Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 minutos atrás, albert_emule disse:

No meu exemplo:

Eu gosta 7000 watts por dia, o que dá uma média de 291 watts por hora.

Dá 210Kw por mês.

Se eu preciso de 7000W por dia, vou ter que extrair tudo isso em apenas 6 horas. 

7000W dividido por 6 = 1166,66 watts por hora.

De cara eu já precisaria de 5 painéis foto-voltaicos de 250W.

Mas ainda tenho mais dois problemas: 

Tanto o processo de recarda das baterias, como o processo de geração da energia, juntos roubam uns 30% de energia  dos painéis foto-voltaicos. 

Por isso temos que considerar que cada painel de 250W vai gerar apenas 175 watts de potência útil.

Incluindo as perdas eu já precisaria de 7 painéis foto-voltaicos de 250W para alcançar a potência de 7 mil watts em apenas 6 horas. 

7 vezes 175W = 1225 watts

Durante 6 horas de sol isso geraria 7350 watts. (1225 vezes 6 horas). 

Mais ainda temos que incluir o consumo da casa que continuará ocorrendo durante as 6 horas que as baterias estiverem sendo carregadas.

Como minha média de consumo em horas é de 291 watts, preciso de mais 2 painéis de 250 watts. 

Daí eu precisaria de uns 9 painéis de 250 watts para manter meus 7000 watts diários, ou meus 210Kw mês, com minha fatura de R$200,00 mensal. 

Só que cada painel de 250W custa R$1.069,00:

http://www.neosolar.com.br/loja/painel-solar-fotovoltaico-yingli-yl250p-29b-250wp.html

No final eu iria gastar mais de 10 mil reais. 

Boa!!! A preocupação é no consumo de amperes ou autonomia da bateria!!!

Postado

Ainda referente ao meu exemplo de consumo....

Eu tava aqui fazendo uma conta rápida não muito otimizada: 

Os 9 painéis de 250 watts vão gerar na faixa de 1575 watts hora. Até um pouco mais que isso. 

Por isso em 12V terão na faixa de 131,25 amperes (1575 dividido por 12. Lei de Ohms). 

Lembrando que é só uma aproximação. Vamos arredondar para 132 amperes. 

4 baterias de 220AH já seriam suficientes para manter minha casa por 24 horas. 

Porém se dividirmos os 132 amperes dos painéis solares pelas 4 baterias, teremos aproximadamente 33 aperes por bateria.

Deste jeito estaríamos sobrecarregando as baterias, já que cada bateria de 220AH só deve ser carregada com no máximo 22A.

Então seríamos obrigados a usar um banco de baterias composto por 8 baterias de 12V por 220AH.

Assim cada bateria iria carregar com 16.5 amperes aproximadamente.

As baterias não estariam sendo sobrecarregadas. 

É sempre bom gerar um pouco mais de potência do que é realmente usado, pois assim as baterias se manterão sempre carregadas ao máximo. E a vidá útil aumenta muito.

Com um bom controlador de cargas, e sem nunca sobrecarregá-las, uma bateria destas chega a durar mais de 7 anos.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, albert_emule disse:

Ainda referente ao meu exemplo de consumo....

Eu tava aqui fazendo uma conta rápida não muito otimizada: 

Os 9 painéis de 250 watts vão gerar na faixa de 1575 watts hora. Até um pouco mais que isso. 

Por isso em 12V terão na faixa de 131,25 amperes (1575 dividido por 12. Lei de Ohms). 

Lembrando que é só uma aproximação. Vamos arredondar para 132 amperes. 

4 baterias de 220AH já seriam suficientes para manter minha casa por 24 horas. 

Porém se dividirmos os 132 amperes dos painéis solares pelas 4 baterias, teremos aproximadamente 33 aperes por bateria.

Deste jeito estaríamos sobrecarregando as baterias, já que cada bateria de 220AH só deve ser carregada com no máximo 22A.

Então seríamos obrigados a usar um banco de baterias composto por 8 baterias de 12V por 220AH.

Assim cada bateria iria carregar com 16.5 amperes aproximadamente.

As baterias não estariam sendo sobrecarregadas. 

É sempre bom gerar um pouco mais de potência do que é realmente usado, pois assim as baterias se manterão sempre carregadas ao máximo. E a vidá útil aumenta muito.

Com um bom controlador de cargas, e sem nunca sobrecarregá-las, uma bateria destas chega a durar mais de 7 anos.

Valeu amigo, obrigado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...