Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Tenho um H60 a + - 2 anos, ele na mobo que tinha funcionava ok, depois que troquei a mobo pra uma gigabyte a bomba começa a fazer barulho alto quando é exigida. As temps do processador estão normais então sei que a bomba está fazendo seu trabalho correto. já tem uns 6 meses que está assim. Será que a tensão do CPU fan está alterada ?

Já verifiquei:

Conexão da alimentação da bomba, está conectada no CPU fan

Cool´n quiet on/off

EDIT: Olhei a nota fiscal, vai fazer 4 anos.

• Membro VIP
Postado

@Rafael França Eu ligaria a ventoinha do cooler no CPU fan e a bomba em outra saída de 12 V,

que poderia ser uma saída molex (4 pinos grossos) da fonte com um adaptador, pois acredito 

que a circulação de liquido pode ser constante e a temperatura dele variar de acordo com a

absorção de calor do processador, ou seja, com o liquido mais quente a ventoinha sopra mais

e dissipa o calor do liquido no radiador, pelo menos deveria ser assim.

adcarvalho

Postado

@adcarvalho ok. Vou fazer a alteração, eu tinha seguido o manual. Eu pensava que aumentaria a vida útil da bomba ligada no conector CPU fan pra não deixar ela trabalhando numa rotação máxima constante. Vou liga lá na fonte pra ver se o barulho para. 

• Membro VIP
Postado

@Rafael França Como sua bomba já tem dois anos de uso pode ser que já esteja com desgaste,

mas como você disse que com a placa-mãe anterior ela não fazia barulho, não deve ser isso, aí,

só posso atribuir o ruído a ela estar trabalhando forçada.

adcarvalho

• Curtir 1
Postado

@adcarvalho Fiz o teste, quando coloco a bomba direto na fonte com adaptador faz barulho incessante. Essas bombas de water cooler corsair são feitas para trabalhar em 12v ?

Medi as tensões da fonte ligada na mobo e ligada sozinha com um multimetro, estão ok.

Postado

@Rafael França veja se está com bolha de ar na bomba. Não sei que som a sua bomba está produzindo, mas pode ter entrado  bolha quando você mexeu no micro e trocou a placa-mãe (deitou o gabinete, etc). 

Pesquise no Google como tirar bolhas de water cooler. Se o barulho continuar, aí a bomba está variando. O conselho geral é de manter a bomba a 12v. Acho que a Cooler Master diz que rodar abaixo de 100% é prejudicial. Ou é a Corsair, não me lembro. Também não deve ser toda bomba, porque alguns programas de gerenciamento tem controle de rotação de bomba. Acredito que varie de modelo de bomba (do que me lembro, a maioria é modelo OEM feito por um ou dois fabricantes). 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...