Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd trabalhando sempre a 100%.


ASR2099

Posts recomendados

O HD do meu note está trabalhando a 100%, mesmo sem fazer tarefa alguma, o que torna o equipamento extremamente lento. Ele não pára de ler. Já desfragmentei, usei anti vírus, anti adware, anti malware, anti spyware e não adianta, fiz limpeza no disco, arquivos temporários, registro e o problema continua. O HD é um Samsung ST1000LM024 HN-M101MBB. Ficarei grato por qualquer luz sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ASR2099,

 

Qual OS você está usando? Ele está com 100% da capacidade ou 100% de utilização do IO?

 

Presumindo que você está usando Windows e o HD está sendo muito otilizado (IO)...

 

Isso esta me parecendo um problema de software e não do hardware. Como sugeriu o xmauro, pode ser que algum programa esteja sobrecarregando seu HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca peguei um caso como esse, mas já vi relatos de que no Windows 8.x e no 10 em alguns casos tem "over work" dos drives. Isso pode ocorrer por muito motivos. Dito isso vamos a algumas possibilidades...

 

Uma das causas pode ser algum malware, mas como você já fez a de praste nesse sentido. Já tentou desabilitar o Windows Search?

 

net.exe stop “Windows search”

 

Tendo feito isso e não resultado em nada, tente

 

perfmon.exe /res

ou

via https://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/processexplorer

 

E veja se aparece algum processo abusando do uso do disco.

 

Se não resultar em nada investige os logs de disco e de eventos de erro do windows.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

@ASR2099

 

Essa alta utilização do HD talvez esteja relacionada ao item C5 da sua imagem ( em amarelo ).

 

É que o firmware do HD talvez esteja testando e retestando os setores pendentes que estão com dificuldade de leitura e gravação ( fica ocupado com esse procedimento ).

 

Existem alguns programas gratuitos que podem tentar rsolver esses setores pendentes. Eles podem ser encontrados no Hiren's Boot CD como ferramentas em DOS.

 

Dois deles são o HDAT2 e o MHDD que podem escanear com a função remap ativada realocando esses setores pendentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ASR2099

 

Não tenho certeza porque esse é um tipo de problema que vem ocorrendo recentemente com quem usa o Windows 10 que mostra o uso do HD no gerenciador de tarefas. Nos sistemas anteriores o uso do disco não aparecia no gerenciador de tarefas.

 

É bem possível que consiga resolver isso com esses programinhas gratuitos do Hiren's. A tendência é que, com o tempo de uso do disco, o firmware consiga realocar esses setores acabando com o uso excessivo do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ASR2099

 

Sim, é a partir do boot.

 

Eles estão disponíveis separadamente na internet mas no Hiren's estão juntos no CD com outras ferramentas e utilitários.

 

Faz um escaneamento na aba "error scan " para vermos em que região do disco estão localizados esses setores ruins e coloca aqui a imagem do resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No HD Tune mostrou alguns setores em vermelho, porém rodei o Hirens e não apresentou nenhum setor defeituoso. E agora? Em qual confiar? Eu vejo que depois da formatação (eu faço completa pelo Hard Disk Low Level Format Tool) o note fica umas duas semanas trabalhando bem, depois disso, fica com uma lentidão inutilizável. Estou desanimado. Como pode ficar com uma máquina desse jeito talvez por causa de software?! Já instalei o W10 e o W8.1 diversas vezes, não queria voltar para o 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ASR2099

 

Teu HD deve estar se deteriorando mas talvez cesse.

 

Usou o HDAT2 ou o MHDD do Hiren's ?

 

Com o MHDD você pode avaliar o estado da superfície magnética do disco e visualizar se existem blocos com mais de 500 ms de delay. Se existirem é sinal de que podem vir a se tornar bad blocks futuramente. Com esse programinha consegue remapear esses blocos usando o comando " make bad " para evitar que volte a ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sim, fiz um que um leigo faria, botei o programa para rodar, mostrou setores com "errors", muitos deles, durou cerca de 5 horas a varredura, mas não sei se o programa conserta automaticamente estes erros depois de concluído ou se tenho que dar algum comando. Interessante que o HTAT2 ficou legenda azul do início ao fim, não mostrando setores ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...