Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tem, só lembre-se para conseguir a potencia máxima do ci você tem que usar a tensão máxima, se você olhar os gráficos no datasheet vai ver que a 12v, em bridge, você consegue 30W... Ainda assim acho que as alternativas do @albert_emule são melhores, o classe D vai durar mais a bateria pois é bem eficiente e é menor para a aplicação.

Algo que você não mencionou ainda é que baterias você vai usar. Para um amplificador de 50W durar 10h não é fácil, ou você vai precisar de baterias muito grandes ou tens de pensar em alternativas..

Postado

Segundo uma renomada fábrica nacional de amplificadores de potência, a Studio R, Um amp. que fornece 2.000 watts RMS com sinal senoidal, dará somente cerca de 500 watts RMS com ruído rosa e cerca de 4.000 watts RMS com onda quadrada.

A empresa também cita em seu artigo que no uso prático, não temos nem somente ruído rosa, nem sinal senoidal nem onda quadrada. Temos uma mistura de tudo isso, que é o que chamamos de música.

A empresa ainda cita que existem inúmeras diferenças de amplitude entre os diversos tipos de música, mas todas elas se parecem mais com o ruído rosa do que com uma senoide ou onda quadrada. 

E se a música se parece com o ruído rosa, quer dizer que com música aquele amplificador que dá 2.000 watts RMS com sinal senoidal, só dará cerca de 500 watts, como vimos.
Fonte: http://www.studior.com.br/artigos.html

No caso o fabricante se refere à potência entregue aos altos falantes.
A potência consumida da rede elétrica será de 40% a mais que a entregue aos altos-falantes caso o amplificador seja de classe AB e de 10% a 20% a mais no caso dos amplificadores classe D, pois os de classe D são mais eficientes energeticamente.

O amplificador classe de menor qualidade dará uns 20% de perda. Mas os Top de linha dará apenas uns 10% de perda.

Levando em conta o artigo do fabricante de amplificadores.... Se você quer um amplificador que entregue 50W aos alto-falantes, toando música, se este amplificador for classe D ele consumirá uns 55 watts da bateria. 

Mas 50 watts com música já é uma potência bem alta casa. 

E se você jogar uma senoide pura na entrada deste amplificador, ele será capaz de entregar 200W nos altos falantes. 

Podemos tirar a seguinte conclusão:

Se você quer 50 watts com música, o amplificador terá que ser de 200 watts hehehe. 

Daí com as senoides dos sons pancadão que fazem BUM BUM BUM, este amplificador entregará 200 Watts. 

E com a música normal entregará 50 watts.

Se você aumentar o volume até a senoide ceifar e saturar, poderá queimar os auto-falantes, pois o amplificador poderá entregar até 400W hehehe. 

• Curtir 1
Postado

Meus queridos, acho que consegui achar a minha solução, abri um amplificador 2.1 da Login, desses que você liga em computador, televisão, tem um som bem bom, sempre gostei, pois quando abri, fui ver o CI, um TD 1558Q da philips, vocês não imaginam a alegria que vi quando li o data sheet dele, exatamente o que preciso, funciona de 6 v min, até 18v max, e consigo funcionar ele a 2 A, ou seja, posso usar uma bateria 12v consumindo apenas 2A, podemos usar ele com 2 X 22 W ou 4 X 11 W ou lógico 1 de 44 se fizer um bridge.

Gostaria, se puderem, analisar esse data sheet e fazerem as suas considerações.

P.S. ele é classe B

Desde já, muito obrigado.

datasheet1558q.pdf

Postado
48 minutos atrás, aerosant disse:

Meus queridos, acho que consegui achar a minha solução, abri um amplificador 2.1 da Login, desses que você liga em computador, televisão, tem um som bem bom, sempre gostei, pois quando abri, fui ver o CI, um TD 1558Q da philips, vocês não imaginam a alegria que vi quando li o data sheet dele, exatamente o que preciso, funciona de 6 v min, até 18v max, e consigo funcionar ele a 2 A, ou seja, posso usar uma bateria 12v consumindo apenas 2A, podemos usar ele com 2 X 22 W ou 4 X 11 W ou lógico 1 de 44 se fizer um bridge.

Gostaria, se puderem, analisar esse data sheet e fazerem as suas considerações.

P.S. ele é classe B

Desde já, muito obrigado.

datasheet1558q.pdf

Qual tal o TDA1560Q???

http://www.spelektroniikka.fi/kuvat/tda1560Q.pdf

Este CI tem mantem 2 capacitores carregados, como se fossem dobradores de tensão. 

Daí este CI consegue extrair 24V da bateria de 12V. 

Quando precisa de potência mais elevada, o circuito usa os 24V. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!