Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover de forma segura toda energia de uma placa-mãe


Posts recomendados

Saudações!

 

pessoal, gostaria de saber quais técnicas ou procedimentos usar para que de forma efetiva, seja removida completamente a energia de uma placa-mãe, até mesmo dos capacitores.

O motivo pelo qual desejo fazer tal procedimento é para poder lavar uma placa defeituosa, e depois fazer um reflow nas bga, assim, acho importante tirar toda a energia presente na placa, mesmo sabendo que muitas pessoas lavam as placas sem se preocupar com isso e mesmo assim ela funciona normalmente após o procedimento, já fiz isso, mas somente em VGA. para reparar artefatos, e funcionou perfeitamente. 

 

aguardo a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho certo, mas sera que uma placa ainda ligando pode ter problemas com o curto de hardman? eu pensei nisso, mas não tenho certeza de que não prejudica, o fato é que a placa liga, mas, as vezes não liga, e desliga sozinha depois de um tempo, um problema clássico em placas 775 hoje em dia! já atualizei a bios, medi os transistores, mas quando a isso ela ta normal. vou verificar amanhã se faço o curto e lavagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Agente Mulder Pelo pouco que conheço de eletrônica, o único componente

que acumula energia na placa-mãe são os capacitores, porque os resistores,

semicondutores, etc..., quando se desliga a energia eles não guardam nada

com eles, assim, o curto de hardman, na realidade, só descarrega todos os

capacitores fechando curto entre seus terminais.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

a placa funcionou perfeitamente, usei o curto de Hardman, em seguida, fiz a lavagem com detergente neutro e água, após a secagem ao sol, deixei 2 dias pendurada no varal, e antes de ligar ainda sequei com um secador de cabelo da minha esposa.

muito boa essa combinação para limpeza de placas, mas não recomendo fazer isso em placas que funcionam normalmente, pois se uma etapa for negligenciada pode acarretar na perda do equipamento!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!