Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Larissa Eloá R. da Silva

Dois servidores em uma rede

Recommended Posts

Boa tarde gente, sou nova na área então vamos lá com minha dúvida:

Hoje a empresa que trabalho tem 1 servidor com o compartilhamento de arquivos e o sistema ERP, estamos aderindo um novo servidor para que assim fique:

Servidor1 com o compartilhamento de arquivos e Servidor2 com o sistema ERP. As máquinas clientes vão ter apenas um domínio ex. Servidor1, mas ela tambem vai acessar o sistema ERP que está no Servidor2 ao fazer isto o Sistema Operacional vai solicitar o usuário para acesso, ok.

Quanto a configuração dos servidores qual o correto? EU deixo cada um com sua DNS e o  seu AD e só configuro a confiabilidade entre eles ou eu posso ingressar o Servidor2 no Servidor1?

**1 servidor na rede sei deixar ele redondinho, com usuários, controle de acesso.... Mas agora que tenho que colocar mais um não faço a mínima ideia!

Ah estou trabalhando com Windows Server 2012

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @ Larissa Eloá R. da Silva

Bom dado ao seu cenário eu pessoalmente faria da seguinte forma, presumindo que você trabalhe ai com todos na mesma rede, e que já tenha um domínio criado e funcionando.

Eu colocaria o segundo servidor que você esta trazendo agora como controlador de domínio, e moveria o compartilhamento de arquivos para ele, mantendo o sistema ERP onde ele esta agora, assim você não teria o retrabalho de reinstala-lo no novo servidor.
Desta forma você não teria o problema de ficar autorizando acesso quando alguém tentar acessar o novo servidor, por exemplo, caso ele estivesse fora do domínio, e alguém tentar acessa-lo, como você mesma já colocou ali, sera solicitado usuário e senha. Ele estando como controlador de domínio você pode gerencia-lo pelo AD normalmente, e os acessos e politicas seriam muito mais fáceis de se gerenciar.

Agora se você ainda não tem um domínio criado, ou queira mover o sistema ERP para o novo servidor tencionando conseguir maior desempenho na tramitação de dados, primeiro confirme com o suporte se há alguma limitação quanto ao sistema deles, e quando estiver movendo para o novo servidor, efetue testes para garantir o funcionamento do sistema antes de derrubar o sistema no servidor antigo, e também verifique qual trabalho será necessário efetuar nas estações, normalmente sempre acaba sendo necessário alguma reconfiguração devido a mudança de endereço na rede, por exemplo, ao acessar o sistema ERP as estações tinham o endereço do servidor 1, agora vão precisar do endereço do servidor 2.

OBS: Se você já tiver um domínio criado, e optar por promover o novo servidor como controlador de domínio, tenha em mente que as informações do AD ainda ficam retidas no servidor original, por exemplo, caso o servidor original seja derrubado da rede o novo não poderá assumir as funções dele sem as devidas configurações antes. Ha uma coisa chamada mestre de operações na rede, e é justamente isso que seu servidor original estaria assumindo, estas precisam ser transferidas caso a intenção seja aposentar o servidor antigo em algum momento.
E não se esqueça do backup antes da mudança, como todo bom profissional, sempre garanta que você pode desfazer o que fez caso de algum problema.

Boa sorte!

Se precisar estamos aqui!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais