazer projetos mais modernos, vai ter muito mais dificuldades em achar informações, inclusive se continuar no CCS como linguagem.

Se você está apenas olhando o lado custo, compre uma placa laboratório no Ebay, tem algumas bem legais e baratas usando Avrs, e usar um Atmega328 é uma opção muito barata e bem mais poderosa do que usar um Pic16f877.

Paulo

Postado

Gostaria de começar a estudar uma linguagem mais fácil de programação para mc,ja tentei assembler,mas te confesso que é coisa extremamente complexa e graças a Deus não tenho tendencia a masoquismo,kkk....

voce cita muito em seus post o basic,como poderia conseguirr esse compilador?Tem para baixar para os Pic´s ?

Não quero gastar nada nisso.

Basic pra mim ja me é mais familiar e amigavel.

No C(CCS)aquelas chaves para inicio de blocos de comando me deixam muito confuso.

• Membro VIP
Postado

permita-me...

ccs definitivamente não é c. E se você quebrar as asinhas pro basic, vai casar um um ou outro mc. Sugiro um c puro com o qual podes abranger muito mais mc's. Que tal o sdcc? compila pra vaaarios mc's. E é 100% grátis. É acoplável ao mplab. Qualquer momento me lembro como e te falo.

Agora aprender só a linguagem não te basta. Hás de sujar um pouco as mãos nas entranhas-registros do mc pra descobrir como ele opera 'hardwaremente' falando. Não há necessidade de asm mesmo. Só asm("nop")

Quando ao arduíno, ouvi dizer que sua linguagem é = ao c... Aí sim. Mas isso tende a não ser muito importante. Se focar no mc dele, hás de programar em qualquer linguagem até o basic. E claro, também o sdcc. De fato, caso eu ganhe 1 de presente, devo considera-lo apenas como um atmega smd adaptado para dip preu colocar num protoboard que de quebra já vem com programador.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato, caso eu ganhe 1 de presente, devo considera-lo apenas como um atmega smd adaptado para dip preu colocar num protoboard que de quebra já vem com programador.

Poie é exatamente isso que eu penso, inclusive já montado em uma placa considerada uma plataforma, totalmente padronizada, e que pode encaixar nela mais de uma dezena de outros hardwares, todos padronizados.

No Bascom, um Arduíno Uno é exatamente igual a um Atmega328 que pode ser programado pela porta USB.

@joseca2

Se você reparar, existe um tópico destacado aqui no Fórum logo no início da página,  onde tem até um tutorial com muitas páginas, ensinando como começar a usar o Bascom com um Atmega. Tem muita informação, é um PDF que eu escrevi faz algum tempo, mas tenho certeza de que a linguagem continua atual. Experimente baixar, e veja o que você acha.

Eu posso te afirmar uma coisa : Faço com o Bascom coisas bem sofisticadas, e bem mais rápido do que um programador C conseguiria fazer.

Comandos simples que em uma linha configuram totalmente uma interface, ou um periférico interno, inclusive habilitando as interrupções quando necessárias.

É uma questão de eu gostar de coisas bem claras, comandos e fluxos de programa sempre bem claros, nada de simplificações de sintaxe que tornam muito difícil olhar e entender o que o programa faz.

O Bascom é grátis para objetos de até 4K de tamanho. Mais do que isso, você tem de adquirir o compilador, o qual desde que eu comprei nunca paguei por um upgrade, todos são grátis, e ainda tem um Fórum onde a grande maioria dos usuários são muito técnicos, que ajudam bastante quando a gente precisa de alguma dica.

É muito fácil você conseguir resultados mesmo sem conhecer o hardware a fundo.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!