Ir ao conteúdo

Para que serve cada componente de um projeto android?

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos,

Estou começando agora no desenvolvimento Android, e estou com dúvidas quanto aos diretórios do Android Studio, eu preciso entender para que serve cada um deles para o projeto, confesso que nunca programei em uma linguagem com tantos diretórios(app, manifests, res, drawable, layout, values, minimap....), arquivos(Todos os XML) e classes(Classe R por exemplo). Eu preciso saber para que serve cada arquivo, classe e diretório, e o AndroidManifest.xml? Esses foram somente exemplos, se possível me ajudem com todos os componentes de um projeto, tenho certeza que esta é a dúvida de muitos.

Obrigado.

• Moderador
  • Solução
Postado

@MarvinRio

Olá,

Basicamente em relação a estrutura do app android:

src, Lugar onde irão ficar as classes java

gen, Irá conter os arquivos automaticamente gerados pelo ADT.R.java desta pasta consiste em referências estáticas para todos os recursos presentes na pasta res para que possam ser referenciadas de forma fácil e dinâmica a partir do código Java. Recomenda-se não modificar o conteúdo de R.java manualmente.

Esse R.java é gerado automaticamente pela IDE. Nunca mexa nela.

res, é a pasta que vai ter os recursos do app. Como ícones, imagens e etc. 
Ela tem 3 subpastas:

•  drawable, Destinada a todos os arquivos de imagem;
  •  layout, Destinada aos layouts que especificam as telas de UI para as atividades, na forma de código XML. Main.xml é gerado automaticamente.        
  •  values, Contem os arquivos XML utilizados para a internacionalização de aplicativos e outras configuraçoes.

AndroidManifest.xml, O arquivo AndroidManifest.xml é o arquivo principal do projeto e centraliza as configurações da aplicação. 

Para complementar, temos um tópico que explica um pouco mais sobre isso e com exemplos práticos.

Postado
12 horas atrás, dif disse:

@MarvinRio

Olá,

Basicamente em relação a estrutura do app android:

src, Lugar onde irão ficar as classes java

gen, Irá conter os arquivos automaticamente gerados pelo ADT.R.java desta pasta consiste em referências estáticas para todos os recursos presentes na pasta res para que possam ser referenciadas de forma fácil e dinâmica a partir do código Java. Recomenda-se não modificar o conteúdo de R.java manualmente.

Esse R.java é gerado automaticamente pela IDE. Nunca mexa nela.

res, é a pasta que vai ter os recursos do app. Como ícones, imagens e etc. 
Ela tem 3 subpastas:

•  drawable, Destinada a todos os arquivos de imagem;
  •  layout, Destinada aos layouts que especificam as telas de UI para as atividades, na forma de código XML. Main.xml é gerado automaticamente.        
  •  values, Contem os arquivos XML utilizados para a internacionalização de aplicativos e outras configuraçoes.

AndroidManifest.xml, O arquivo AndroidManifest.xml é o arquivo principal do projeto e centraliza as configurações da aplicação. 

Para complementar, temos um tópico que explica um pouco mais sobre isso e com exemplos práticos.

Caramba mano!
Muito bom me ajudou muito!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!