Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon 7950 - problemas no clock!!!!!


Posts recomendados

Bom dia.

Senhores, estou com problemas na minha GPU, ela simplesmente travou o clock em 850.

O padrão do clock dela é 925, porém do nada travou em 850 e só destrava depois que eu fecho o facebook (SIM, O FACEBOOK), ou fecho todo o navegador. Mas após isso, fica totalmente instável, oscilando muito.

Uso o MSI Afterburner pra fazer um OC básico, pra 1035 e memória em 1400, mas só destrava após fechar o navegador...

Já formatei o pc e não resolveu.

 

Um colega disse que poderia ser algo relacionado ao 2D, que trava o clock e parece que ele está ativado direto agora.

Alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Douglas Whisper Mas esse problema de clock acontece durante o jogo ou o quê? A placa não atingirá seu clock máximo a menos que isso seja necessário, ou seja, em jogos.

Qualquer jogo, o limite dela passa a ser 850, e ignora o OC pra 1035.

Mesmo que eu n tivesse fazendo OC, ela deveria ficar com máxima de 925, já que é o padrão limite dela.

4 minutos atrás, Guilherme Mascarenhas disse:

@Douglas Whisper  Não seria uma questão de Driver?
Já chegou a testar com um Driver anterior ao atual instalado? (acredito que seja o mais recente que você tenha instalado)

Já tentei mudar o drive pro mais atual possível, e continua do mesmo jeito.

A única coisa que não testei ainda, foi colocar 2 drivers antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Douglas Whisper Bem estranho isso aí, a temp está normal, só pode ser problema de driver. Desinstale tudo e instale novamente, se tiver usando o Catalyst desative.

 

EDIT: Mais uma coisa, qual é a configuração completa?

Processador FX-8350 4.0

Memória raam DDR3 8GB hyperx 2333

Watercooler corsair H100i

ssd kingston 60GB pro SO

Placa de vídeo Radeon saphire 7950 3GB 384 bits DDR5

placa-mãe Gigabyte GA-970DS3P

HD Sata 3 500GB

 

 

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Douglas Whisper Bem estranho isso aí, a temp está normal, só pode ser problema de driver. Desinstale tudo e instale novamente, se tiver usando o Catalyst desative.

 

EDIT: Mais uma coisa, qual é a configuração completa?

Outra coisa.

O estranho é que isso ocorreu durante a jogatina, não foi assim que atualizei drivers dela.

Ou seja, tava jogando normal e do nada o clock foi pra 850 e não saiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Como está a temperatura do processador? Veja o uso da GPU também.

40 graus jogando. Nada anormal.

O uso da GPU sempre fica em 95-99%, mas ela sempre foi assim mesmo.

Antes disso, a mesma % de uso da GPU e o clock não ficava maluco ou travado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Whisper  

 

Na sua situação eu iria tirar a placa da MOBO, dar uma limpeza geral! Reparar se não tem nenhum capacitor estufado tanto na placa quanto na MOBO... testar com uns drivers diferentes e usar um programa de OC diferente do MSI pra ter certeza absoluta que não é hardware e além disso tudo também testar a VGA num outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, cara, não parece ter nada anormal além do clock baixo, se você desinstalar o driver por completo, não deixar nada e instala-lo do zero, pode ser que resolva, mas também não posso garantir nada. Não parece ser defeito físico no hardware, parece ser algum problema de software mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Guilherme Mascarenhas disse:

@Douglas Whisper  

 

Na sua situação eu iria tirar a placa da MOBO, dar uma limpeza geral! Reparar se não tem nenhum capacitor estufado tanto na placa quanto na MOBO... testar com uns drivers diferentes e usar um programa de OC diferente do MSI pra ter certeza absoluta que não é hardware e além disso tudo também testar a VGA num outro PC.

antes de fazer uma limpeza na mobo, vou testar a placa em outro pc.

Mas o estranho é essa interação com o facebook.

 

Meu amigo disse que poderia ser o 2D da placa que travou, já que (de acordo com ele, não entendo muito disso) a placa tem um limite de clock quando vai executar 2D, e algo está deixando essa opção ativa direto.

E o msi teria uma opção pra desativar esse 2D...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema!
Primeiro voltei 1 drive, porém acho que não teve nada a ver com isso.
O que acontece foi que o msi estava com uma opção em "padrão" e eu coloquei modo Boost.
Com isso, o clock que ficava em 850, foi liberado pra 925.
Porém, como estava em OC pra 1035, ficou oscilando.
Voltei no MSI e coloquei +20 em energia, e o clock travou em 1035.

Todo esse tempo, não era exatamente o facebook que estava limitando o clock, e sim a falta de energia pra placa de vídeo.
Consegui por o clock em 1120 e memória em 1500, porém durante a jogatina o drive da erro e o jogo fecha.
Infelizmente o MSI não tem opção pra destinar mais energia do que esses +20, por isso o erro no drive.
Ainda estou tentando encontrar um clock 100% estável, ou procurarei um novo programa que tenha uma opção a mais de energia pra destinar.
No mais, obrigado a todos que destinaram um tempinho pra quebrar a cabeça comigo, felizmente pensando juntos nós encontramos o problema e agora podemos deixar esse "tutorial" pros próximos que tiverem instabilidade em clock da GPU.

Até a próxima!!!

 

Obs: Como coloca "Resolvido"?

kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...