Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto amplificador de áudio com equalizador


Posts recomendados

Olá, tenho um projeto para ser entregue até agosto e queria pesquisar sobre e entender melhor, tranquei o curso por um ano e voltei meio enferrujada. (Curso eletroeletrônica)

Alguém tem links de projetos de amplificadores para compartilhar? Terei que fazer um amp com equalizador, com no mínimo 3 canais de filtros, entrada P2, mostrador gráfico para as frequências agudas, médias, graves e volumes...

Já comecei a fonte hoje, que tem que ter +15/-15 e outra saída de 5V.

Sugestões são muito bem-vindas, obrigada! 

 

Vou deixar aqui a imagem de um projeto anterior que também busquei ajuda aqui, foi o de uma fonte linear ajustável de 0 a 30v. :D 

Obs.: Ainda estou iniciando na área. ^^

 

 

 

 

proteuspi2comtransf.jpg

IMG_1037.JPG

IMG_1035.JPG

IMG_1014.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, buenas.
Acredito que o briefing está um pouco vago. Qual a potência máxima de saída do Amplificador? Terá Pré-Amplificador ligado a este? Qual a impedância do falante? Qual a aplicação? Qual o target de preço do projeto? Qual CI Amplificador tem em mente de usar? Tem que cuidar para não pegar CIs obsoletos. Pra mim, a fonte vem por ultimo.

Sugiro o livro Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos do Antonio Junior, para começar a abrir o caminho a ideias.
Após os dados, pensamos em projetar um circuito.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Maria Carolina Moneta, agora melhorou! :D
Na parte da amplificação, eu particularmente gosto bastante de explorar algum TDA (Nesse caso especifico, simétrico, o que consta no projeto), existem TDAS com pré-amps já acoplados internamente, acredito que te pouparia tempo e montagem. A não ser que seu professor mandou vocês usarem esses CIS que acabas-te de citar. Isso levando em consideração que não sabemos qual o valor estipulado pretende gastar nesse projeto.

Caso necessite assessoria no desenho das placas, entre em contato comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maria Carolina Moneta ,

 

Agora que o Roberto entrou no tópico, você está em excelentes mãos para te ajudar nesse projeto.

 

Vou colocar algumas observações sobre o projeto inteiro :

 

1 - O amplificador TEM DE SER TRANSISTORIZADO ! Não use nenhum CI, pelo menos no amplificador de potência. Existem vários esquemas de baixa potência que vão te atender, e lembre-se de que a tensão máxima disponível de alimentação é de +- 15 Volts apenas. Creio que um amplificador de no máximo 10 Watts RMS está mais do que suficiente.

 

Um bom exemplo de circuito é este :

http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Audio/5w12v_amp.htm

 

Repare que ao final o autor dá uma lista de transistores mais atuais, bem fáceis de serem encontrados.

 

O @mroberto98 , que é expert nisso, pode sugerir circuitos melhores para o uso.

 

 

2 - Para fazer o equalizador de 3 bandas, existem vários circuitos usando amplificadores operacionais na Internet.

 Um exemplo :

http://edatasl.blogspot.com.br/2012/03/three-band-active-tone-control-with-tl.html

 

 

3 - Para fazer os mostradores do controle de tonalidade, sugiro um circuito bem eficiente, que usa um CI fácil de encontrar no Mercado Livre :

http://www.aaroncake.net/circuits/3chspec.asp

 

O CI é este aqui :

http://lista.mercadolivre.com.br/ci-an6884

 

 

4 - Por último, sobre o mostrador de volume geral, sugiro usar um LM3915, que vai atender direitinho :

http://rcl-radio.ru/?p=17117

 

Esse é um circuito bem interessante, por já ter um retificador com circuito RC para fazer o mostrador funcionar mais de acordo com a finalidade em áudio.

 

Aguarde mais sugestões de outros colegas com grande experiência em áudio.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 ,

 

Pois é, eu estou pensando com meus botões ... se já está difícil os alunos fazerem um simples projeto de eletrônica analógica, enfiar algo digital com microprocessador e display não teria cabimento, pois é uma coisa que ainda nem foi ensinado aos alunos !

 

Poroso que tentei manter tudo analógico, fica mais simples.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Eu nao sei como ela está na eletrônica.... 

 

Mas eu sou a favor de fazer isso analogicamente. Por ser simples e barato.

 

Eu nao iria comentar, mas ja que tocou no assunto...

 

Pelo jeito, esta sendo pegar um esquema de um AB simetrico na internet, juntar 3 op amps como filtro ativo (tambem tem na internet, é o que nao falta) e meter no amplificador AB.... 

 

Dá pra reparar que a funcao do aluno esta sendo ter trabalho em pegar os blocos prontos e somente juntar.

 

Bom, nao deveria ser assim.

 

A boa ideia é que ela tenha vontade aprender sobre cada bloco, mas pra isso é necessário perguntas certas para que nós possa dar a ajuda certa.

 

Porque tem uns caras que vem aqui pedindo respostas e mal explicam as coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 ,

 

Exatamente, concordo totalmente com você ! Eu também, sempre prefiro a maneira analógica, principalmente de ser muito mais simples de analisar o funcionamento.

 

Nao deveria ser assim.... mas é o atual estado do ensino que temos.... como a autora mostrou boa vontade, eu decidí dar uma ajuda de maneira geral, afinal das contas ela está tentando aprender, e para mim é isso que importa.

 

É mesmo um simples classe AB, e um controle de tonalidade ativo de 3 bandas, pode ser feito com um só Amp Op tipo Baxandall  ou aquele clássico circuito com os 3 Amp Ops. Claro, ainda falta o circuito dos mostradores hehehe !

 

Que saudades da época em que o aluno tinha de projetar o amplificador, não é ?  Acho que isso hoje em dia ninguém ensina mais ....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada por todas as respostas, irei dar uma lida! Então gente, esse trabalho é referente ao segundo módulo, onde tive aulas de ampops. Como no trabalho da fonte que mostrei lá em cima, poderia ser melhorado, inicialmente eles nem queriam que usássemos arduíno para fazer o mostrador de 7 segmentos, mas sim CI. Acho que não pedem o "melhor trabalho e mais atual", mas sim em cima do que aprendemos em determinado módulo. Por exemplo: a fonte foi no primeiro módulo, era uma fonte linear. Agora no 3º tô vendo que talvez as chaveadas são melhores e que o trabalho era na verdade 'obsoleto'! Somente no último módulo podemos fazer o trabalho como bem entendermos. É complicado...

 

Enfim, estou pensando em utilizar esse esquema como pré-amplificador. O que acham? 

@aphawk @mroberto98

 

@Ricardo Elias checa suas mensagens. 

 

Abraços e obrigada pelo tempo disponibilizado para responderem :D 

 

ci1.jpg

ci2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maria Carolina Moneta ,

 

Bom, fontes de amplificadores são comuns em 95% dos casos .... fontes chaveadas de alta potência e alta tensão não são fáceis de serem feitas, e costumam deixar "ruidos" indesejáveis.

 

Mas vamos ao seu pré :

 

Usar dois CI's para um ganho de 8 ?????

 

E tem de recalcular os capacitores , senão não vai ter nenhum grave ! Repense os valores de C3 e de C4.

 

O primeiro CI pode fornecer facilmente esse ganho. Use um resistor e um capacitor em série entre o pino 3 do CI e a entrada. Nunca é bom expor a entrada do CI direto devido á alta impedância, se você não tiver nenhum sinal aplicado aquilo será uma antena fantástica !

 

Uma impedância padrão na entrada seria de 47K . Use um resistor ao terra, que servirá como um divisor de tensão, e acrescente um resistor de realimentação para ter um ganho diretamente nesse estágio.

 

O segundo amp op pode já fazer o seu controle de tonalidade.

 

Agora, usar um Arduíno para fazer o mostrador, também não acho certo, pois o correto é vocês fazerem o trabalho usando aquilo que foi ensinado no curso !

 

Aguarde outros comentários.

 

Paulo

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa noite,

Estou ressuscitando esse tópico pois também estou estudando o Técnico em Eletroeletrônica e recebemos o mesmo projeto que a @Maria Carolina Moneta recebeu.

Li com atenção todas as respostas e como o semestre está apenas começando, as perguntas são várias, mas como a apresentação do projeto é para o final do semestre posso consultar os senhores caso precise de ajuda e, claro, estiverem disponíveis a ajudar.

 

Em 05/05/2016 às 12:24, mroberto98 disse:

É melhor ir por parte.

 

a fonte ja esta pronta? Deveriamos comecar pela fonte se nao tiver.

 

depois o circuito de tonalidade e mostradores e por fim o amplificador de potencia.

 

Pra que vai usar pre amplificador? O amplificador de potencia nao precisa de pré!

 

Iremos aproveitar a fonte montada no semestre anterior, a mesma é uma fonte regulável, regula de 0 a 30V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...