Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fellype do Nascimento

RESOLVIDO Pc não detecta resolução máxima de monitores

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou tendo um problema com a resolução de monitores no meu computador.

O caso é o seguinte:

Tenho dois monitores em casa. Ambos suportam full hd (1920x1080). De um tempo pra cá, meu computador passou a não detectar mais a resolução máxima. Ele detecta apenas 1024x768.

- Não é um problema com os monitores, uma vez que outros aparelhos (dvd, receptor de tv a cabo) conseguem entrar em full hd.

- Não é um problema com o sistema operacional: já tentei Windows e Linux. Em ambos SO ocorre o mesmo problema.

- não é um problema com o vídeo da placa-mãe, pois já troquei ela e o problema persiste.

Também já tentei plugar uma placa de vídeo Nvidia (pci-express), mas, neste caso, ocorrem uns problemas estranhos com o vídeo: ou dá um pau em que a tela fica cheia de riscos, ou entra 1024x768 no meio da tela, com as bordas (completando os 1920x1080) pretas. Detalhe: esta placa de vídeo funcionava normalmente até algum tempo atrás.

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

Será que pode ser algum problema com o processador ou com as memórias (as únicas coisas que não troquei na placa-mãe)?

Desde já, agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/25/2016 às 19:18, VictorPrates disse:

O driver de vídeo está corretamente instalado?

Sim, o driver de vídeo está corretamente instalado. Tudo funcionava normalmente até um tempo atrás. Não houve nenhuma atualização que mexesse com o driver de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só que interessante: ao fazer um upgrade da BIOS o vídeo entrou em 1920x1080 de primeira, e continuou assim por alguns reboots. Porém, após alguns reboots, o vídeo voltou a entrar em 1024x768 apenas. Aí eu restaurei o padrão de fábrica da BIOS, e, novamente, entrou 1920x1080, mas apenas por um ou dois reboots. E depois só entrava 1024x768, mesmo restaurando o padrão de fábrica da BIOS.

Por sorte, depois do upgrade da BIOS eu resolvi espetar minha placa de vídeo Nvidia (pci-express) de novo e o vídeo entrou em 1920x1080, mas apenas quando uso a saída HDMI. Se uso a saída VGA, o problema persiste.

Vai entender...

De qualquer forma fica a dica: por motivos desconhecidos, atualizar a BIOS pode ajudar a resolver este tipo de problema. Digo "por motivos desconhecidos" porque tudo funcionava normalmente com a BIOS original e, do nada, parou de funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais