Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Eta

Você tem mei e pagou alvará em 2015? peça seu dinheiro de volta!

Recommended Posts

Moderação eu não sei se aqui é o lugar certo desse post. 

Bom, eu acredito que muitos aqui tenham uma MEI (Micro Empresa Individual). É sabido que ao abrir uma MEI você é isento do alvará de funcionamento no primeiro ano de funcionamento. Entretanto, nos anos seguintes você paga. E a taxa é meio ardida: eu paguei quase 350 reais de alvará mesmo alegando que trabalho em casa, usando computador e internet. Em 2015 eu paguei o alvará e esse ano descobri que poderia pedir a restituição do que eu paguei em 2015 devido a uma lei federal que isenta MEI desse imposto (confira em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp147.htm#art1).

Procure: "§ 3o  Ressalvado o disposto nesta Lei Complementar, ficam reduzidos a 0 (zero) todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao Microempreendedor Individual, incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas."

Como proceder para ter seu dinheiro de volta? Primeiro você deve ter o comprovante do pagamento do alvará. Se você pagou pelo internet banking, entre lá e pegue os extrato dos pagamentos. Caso você tenha os comprovantes com você tire uma cópia deles. Se você não tiver os comprovantes guardados e não puder comprovar que pagou, você rodou. De posse dos comprovantes ou o comprovante no caso do pagamento a vista, vá a prefeitura de sua cidade e procure o setor do alvará. Diga que você quer a restituição do pagamento de alvará da sua MEI de 2015. É bom ter os dados de sua MEI em mãos (CNPJ e etc). Caso tenha esquecido os dados, pegue eles em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ccmei. A prefeitura te dará um formulário semelhante ao que está em anexo nesse tópico. É só preencher, anexar os comprovantes e perguntar aonde você pode protocolar o pedido. 

Atenção: se você pagou o alvará esse ano (2016) você deve pedir a restituição também. Na verdade, a prefeitura não poderia nem ter tido emitido o boleto de pagamento devido a lei mas vai saber...

formulario alvara.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais