Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
john209

Visualg calcular soma total?

Recommended Posts

Boa tarde, estou tentando conseguir fazer a soma total desse cód. no Visual G.

var
a,soma,porcentagem,total:real
inicio
escreva("Escreva o valor:")
leia(a)
soma:=a+(a*porcentagem)
escreval("ano 1: ",soma,"   ",soma*12)
porcentagem:=10/100
soma:=soma*porcentagem+soma
escreval("ano 2: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 3: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 4: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 5: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 6: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 7: ",soma,"   ",soma*12)
escreval("ano 8: ",soma,"   ",soma*12)
soma:=soma*porcentagem+soma)
escreval("ano 9: ",soma,"   ",soma*12)
fimalgoritmo
//total:=(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)+(soma*porcentagem+soma)
//escreval ("total é: ",total," ",total*9)
fimalgoritmo

o que devo fazer Obrigado e fiquem com Deus.

Capturar.PNG

Editado por dif
Inserir a tag CODE e melhorar o título
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico movido de Programação - outros para Iniciantes

Olá @john209,

inicio
leia(a)
soma:=a+(a*porcentagem)

Qual o valor de porcentagem nessa última linha citada acima? você está usando uma variável que "não possui nenhum valor" definido pelo usuário ou pelo programador.

Em relação a sua dúvida, por favor, explique melhor, pois não entendi o que você está tentando fazer.

No aguardo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, o valor da porcentagem é

porcentagem:=10/100

Onde seria a variavel usada porcentagem de 10%(10/100)

O que eu estou tentando fazer e somar o total de cada ano, ano 1 que deu 6000 + o ano 2 que deu 6600 + o ano 3 que deu 7260 e assim sucessivamente.. E aparecer a soma total.. Eu circulei na imagem o que eu quero somar.. valeu e fiquem com Deus.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @john209,

Veja, o VisualAlg vai executando os códigos da esquerda para direita, de cima para baixo, ou seja, da mesmo forma que lemos um texto...

Na linha soma:=a+(a*porcentagem) que citei acima, porcentagem não está com nenhum valor definido ainda!!! Você só deu o valor a porcentagem duas linhas abaixo. Veja, a conta será feita sempre com o valor que está no momento, que no caso é 0!  (obs.: o valor fica 0 porque o VisuAlg zera todas as variáveis automaticamente quando começa o programa).

Para corrigir, você precisa atribuir o valor que você quer antes de usar a variável, ex.:

inicio
porcentagem:=10/100  //defino o valor da porcentagem
leia(a)
soma:=a+(a*porcentagem) //aqui estou usando a variável, que nesse momento terá o valor de 0,1
escreval("ano 1: ",soma,"   ",soma*12)

Ou seja, o computador só entende "o valor no momento da execução"... ex.: qual o valor de a no momento que está executando a 5ª linha? vai ser o último valor que ela recebeu, que no caso foi a que o usuário digitou. Já porcentagem, a mesma coisa, vai ter o último valor que recebeu, que o caso foi o "resultado da divisão de 10/100". Na próxima linha, soma vai ter o valor da conta da linha acima... e por ai vai...

Então, se você quer somar o total, você precisa fazer justamente isso.. "somar os totais"... No seu caso esse "total" é dado por soma*12, correto? logo poderia ficar algo do dito:

total=total+(soma*12);

Obs.: veja que nesse momento não estou me preocupando se a forma de calcular a porcentagem está certa ou não, apenas é em relação a "como somar o total das somas".

No aguardo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Simon Viegas, obrigado, você foi o único disposto a me ajudar.. é o seguinte, como sou iniciante e meu cerebro não esta no ritmo de programação no momento eu não entendi muito bem e mesmo tentando fazer no Visualg, não consegui.. hehehe

ali na imagem que coloquei ali em cima esta circulado o que eu quero somar é aquele total ali, o caso da porcentagem, eu quero que cada ano ela aumente 10% por isso que eu coloquei 10/100 mas posso tb ao invés de colocar a variável porcentagem, posso apenas colocar 10/100.. então se possível você esquecer essa porcentagem.. hehehe e colocar o cód. pra mim fazer a soma do que esta circulado eu agradeço.. hehehe

Muito obrigado e fiquem com Deus.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @john209,

Tem dois pontos que devem ser observados:

1) o que você precisa; (o que está sendo proposto)

2) como executar. (qual lógica ser implementada)

Eu ainda não entendi o porque da necessidade de somar esses valores... nem também sobre essa parte de multiplicar por 12.

Se você tem 500, e que sofre 10% ao ano, terá 550 no primeiro ano e pronto não? terá 605 no segundo e pronto... entende?

No caso, qual a necessidade de multiplicar por 12? e qual a lógica para necessidade de somar esses valores que foram multiplicados?

Então, uma coisa é essa parte de "tentar fazer o que se precisa"... mas supondo que de fato precisa somar esse valores, eu já "dei uma resposta" no comentário anterior... seria algo do tipo:

total=total+(soma*12);

ou seja, para cada ano, você pega o que você quer somar e vai somando... (em cada ano o valor não é "soma*12"? você pega essa valor e vai "jogando" no total)

Obs.: primeiro você precisa ver o que está sendo pedido (pelo enunciado do problema ou pelo que você "criou como proposta de exercício", por exemplo) , não adianta calcular certo algo que está idealizado errado, ou seja, uma coisa é saber somar os valores corretamente, a outra é de fato ter a necessidade de somar ou não.

No aguardo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não entendi o porque da necessidade de somar esses valores... nem também sobre essa parte de multiplicar por 12.

R: 12 seria meses, exemplo, uma prestação sofre reajuste de 10% a cada ano

Se você tem 500, e que sofre 10% ao ano, terá 550 no primeiro ano e pronto não? terá 605 no segundo e pronto... entende?

R: Entendi, e como está na imagem está correto..

No caso, qual a necessidade de multiplicar por 12? e qual a lógica para necessidade de somar esses valores que foram multiplicados?

R: Como dito antes ali em cima, os 12 é meses no ano, 12 meses é um ano, primeiro ano é 500 reais x 12 meses= 6000, no ano 2 será 550 reais x 12= 6600 e assim por diante.

Dai quando calcular todos os mêses..

500 reais por mês = 6000 por ano

550 reais por mês= 6600 reais por ano

605 reais por mês= 7260 reais por ano

eu fiz na calculadora e o total somado os anos deu R$81476,86146

que daria mais ou menos R$81476,86

quero somar os totais de cada ano para saber qual a soma do total do total e apareça na tela o total..

Entendeu?

Obrigado e fiquem com Deus.

Editado por dif
Excesso de formatação e cores
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

john209
   As explicações do Simon Viegas estão certas, então para você conseguir fazer
essa soma é só colocar depois de cada ano, esse código assim:

total:=total+soma*12
escreval("ano 2: ",soma,"   ",soma*12)
total:=total+soma*12

e vai colocando assim até o final
e aí lá no final uma linha antes do fimalgoritmo, coloque assim:

escreva("A Soma Total É= ",total)

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Em 07/06/2016 às 21:24, john209 disse:

R: Como dito antes ali em cima, os 12 é meses no ano, 12 meses é um ano, primeiro ano é 500 reais x 12 meses= 6000, no ano 2 será 550 reais x 12= 6600 e assim por diante.

Dai quando calcular todos os mêses..

500 reais por mês = 6000 por ano

550 reais por mês= 6600 reais por ano

605 reais por mês= 7260 reais por ano

eu fiz na calculadora e o total somado os anos deu R$81476,86146

que daria mais ou menos R$81476,86

quero somar os totais de cada ano para saber qual a soma do total do total e apareça na tela o total..

Entendeu?

Obrigado e fiquem com Deus.

Pelo que eu sei, se a "correção" é por ano, você tem que se basear por anos e não por meses... De fato um ano tem 12 meses, mas você tem sempre que se basear em "parâmetros iguais". Ano é ano, meses é meses.

Entretanto, depende do contexto... por exemplo, se for algo um investimento, como em uma poupança, onde o rendimento anual é de 10%, se você tem 500 reais lá, em uma ano vai ter R$550. Em dois anos, o R$550 vai para R$605!
Ano 0: 500

Ano 1: 550
Ano 2: 660

R$660 é o valor final!!! não tem mais conta para fazer...

Agora, se você por exemplo estiver se referindo a um contexto como "salário por mês", onde todo ano o patrão dá um aumento de 10%, ai sim faria sentido... ou seja, no primeiro ano, o trabalhador ganhou 500*12, no segundo ano, teve um aumento para 550, daí ganhou mais 12 meses desse valor!!! Daí, essa soma sua seria "a soma dos salários em um ano" e a soma total seria "a soma de todos os salários", ou seja, quanto ele ganhou no total durante o período de trabalho..

São duas coisas diferentes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado vocês que responderam.

eu acabei fazendo a soma total na calculadora mesmo..

hehehe

obrigado e fiquem com Deus.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais