Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
tom crazy

Placa-mãe vs company vs-mcp61m demorando a dar boot.

Recommended Posts

Fiquei em dúvida se postava aqui ou no fórum de eletrônica, se estiver errado peço por gentileza ao moderador que mova para o local correto.

Tenho um PC com placa-mãe VS-MCP61M da VS Company ( que descobri na verdade que esta placa é uma ECS ) que ultimamente tem demorado para startar digamos assim. Ligo o micro, os leds acendem porém nada acontece, sem sinal de video. Se eu deixar o micro ligado, passa um tempo e aparece a tela de inicial da VS, após isso começa a ficar piscando um traço no canto esquerdo superior da tela por mais algum tempo, se deixo o micro ligado demora mais um tempinho e ele consegue passar da tela do traço piscando e inicia normalmente.

Bem, os testes que fiz foram:

Ligar sem o pente de memória, a placa detecta que falta a memória e fica bipando o buzzer.

Testar com outra fonte sabiamente boa, sem resultados.

Testar com outro pente de memória, sabiamente bom e que está em uso em outro PC normalmente, sem resultados também.

Desmontei o pc completamente, limpei o pouco de poeira que tinha, limpei memória, troquei pasta térmica do processador porém de nada mudou.

Como o micro estava travando na tela inicial, fiz um clear CMOS nele para resetar os dados da Bios e nada também.

Por fim, para testar liguei somente a placa-mãe com processador e memória sem HD e drive de DVD para ver se era algum deles interferindo, porém da mesma forma a placa demora a iniciar.

Todos os testes apontam para um problema da placa-mãe, a princípio pensei em capacitores, porém dei uma geral pela placa e pelo menos no olhometro não localizei nenhum estufado ou com marcas de vazamento.

Trabalho com eletrônica no reparo de equipamentos de segurança eletronica (alarmes, eletrificadores, interfones e etc), porém placa-mãe nunca tentei fazer o reparo. Gostaria de saber se de repente alguem aqui tem noção ou algum conhecimento pra me dar alguma dica ou sei lá, pontos de tensão, pulso ou algo do tipo que preciso verificar na placa. De adianto cheguei a verificar as tensões da fonte com ela conectada a placa-mãe, verifiquei as linhas de 12v/5v/3,3v e etc e tudo dando ok também. 

Desde já, fico agradecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×