Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois servidores em uma rede


Posts recomendados

Boa tarde gente, sou nova na área então vamos lá com minha dúvida:

 

Hoje a empresa que trabalho tem 1 servidor com o compartilhamento de arquivos e o sistema ERP, estamos aderindo um novo servidor para que assim fique:

 

Servidor1 com o compartilhamento de arquivos e Servidor2 com o sistema ERP. As máquinas clientes vão ter apenas um domínio ex. Servidor1, mas ela tambem vai acessar o sistema ERP que está no Servidor2 ao fazer isto o Sistema Operacional vai solicitar o usuário para acesso, ok.

Quanto a configuração dos servidores qual o correto? EU deixo cada um com sua DNS e o  seu AD e só configuro a confiabilidade entre eles ou eu posso ingressar o Servidor2 no Servidor1?

 

 

**1 servidor na rede sei deixar ele redondinho, com usuários, controle de acesso.... Mas agora que tenho que colocar mais um não faço a mínima ideia!

Ah estou trabalhando com Windows Server 2012

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @ Larissa Eloá R. da Silva

 

Bom dado ao seu cenário eu pessoalmente faria da seguinte forma, presumindo que você trabalhe ai com todos na mesma rede, e que já tenha um domínio criado e funcionando.

 

Eu colocaria o segundo servidor que você esta trazendo agora como controlador de domínio, e moveria o compartilhamento de arquivos para ele, mantendo o sistema ERP onde ele esta agora, assim você não teria o retrabalho de reinstala-lo no novo servidor.
Desta forma você não teria o problema de ficar autorizando acesso quando alguém tentar acessar o novo servidor, por exemplo, caso ele estivesse fora do domínio, e alguém tentar acessa-lo, como você mesma já colocou ali, sera solicitado usuário e senha. Ele estando como controlador de domínio você pode gerencia-lo pelo AD normalmente, e os acessos e politicas seriam muito mais fáceis de se gerenciar.

 

Agora se você ainda não tem um domínio criado, ou queira mover o sistema ERP para o novo servidor tencionando conseguir maior desempenho na tramitação de dados, primeiro confirme com o suporte se há alguma limitação quanto ao sistema deles, e quando estiver movendo para o novo servidor, efetue testes para garantir o funcionamento do sistema antes de derrubar o sistema no servidor antigo, e também verifique qual trabalho será necessário efetuar nas estações, normalmente sempre acaba sendo necessário alguma reconfiguração devido a mudança de endereço na rede, por exemplo, ao acessar o sistema ERP as estações tinham o endereço do servidor 1, agora vão precisar do endereço do servidor 2.

 

OBS: Se você já tiver um domínio criado, e optar por promover o novo servidor como controlador de domínio, tenha em mente que as informações do AD ainda ficam retidas no servidor original, por exemplo, caso o servidor original seja derrubado da rede o novo não poderá assumir as funções dele sem as devidas configurações antes. Ha uma coisa chamada mestre de operações na rede, e é justamente isso que seu servidor original estaria assumindo, estas precisam ser transferidas caso a intenção seja aposentar o servidor antigo em algum momento.
E não se esqueça do backup antes da mudança, como todo bom profissional, sempre garanta que você pode desfazer o que fez caso de algum problema.

 

Boa sorte!

 

Se precisar estamos aqui!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...