Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cache L2 Igual A 0kb


Hideki

Posts recomendados

Olá. Sou novo aqui...

Ao executar o AIDA 32, não foi encontrada a memória cache L2 do processador que é um "Pentium 3 800E"... Quais poderiam ter sido as causas da "queima" da L2 no processador?

E uma outra observação... O clock externo desse modelo é de 100 Mhz, mas o multiplicador, mesmo configurado em 8x na BIOS, é sempre 6x ou menos. :blink: Para atingir o clock 800Mhz teria que trabalhar a 133 externamente com o multiplicador 6x... mas aí já seria um overclock...(Motherboard PCChips M755LMR)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki@31 jul 2004, 01:20

No caso, eu acho q a freqüência externa é 100 mesmo, pois apenas os processadores designados por "B" dessa linha são os 133... e o Modelo é PIII 800"E"... q , se não me engano diz q o cache é interno. Mas a bendita L2 tá zerada...

Valeu.

eu tenho um pentium III 800mhz sem nenhum ''E'' do lado e ta rodando a 133mhz.. eu acho q é a sua placa q não chega aos 133mhz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt+31 jul 2004, 01:23-->
Hideki@31 jul 2004, 01:20

No caso, eu acho q a freqüência externa é 100 mesmo, pois apenas os processadores designados por "B" dessa linha são os 133... e o Modelo é PIII 800"E"... q , se não me engano diz q o cache é interno. Mas a bendita L2 tá zerada...

Valeu.

eu tenho um pentium III 800mhz sem nenhum ''E'' do lado e ta rodando a 133mhz.. eu acho q é a sua placa q não chega aos 133mhz..

Chega sim... mas me preocupo em não colocar 133 se nominalmente é 100...

https://www.clubedohardware.com.br/d300102.html

Se bem q nessa lista nem tem o 800E só o 800EB e 800... :blink:

Vou alterar p/ 133, mas mesmo assim a cache continua zero... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki+31 jul 2004, 02:11-->
Postado Originalmente por readme.txt@31 jul 2004, 01:23

Hideki@31 jul 2004, 01:20

No caso, eu acho q a freqüência externa é 100 mesmo, pois apenas os processadores designados por "B" dessa linha são os 133... e o Modelo é PIII 800"E"... q , se não me engano diz q o cache é interno. Mas a bendita L2 tá zerada...

Valeu.

eu tenho um pentium III 800mhz sem nenhum ''E'' do lado e ta rodando a 133mhz.. eu acho q é a sua placa q não chega aos 133mhz..

Chega sim... mas me preocupo em não colocar 133 se nominalmente é 100...

https://www.clubedohardware.com.br/d300102.html

Se bem q nessa lista nem tem o 800E só o 800EB e 800... :blink:

Vou alterar p/ 133, mas mesmo assim a cache continua zero... :muro:

amigo, me passa o programa q você ta usando para eu ver o que acontece aqui no meu, visto q agente tem o mesmo processador, porém com mobes diferentes. a minha é uma asus CUV4X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@31 jul 2004, 02:17

amigo, me passa o programa q você ta usando para eu ver o que acontece aqui no meu, visto q agente tem o mesmo processador, porém com mobes diferentes. a minha é uma asus CUV4X

ftp://ftp.freenet.de/pub/.disk0/filepilot...ida32ee_393.exe

Na verdade não foi somente nesse prog. Qualquer outros q rodo, indica zero KB, ou seja, acho q comprova-se q estou sem cache L2 mesmo... só gostaria de saber quais poderiam ser as causas para q isso possa ser evitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki+31 jul 2004, 03:02-->
readme.txt@31 jul 2004, 02:17

amigo, me passa o programa q você ta usando para eu ver o que acontece aqui no meu, visto q agente tem o mesmo processador, porém com mobes diferentes. a minha é uma asus CUV4X

ftp://ftp.freenet.de/pub/.disk0/filepilot...ida32ee_393.exe

Na verdade não foi somente nesse prog. Qualquer outros q rodo, indica zero KB, ou seja, acho q comprova-se q estou sem cache L2 mesmo... só gostaria de saber quais poderiam ser as causas para q isso possa ser evitado.

beleza, vou rodar aqui. espera mais uns 10 minutos q eu posto o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@31 jul 2004, 03:13

o meu apareceu 32k de cache 1.... veio não sei não.... acho q não deve ter queimado porque, se tivesse queimado nem ligaria o pc né?

agora tenta apelar pras atualizacoes, tenta atualizar a bios. se não der em nada, tente rodar esse seu processador em outro pc

e L2? quanto apareceu no seu?

de L1 no meu aparece somente 16kb...

Sem a cache L2 o que aconteceria é uma perda grande de desempenho, pois tendo q acessar a memoria a toda hora, ele vai funcioinar com um clock real proximo ao da memória - q é PC133... já q não consegue gravar instruções de acesso rápido.

Me corrijam se eu estiver errado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki+31 jul 2004, 03:32-->
readme.txt@31 jul 2004, 03:13

o meu apareceu 32k de cache 1.... veio não sei não.... acho q não deve ter queimado porque, se tivesse queimado nem ligaria o pc né?

agora tenta apelar pras atualizacoes, tenta atualizar a bios. se não der em nada, tente rodar esse seu processador em outro pc

e L2? quanto apareceu no seu?

de L1 no meu aparece somente 16kb...

Sem a cache L2 o que aconteceria é uma perda grande de desempenho, pois tendo q acessar a memoria a toda hora, ele vai funcioinar com um clock real proximo ao da memória - q é PC133... já q não consegue gravar instruções de acesso rápido.

Me corrijam se eu estiver errado....

L2 - 256KB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: essa eu não entendi meu k6-2 tem 64kb de cache l1 e cache l2 na placa-mãe de 512kb. acho que esses programs que não conseguem identificar bem, tenta usar o cpuID ou o cpuz e ve no que dá. :devil:

edit: procurei no site da intel e encontrei esse program do link abaixo, vejam se ele mostra também inf sobre o cache, não testei porque nãotenho nenhum intel. :joia:

INTEL CPU ID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@31 jul 2004, 08:34

:aranha: essa eu não entendi meu k6-2 tem 64kb de cache l1 e cache l2 na placa-mãe de 512kb. acho que esses programs que não conseguem identificar bem, tenta usar o cpuID ou o cpuz e ve no que dá.   :devil:

edit: procurei no site da intel e encontrei esse program do link abaixo, vejam se ele mostra também inf sobre o cache, não testei porque nãotenho nenhum intel. :joia:

INTEL CPU ID

Obrigado...

Executei o programa e os resultados completos foram:

Intel® Processor Frequency ID Utility

Version: 7.1.20040716

Time Stamp: 2004/07/31 14:39:32

Number of processors in system: 1

Current processor: #1

Processor Name: Intel® Pentium® III Processor

Type: 0

Family: 6

Model: 8

Stepping: 6

Revision: 8

L1 Instruction Cache: 16 KB

L1 Data Cache: 16 KB

L2 Cache: None :wacko:

Packaging: FC-PGA

MMX: Yes

SIMD: Yes

SIMD2: No

SIMD3: No

NetBurst Microarchitecture: No

Expected Processor Frequency: 800 MHz

Reported Processor Frequency: 800 MHz

Expected System Bus Frequency: 133 MHz

Reported System Bus Frequency: 133 MHz

Realmente ele deve rodar em 133, mas quanto a cache o resultado foi o mesmo... :bored:

Obrigado a todos.

Abraços. :joia:

Edit: readme.txt essa é a quantidade correta de L2 para o P3 e q deveria indicar no meu também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@31 jul 2004, 12:10

:aranha: então como costumo dizer "finish bonus", seu processador não tem mesmo cache secundário, sómais umacoisa, veja se não está desabilitado na sua bios essa opção. :devil:

Sim, está habilitada.

Se não estivesse acho q nem a L1 apareceria... :huh:

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, todo P3 tem cache L2. A fabrica não venderia com ele desativado.

Ou a sua placa-mãe está com problema ou está configurado errado na BIOS. Olhem com cuidado (L2 Cache ou External Cache, tem que ficar em Enabled).

Qualquer coisa tente atualizar a BIOS e testar o micro com outra placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki@29 jul 2004, 13:32

Olá. Sou novo aqui...

Ao executar o AIDA 32, não foi encontrada a memória cache L2 do processador que é um "Pentium 3 800E"... Quais poderiam ter sido as causas da "queima" da L2 no processador?

E uma outra observação... O clock externo desse modelo é de 100 Mhz, mas o multiplicador, mesmo configurado em 8x na BIOS, é sempre 6x ou menos.  :blink:  Para atingir o clock 800Mhz teria que trabalhar a 133 externamente com o multiplicador 6x... mas aí já seria um overclock...(Motherboard PCChips M755LMR)

manu esse baguia ai de cache l2 so tem para alguns processadores não são para todos ainda mais c fo intel ai ###### tudo

e esse baguio é normal do p3 eu também tinha um pIII 1.1 que constava na BIOS 100 x 100 que é igual a 1.000 so que na BIOS aparecia 1.100 nada a v esse ##### de intel louca

falou aê espero te ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hideki@01 ago 2004, 01:45

Atualizei a bios, e p/ minha surpresa... resolveu o caso! :)

Finalmente os 256 kb apareceram, e o desempenho do processador também aumentou sensívelmente. :palmas:

Muito obrigado a todos!!!  :D

Abraços.

aeeeeeeeee atualizacoes fazem milagres!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando esse topico, é verdade q alguns pentium mmx possuem cache L2 de 512kb  ?

não os pentium mmx posuem 32k de cache L1 e o cache L2 era instalado na placa mãe, só a partir do slot1 e´que os processadores passaram a ter o cache L2 no cartucho passndo depois a ser incluso no núcleo. esse valor de cache L2 varia de placa-mãe para placa-mãe de pentium, tem algumas com 256k, outras com 1MB mas o comum é ser de 512KB mesmo. espero ter ajudado. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!