Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Biazetto

Inversor de frequência cfw-10

Recommended Posts

Boa noite senhores do Clube do Hardware, meu sogro esta  construindo uma maquina flexográfica e ele comprou um inversor de frequência da weg CFW-10 e estou tendo um pouco de dificuldade para decifrar o manual pois não sou técnico e tem muitos termos que não entendo.
Vi no manual que tem um universo de parâmetros e uma infinidade de possibilidade para fazer esse inversor funcionar. eu já aprendi como ligar e fazer o motor girar acompanhando dois videos que vi no youtube mas ainda não consegui fazer o que eu preciso.

Já aprendi com colocar botão de acionamento remoto, botão de emergência e decidi não colocar potenciômetro pois a freqüência vai ser a mesma em todos os acionamentos.

Eu gostaria da sua ajuda para achar um parâmetro que eu possa determinar o tempo de funcionamento do motor e parar, pois o cilindro da maquina flexográfica tem que dar uma volta e parar e como o motor esta ligado a um redutor eu imagino que em tempo seja mais fácil de controlar essa volta do cilindro. será que vocês podem me ajudar?

Aguardo a ajuda de vocês. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Posta uma foto bem nítida da etiqueta do motor e , se possível, do tal cilindro e/ou do acoplamento do motor com a máquina, por favor. Tempo não é um bom parâmetro para precisão deste tipo de movimento. Vou sugerir um fim de curso qualquer. A imagem do equipamento vai ajudar a selecioná-lo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tire uma foto mais ampla dos cilindros e determine qual cilindro servirá de guia para o parâmetro de volta completa. Abaixo seguem perguntas para configuração do inversor e como controlar o motor:

1) Indique qual é a velocidade de atuação dos cilindros;

2) Qual é o processo?

3) Quanto tempo dura?

4) Quanto tempo de motor parado?

5) Quanto tempo funcionando?

6) O acionamento será manual?

7) Qual o nível de controle do processo (automação)?

8) Poste uma foto da etiqueta do inversor ou escreva EXATAMENTE o modelo da etiqueta. (muito importante)

Enquanto isso, vai familiarizando-se com manual. As informações da etiqueta serão inseridas nas configurações do inversor.

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-cfw10-manual-do-usuario-0899.5860-2.xx-manual-portugues-br.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

respondendo as perguntas

Apenas esclarecendo, estou contruindo a maquina e algumas dessas perguntas nao tenho resposta

1) Indique qual é a velocidade de atuação dos cilindros;

nao sei a velocidade ao certo, mas imagino umas 30 voltas por minuto isso se trabalhar sem interrupção pois as placas de papelao serão alimentadas manualmente

2) Qual é o processo?

o processo é de uma impressora flexografica onde no cilindro superior ficara o cliche com a arte e o rolo de baixo sera o apoio do papelao para a impressão

3) Quanto tempo dura?

o processo dura uma revolução do rolo

4) Quanto tempo de motor parado?

o tempo de posicionar uma outra chapa de papelao no ponto para alimentar a maquina

5) Quanto tempo funcionando?

o dia inteiro

6) O acionamento será manual?

sim

ou por botão na mao ou algum tipo de pedal

7) Qual o nível de controle do processo (automação)?

apenas os rolos rodando, a alimentação sera manual 

8) Poste uma foto da etiqueta do inversor ou escreva EXATAMENTE o modelo da etiqueta. (muito importante)

segue as informações da etiqueta pois nao estou conseguindo postar fotos:

Mod: CFW100040S024PSZ                       MAT:10413799  V2.05

OP: 1106516708                      SERIAL#: 1031028778         03M

REDE/LINE: 200-240V AC 1~8,8A         560-60Hz

SAIDA/OUTPUT:   0...REDE/LINE        3~4A        0-300Hz

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

CFW100040S2024PSZ

Entrada monofásica 220 V;
Saída trifásica 220V 4,0 A;

DSJ entrada:
1 X 16 A (Monofásico);
Bitola do cabo de alimentação: Cabo flex 2,5 mm²;
Bitola do cabo de aterramento: Cabo flex 2,5 mm² (É OBRIGATÓRIO ATERRAR);
Bitola do cabo de potência:    Cabo flex 2,5 mm²;
Entre saída de potência e o motor, não use menos de 2,0 m de cabo;
O aterramento tem que ter resistência menor que 10 ohms. Não compartilhe o aterramento com outros equipamentos (Obrigatório);
Aterrar a carcaçã do inversor e do motor (Obrigatório);

PROGRAMANDO O INVERSOR:
P121 = 60 Hz
P221 = 0
P222 = 0
P229 = 1
P230 = 1
P263 = 13
P264 = 14
P265 = 6
P266 = 0

ESQUEMA DE LIGAÇÃO NOS BORNES:
Contato NF no borne 1
Contato NA no borne 2
Contato comum no borne 5

Referencia de pedaleira: PD3S - Pedal de Segurança de 3 Estágios

A sugestão é Weg, mas pode ser de outra marca, desde que tenha capa de proteção para evitar acionamento involuntário e precisa ter os contatos NA, NF e comum.

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Controls/Linha-Safety/Kit-para-Automacao

Outra sugestão:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702117283-pedal-para-prensa-interruptor-acionamento-steck-com-capa-_JM
NOTA: Use um cabo PP 3 X 1,5 mm² para ligar a pedaleira aos bornes.

Pronto! Seja feliz com seu projeto. Não esquece de ter segurança na operação. Com alimentação manual do processo, as chances de enfiar a mão nos cilindros é alta. Cuidado.
LEIA O MANUAL. Ele tem tudo o que precisa saber para instalar e usar com segurança.

pd3s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais