Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe Celi Ritter

Cópia/clone de token para assinatura digital

Recommended Posts

Prezados

 

Aqui no escritório somos diversos profissionais que utilizam o nome de apenas um sócio para assinatura dos documentos eletrônicos, como forma de centralização e controle.

 

O primeiro serviço de emissão e certificação da assinatura digital já está feito e pago, autorizado pela prazo de 3 anos. Porém precisamos de mais tokens a fim de atender à demanda do escritório, pois, como dito, são diversos profissionais.

 

Ocorre que há grande custo envolvido na aquisição de diversos Tokens para Assinatura Digital, sendo ***** e desarrazoado exigir que haja expedição de diversos Tokens idênticos.

 

Haveria uma forma de copiar ou clonar este Token inicial, com a Assinatura Digital, para outros Pen-Drives, mantendo as características do inicial quanto sua senha, prazo de validade, etc?

 

Já encontrei uma forma de copiar e gravar Imagens de Pen-Drives, conforme o link http://www.tecmundo.com.br/pendrive/54921-criar-imagem-pendrive-clona-lo.htm .

 

Será, no entanto, que funcionaria neste caso específico de Token Criptografado?

 

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem.

 

A chave de criptografia é inerente ao chip. Mesmo que emule-se o dispositivo, o token não funcionará, porque a soma dele será diferente.

 

em tempo: Token NÃO É pendrive. São coisas bem diferentes. O token está mais para um chip de celular que um pendrive

 

Ainda: A licença de uso do token é por dispositivo. Você alterando quaisquer forma disto incidirá em pirataria.

 

O Token não é um dispositivo de entrada/saída de dados. Ele é, na verdade, um "conferidor" de autenticidade. O documento "pergunta ao token" qual o certificado digital dele, não vai ler dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso ainda esteja com este problema. A solução seria a aquisição de um Certificado do tipo A1 pois este tipo de certificado permite que você realize a importação de um aquivo do tipo .PFX que se trata do par de chaves criptográficas e pode ser instalado em mais de um computador para que cada colaborador que assina pelo sócio possa utilizar o mesmo certificado. Lembrando que um Certificado digital é a mesma coisa que um documento de identificação, portanto se o dono dele o compartilha ele é o responsável por qualquer assinatura que seja realizada em seu nome.

 

Atenciosamente,

Leonardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×