Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ga-b75m-d3h vs asus h81m-c/br


Posts recomendados

Galera, bom dia!

 

Eu tenho essas duas placas mãe:

 

B75M-D3H da Gigabyte

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4150#ov

 

H81M-C/BR da Asus

https://www.asus.com/Motherboards/H81MC/

 

Tenho um processador para cada:

I5-4440 (4º Geração para a Asus)

http://ark.intel.com/pt-br/products/75038/Intel-Core-i5-4440-Processor-6M-Cache-up-to-3_30-GHz

I5-3330 (3º Geração para Gigabyte)

http://ark.intel.com/pt-br/products/65509/Intel-Core-i5-3330-Processor-6M-Cache-up-to-3_20-GHz

 

e 2x Memórias da Corsair de 1600 4GB DDR3 e 4x da Kingston 1333 4GB DDR3.

 

Comprei uma fonte nova, um gabinete e uma placa de video para fechar config e voltar a jogar.

Thermaltake Smart 600w

http://www.thermaltakeusa.com/Power_Supply/Smart_Series_/Smart/C_00002729/Smart_600W/design.htm

 

Sapphire HD 6970

http://www.amd.com/pt-br/products/graphics/desktop/6000/6970

 

Gabinete Zalman Z11-Neo

http://www.zalman.com/eng/product/Product_View.php?Idx=935

 

Então:

 

Eu estava pretendendo instalar a GPU, Fonte e Gabinete na Asus (I5-4440) e com dois pentes de 4GB, totalizando 8GB.

Gostaria de outras opiniões em relação a essa configuração:

 

ASUS H81M-C/BR:

- Socket LGA 1150 (I5 4440)

- PCI-e x16 2.0

- Não tem USB 3.0 na placa-mãe (p/ frontal)

- 2 Slots DDR3 (Dual-Channel)

 

Gigabyte B75M-D3H

- Socket LGA 155 (I5-3330)

- PCI-e x16 3.0 (+1 PCI-e 2.0)

- Tem o USB 3.0 para frontal.

- 4 Slots DDR3 (Dual Channel)

 

 

Poderiam me ajudar a escolher a melhor setup? (Não levando em consideração Preço, já que possuo as duas.)

 

Ajuda ai galera! :v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A B75 é melhor que a H81, os Core i5 são equivalentes, porém o 4440 por ser mais novo leva uma pequena (pequena mesmo) vantagem, nada de mais, são praticamente iguais.

 

Bom, sobre sua fonte, você comprou algo grande demais que no máximo chegará a usar metade de sua potência, isso é, se colocar uma placa que usa bastante energia. Além do mais essa marca não é lá aquelas coisas. Para as VGAs de hoje, 500W é mais que suficiente, mas a maioria ainda roda com muita fonte em uma de 430W.

 

Venda uma de suas configurações (se não for usar) e compre uma placa de vídeo nova, se quiser espere até o fim de Julho que teremos novas placas.

 

Obs: HD 6970 é muito antiga, tem um consumo de energia absurdo, e no máximo tem o desempenho de uma placa de entrada atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A B75 é melhor que a H81, os Core i5 são equivalentes, porém o 4440 por ser mais novo leva uma pequena (pequena mesmo) vantagem, nada de mais, são praticamente iguais.

 

Bom, sobre sua fonte, você comprou algo grande demais que no máximo chegará a usar metade de sua potência, isso é, se colocar uma placa que usa bastante energia. Além do mais essa marca não é lá aquelas coisas. Para as VGAs de hoje, 500W é mais que suficiente, mas a maioria ainda roda com muita fonte em uma de 430W.

 

Venda uma de suas configurações (se não for usar) e compre uma placa de vídeo nova, se quiser espere até o fim de Julho que teremos novas placas.

 

Rapaz,

 

As fontes da Thermaltake são otimas, só perdem pra Corsair na minha opinião ~~

 

E quanto a quantidade (600w), eu consultei o Outervision e várias opiniões de usuários da HD6970, e ela bebe energia igual pinguço, o próprio Outervision recomenda uma de 550 pra suporta-la, então me preveni e comprei uma de 600 já.

(Sim, eu sei que a R9 270X precisa de uma de 500w, realmente essa 6970 é especial kkkk)

 

Então seria melhor usar a Asus e manter o i5 4440 e 8GB DDR3 e me desfazer da Gigabyte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Synnyster Bom, se perde para Corsair então pode para Seasonic e XFX, que são superiores à Corsair, mas deixemos esse assunto de lado, não tem mais o que ser feito.

 

O que é recomendado e o que realmente é necessário são coisas completamente diferentes. De acordo com os testes do Anadtech, um PC baseado em Core i7 extreme (com OC), e uma HD 6970, consome no máximo 314W: 

http://www.anandtech.com/bench/product/1061

Existem placas que recomendam fonte de 500W, mas o sistema inteiro mal usa 200w.

 

É, pode manter o i5 4440 e o outro pode vender. Se quiser uma dica, fique de olho na futura RX 480, ótimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando:

 

Placas mães: A gigabyte b75 é superior a asus h81 em componentes de hardware e pelo fato de (embora socket mais antigo) ser um chipset intermediário em comparação a um chipset de entrada. Outra questão é que a gigabyte aguenta melhor as intempéries do tempo, em especial a umidade.

 

Processadores: i5 3330 tem mais força bruta que o i5 4440, porém perde em conversão de vídeo. São ótimos processadores os dois.

 

Fonte: Ótima escolha, embora a thermaltake não seja muito confiável. Mas a placa de video hd6970 consome mais energia (se não me engano, ela tem um conector de 06 pinos e outro de 08 pinos) se comparada a r9 270 (a comum, a x tem 2) (mesmo desempenho e um conector de 06 pinos)

 

Concluindo: Cabe a você decidir qual a melhor configuração. Se fosse eu, ou ficaria com as duas ou então venderia ambas as placas mães, o processador i5 3330 e as memórias 1333mhz e então compraria uma placa-mãe melhor para o seu i5 4440, como uma z97m-plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LetalWeapon Z97 é apenas para processador "K", são muito caras para processadores comuns. O mais certo seria uma H97, apesar de não haver nenhum motivo para ele trocar a placa-mãe desde que ela não esteja prejudicando em nada o seu sistema.

 

O Core i5 4440 é equivalente ao 3470 que é mais forte que o 3330, mas essas diferenças são irrelevantes. O desempenho total do processador é praticamente o mesmo, mas o i5 4440 ganha dos dois em desempenho single-thread pela arquitetura ser mais recente, ter novas instruções e ser mais otimizado. Então, tecnicamente falando, ele tem mais "força bruta" do que o 3330.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpa... mas ele não tem mais força bruta em comparação aos i5 de terceira geração. Perde de todos...

 

Fonte: Eu tenho um e ja tive varios i5, inclusive o citado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LetalWeapon Certo. Não sei que tipo de coisa você fazia, mas é quase impossível ver diferença entre esses processadores sem um benchmark (de preferência sintético no modo single-thread), pois a diferença é tão pequena que só assim mesmo. Andei dando uma olhada no GeekBench, o 3330 chega a ser 20% inferior ao 4440, mas aí acho que já é exagero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@LetalWeapon Certo. Não sei que tipo de coisa você fazia, mas é quase impossível ver diferença entre esses processadores sem um benchmark (de preferência sintético no modo single-thread), pois a diferença é tão pequena que só assim mesmo. Andei dando uma olhada no GeekBench, o 3330 chega a ser 20% inferior ao 4440, mas aí acho que já é exagero.

Também verifiquei isso, portanto, o i5 4440 é mais negócio por ser mais atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é bem mais negócio... Concordo com vocês. E citei a z97m-plus não focando em processadores k, mas sim pelo desempenho da mesma. Em tese, como respondi em outros tópicos, não tenho conhecimento da h97. 

 

O i5 4440 eu tenho um, estava numa z87m-plus (o chipset mais antigo) e agora está numa h81. Em relação as placas mães citadas, ele é bem melhor num chipset de ponta, do que em chipsets básicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li sobre a RX 480, mas alguém sabe dizer o quao superior ela seria da HD6970 ?

 

Mantendo o I5 4440, eu teria que trocar a Placa-mãe futuramente para me permitir um crossfire de duas RX 480 ? (Se o preço for o estimado em 700 reais, acho que é possivel)

Também seria viável a substituição das duas Corsair 1600 4GB DDR3 por duas HyperX de 8GB 1600 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha que com os 8 GB DDR3 atual que tenho dá pra manter por uns dois anos ? acredito que já no próximo CoD, vou precisar de mais, visto que o ultimo já pede 8GB de RAM ._.

 

Então, resumindo:

 

Manter o I5 4440 na Asus H81M-C/BR, ficar com os dois pentes da Corsair de 4GB, com a HD6970, a fonte TT Smart 600w e o gabinete da Zalman, e comprar futuramente a RX 480 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Synnyster Sim, se precisar de mais é só adicionar, não precisará mudar nada, é meio improvável que realmente seja necessário mais do que 8Gb no próximo ano, vários jogos ainda nem chegam perto disso. E nem saíram os requisitos do próximo CoD pelo que eu sei, o pessoal gosta de inventar requisitos, e na maioria das vezes os requisitos, mesmo os oficiais, são exagerados, forçando as pessoas a fazerem upgrade sem necessidade. Os requisitos mais próximos da realidade que eu vi até agora são os do GTA V, os dos jogos da EA são sempre acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu digo, aos já lançados, por exemplo o CoD Ghosts o qual gosto muito, já não é tão novo (Tem dois mais novos que ele) e já pede bastante RAM:

Requisitos mínimos

SO: Windows 7 64-Bit / Windows 8 64-Bit

CPU: Intel Core 2 Duo E8200 2.66 GHZ / AMD Phenom X3 8750 2.4 GHZ ou melhor

RAM: 6 GB RAM

HDD: 50 GB

Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 550 Ti / ATI Radeon HD 5870 ou melhor

Som: compatível com DirectX

DirectX: 11

Ligação à Internet para ativação e conectividade no multijogador

 

Que eu conheça, somente o CoD pede bastante RAM, e realmente usa o que pede, por isso usei ele de exemplo ^^

 

Obs.: Call of Duty é da Activision, não da EA ._.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Synnyster Não disse que CoD era da EA, só dei exemplo da EA que colocou, por exemplo, GTX 660 nos reqs mínimos do Star Wars, mas té GTX 650 roda. Mas que eu saiba os CoD não tem lá uma otimização tão boa assim, falta de otimização faz os jogos usarem mais hardware do que deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, então só preciso atualizar a Placa de vídeo ? (Comprei essa HD 6970 de um amigo há uns dois meses, tinha uma GT 630, tava meio ruim o financeiro kk)

 

A RX 480 custaria em torno de 1k, ela seria o exemplo a se escolher? ou tem outras opções na mesma faixa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!