Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fios da cooler como ligar no molex


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Olá, boa tarde... Minha ventoinha corsair, que fica na lateral do gabinete, possui 3 fios. 2 deles são pretos, e 1 é preto c/ listras brancas. Como ligar direto no molex? Eu sei ligar com ventoinhas que tem as cores amarelo, vermelho e preto, mas esse não segue essas cores, como vou saber??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja como a falta de dados, por esquecimento certamente, é altamente prejudicial...

 

Você de cara comentou que tinha um fio preto e um preto/branco e, no minha recordação não citaste a cor do terceiro. Ai, acho editastes e complementaste a informação...

 

Jamais vi dois fios pretos e outro diferenciado. O que disse ai acima não mais assino embaixo.. Se não foi assim que aconteceu esqueça do que citei, devo ter me enganado ou lido errado.

Não consigo te dizer quais os fios a ligar..

Pensei se tratar de um fio de alguma outra cor, vermelho quem sabe, esse um a mais..

 

Procure pelos dados constantes no fan, em sua etiqueta, que aliás já poderias ter citado também...

De posse dos dados procure na internet, peça ajuda ao Tio Google. É muito mais seguro..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse seu fan com certeza tinha um encapsulamento de plástico semelhante a esse dai para inserção na placa-mãe.. Se tivesse com ele daria para matar fácil seu problema..

 

howpcfanswork_1269878309.jpg

 

Um pensamento me leva a crer que aquele preto com lista branca deva ser o sensor e desse modo não vai ligação nenhuma nele. O fio central deve ser o +12 Volts e o outro extremo deve ser o massa... Dê uma beliscada no 12 Volts ligando o preto liso no terra da fonte, o preto central no fio amarelo da fonte. Os leds deverão acender de pronto, mostrando que a ligação está correta..

Tente por sua conta e risco...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, gomesricardo disse:

Antes estava ligado assim: o preto/branco no terra (preto) da fonte e o central no amarelo da fonte. O pc chegou aqui assim... Por isso estava em dúvida.

E desse modo como estava, funcionava? girava e acendia os leds??

Porque estás trocando???

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, funcionava, girava e acendia os leds. Porém o pc não estava saindo imagem no monitor, e quando ligava os dois conectores pci-e da fonte na placa de vídeo (sim, a placa de vídeo é poderosa e usa para sua alimentação 2 conectores de 6 pinos pci-e da fonte. E sim, é uma fonte "real" de qualidade, é inclusive modular) o pc liga 1 segundo e depois desliga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Primeira observação: Se antes o fan funcionava e os leds ligavam tenho 102% de segurança de que a a ligação do fan estava correta e não deverias sequer ter mexido...

 

O problema de uma fonte ligar, rodar um segundo e desligar tem a ver com um mau funcionamento dela ou alguma coisa em curto em seu PC.
 

Se seu PC tiver video on-board tente fazê-lo operar sem a placa de vídeo poderosa..  Se operar é um bom sinal, demonstra que as coisas por ai funcionam..

 

Se opera numa boa, concentre-se em sua placa de vídeo poderosa, pode estar com problema ou sua fonte, tida como "REAL" parece estar mais para o virtual que para o real....

 

Citando marca e modelo da fonte e da placa de vídeo tenha certeza, vai só ajudar, atrapalhar não vai...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de cor o modelo exato da fonte, é uma zalman 600w. A placa de vídeo é uma sapphire e também não me lembro de cor qual modelo exato dela (:oops:). Mas a placa de vídeo funciona, testei em outro pc com fonte corsair cx500 e também com a zalman citada... Ambos funcionaram sem problema algum neste outro pc, o que me leva a crer que talvez a placa ou processador do cliente que esteja danificado (testei as memórias e hd, tudo ok com elas). E como então a referida fan estava ligado corretamente, então posso eliminar ela do problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, gomesricardo disse:

.... E como então a referida fan estava ligado corretamente, então posso eliminar ela do problema. 

É o que alguém com um mínimo de lógica deduziria. Ademais, para testar um fan com led há de ter uma dificuldade equivalente a de abrir um guarda chuvas automático...  Ligue esse fan em qualquer fonte de 12 Volts, do modo em que já o viste operando, e deduza se funciona ou não...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso só queria ter certeza que estava ligado de modo correto. Mais uma vez obrigado mestre! E deixa eu te perguntar, pelo problema apresentado você acha que é a placa-mãe ou processador? Sem mais testes e no tique (rsrs), você estimaria 1 ou 2??

1-placa-mãe

2-processador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, gomesricardo disse:

No caso só queria ter certeza que estava ligado de modo correto. Mais uma vez obrigado mestre! E deixa eu te perguntar, pelo problema apresentado você acha que é a placa-mãe ou processador? Sem mais testes e no tique (rsrs), você estimaria 1 ou 2??

1-placa-mãe

2-processador

Se você já o viu operando, fazendo vento e com led's acesos, não necessitava muito para acreditar que a ligação estava correta, certo???

Não, definitivamente eletrônica não se faz assim... Estimar se é ou 1 ou 2...  Mas conheço quem sabe resolver os problemas assim como pensas ser o correto. Chama-se Rodrigo Tudor.

Checa com ele....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...