Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldades em projecto para a escola


Tokichi

Posts recomendados

Boa tarde a todos e antes de mais quero dizer que sou novo neste site, portanto se esta publicação estiver no sitio errado por favor digam-me e irei remover o mais cedo possível. 
Estou a fazer um projecto para a escola com o seguinte circuito em anexo. 
Substituí a parte do díodo e do relé por um LED para ficar mais fácil, no entanto no MultiSim estou com uns pequenos problemas, daí estar aqui. (o projeto do multisim também está em anexo com uma print do mesmo).
Agora a dúvida é a seguinte, tentei simular um NTC no MultiSim com um potenciómetro e uma resistência, no entanto acho que estou a fazer algo de errado, porque a minha professora disse para o testar antes de comprar os componentes, para observar o funcionamento do circuito. Mais uma vez daí estar a pedir ajuda neste site, obrigado a todos. 

Circuit1.ms10

trabalho.PNG

Circuit1.ms10

circuito.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

defina melhor "pequenos problemas". Provavelmente é a falta de resistor no led. Tente:

-coloque R 1k em série com X1

-zener 3v3 em série com R2. 741 pode manter V baixa mesmo se saída em 1 fazendo acionar o transistor

-troque para lm358 ou lm393. 741 pode manter V baixa mesmo se saída em 1 fazendo acionar o transistor

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz tentei realizar os passos que me disse, e o circuito ligou perfeitamente. no entanto quando tentei variar o valor dos potenciómetros, o LED continua sem acender. pus duas fotos em anexo para poder observar. (espero que tenha ligado corretamente os componentes)
@ljMonteiro obrigado pela sugestão mas este circuito irá ser feito numa placa de circuito impresso, ñ posso usar arduino infelizmente, mas era uma boa sugestão e iria ficar bem original. vou testar agora o LM35 no lugar do NTC, pode ser que algo funcione.
Outra dúvida que tive (dúvida de principiante provavelmente) é que não sei qual dos LM's é que deverei usar, a foto está em anexo também.

potenciometros a 0%.PNG

potenciometros a 100%.PNG

amplificadores variados.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Tokichi ...

há anos mexi com multisim e foi uma vez só. Vê se ele tem voltímetro e meça as entradas do lm393. Hás de perceber que o pino 3 vai ser 6V constante. Veja a variação da v no pino 2 ao variar os pots. O funcionamento é bem simples (como deves saber): se entrada (+) for maior que a (-), a saída vai a 12v: não acende led e vice versa.

Podes experimentar ligar o [pino 1 do ci] no [catodo do led]---[anodo]---[resistor 1k]---[+12]

 

No caso pra esta simulação tanto faz lm393 ou 358 de qualquer fabricante ou encapsulamento. O 1º é apenas comparador. O 2º, ampop

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!