Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Na minha sala(nova) tem dois pontos de luz separados, mas só Deus sabe por que, só um deles tem os fios fase(na verdade acho que é o retorno da chave de luz onde o fase está ligado) e neutro chegando, no outro não tem nada. Para colocar duas lâmpadas, uma em cada ponto, pensei em puxar uma extensão para o outro ponto. Igual a um ponto de tv a cabo que vai só para uma tv e você usa um divisor que dá para duas tvs.

Bem, minha pergunta é:

Existe algum divisor de fios de energia, igual a um divisor de tv a cabo? Se sim, qual o nome? É seguro fazer isso? Eu sei que poderia conectar os fios diretamente e encapar com fita isolante, mas queria fazer um trabalho mais caprichado.

Postado

Não existe divisor para casos igual a esse, existe ligação em paralelo, onde usa-se o mesmo par de fios para ligar mais de uma tomada.

Primeiro lugar, precisa identificar o local dos pontos, já que é padronizado, as tomadas ficam próximas aos rodapés por volta de 20 cm as que tem interruptor ficam aproximandamente 1,20 m. Tem as de banheiro que são normalmente interruptor de espelho e tomada conjugados. Na cozinha as tomadas ficam no alto para uso de geladeiras, fogões e outros (1,20 ) mas tudo isso nem sempre é seguido e quem manda é o projeto.

O que voce quer é fácil, é só puxar dois fios desse ponto e puxar para a outra tomada, mas para saber se é neutro ou retorno tem que saber a tensão da casa, e também pode ser terra, instalações antigas usava fio azul como terra.

Terra é uma coisa e neutro é outra.

Veja o esquiminha abaixo, onde o fio que vai do interruptor até a lâmpada é o chamado retorno e todos os componentes estão em paralelo.

img_562d26a7e383a.png

• Curtir 1
Postado

Eu pensei em fazer o seguinte. Ligar os dois fios que irão para o outro spot do jeito que eu desenhei na imagem abaixo. Os dois fios brancos são os que vêm da chave de luz. Eles ligam a lâmpada do spot que está na imagem. Os outros dois fios que eu desenhei, o preto e o vermelho, vão para o outro bocal.

O que você acha?

images.jpg

Postado

Outro spot? por acaso esse ponto é em cima do espelho do banheiro e o que voce tem ativo fica ao lado (espelho)  dele?

Obs: Para deixar claro, esse espelho é o de vidro não seriam as "tampas" das tomadas.

• Curtir 1
Postado

Sim, é outro spot, idêntico ao da imagem, é que dentro dele há um bocal de porcelana, como eu coloquei na imagem acima, no post #3.

Não é no banheiro, é na sala mesmo, só que eu não sei por que só um ponto(aquele buraco no teto) de luz tem fios que provavelmente são do interruptor, o outro ponto não tem nada. Para ligar as duas lâmpadas, uma de cada ponto com o mesmo interruptor, eu pensei em fazer como no esquema do post #3. Por isso queria a opinião de vocês sobre isso.

Desculpe se estou fazendo confusão com os nomes! Sou novo na área.

pla.jpg

Postado

Fica difícil imaginar a situação, voce disse "aquele buraco no teto", isso dá para entender porque é o ponto onde será colocado o lustre; mas quando se refere "ao outro ponto" não tem nada.

O padrão é ter uma caixa a 0,30 cm do chão para instalar a tomada, 1,30 m acima para instalar o interruptor de luz e no centro do teto um ponto para o lustre.

Esse ponto vazio que voce se refere é uma arandela?

Ps: Arandela é aquele ponto de luz instalado na parede que substitue um abajour, sendo ligado normalmente pelo mesmo local onde se acende a luz da sala, se for isso basta instalar outro interruptor se não houver com mais uma chave, lembrando que as arandelas tem comunicação com o ponto da sala.

Veja um exemplo de arandela:

Cena-3.png

• Curtir 1
Postado

Claudiogc!!

Pode ligar sim, sem problemas. Para manter um padrão técnico adequado, procure conectar o retorno (que seria o condutor que vem do interruptor) no contato do centro do suporte (spot).

Para ficar melhor esteticamente, podes utilizar canaletas (sistema 'X') para tapar os condutores. Se eles seguem por cima do forro, não precisa.

Porém, se é um teto em pré-moldado, deve haver uma caixa de derivação unindo os dois pontos. Para manter o padrão técnico, deves tentar passar os condutores de uma caixa à outra.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...